BEM-ESTAR LADO B EM DIA COM RH GERAIS GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? POR DENTRO DA PUC MEMÓRIA VIVA POR DENTRO DA PUC

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Na trilha de São João

Já é tradição nas unidades da PUC Minas que a chegada do friozinho venha acompanhada de caldos, canjicas e muita animação. Os meses de junho e julho são sinônimos de festa junina. Além de muita comida gostosa e quadrilha, a realização das festas é uma oportunidade de interação entre as pessoas. “Na Unidade São Gabriel, reunimos uma comissão composta por um representante de cada setor. Isso é muito bom. Quando fazemos juntos, dividimos o trabalho e o resultado é infinitamente melhor”, afirma a funcionária do Apoio à  Diretoria Acadêmica da PUC Minas São Gabriel, Lucilene Assis. “A interação entre todos é excelente, porque fazemos em equipe. É gratificante vermos a festa tomar forma. Fazer parte da criação é muito bom”, completa. A programação na Unidade São Gabriel inclui comidas típicas, apresentações culturais, oficina de forró e quadrilha.

Em Contagem a festa é organizada de forma colaborativa, desde a preparação das comidas até a confecção das decorações. Uma comissão formada por um funcionário de cada setor se reúne periodicamente para planejar as tarefas e dividir as responsabilidades. Luciana Novaes, gestora do setor de Recursos Humanos e membro do Comitê de Comunicação Interna, é uma das principais envolvidas no planejamento e destaca a cooperação e a quebra de rotina como aspectos positivos da organização. “Nessa época o ambiente se transforma e as pessoas se envolvem, sendo o dia da festa junina o ápice da comemoração, com a participação de todos. Esse movimento vai ao encontro da proposta do Comitê, que é pensar ações que permitam maior interação entre o público interno e reforcem a sensação de pertencimento”, conta. Além de comidas típicas, a festa terá também uma quadrilha improvisada, feita sem ensaio, por quem animar dançar. O responsável pela condução é o funcionário da Biblioteca Paulo Lopes, que atua como marcador de quadrilhas no período junino e trouxe para o Campus essa ideia. “O objetivo principal é a integração de todos. É uma dança improvisada, que não precisa de ensaios e participa quem quiser. Por isso, eu dei o nome de Quadrilha do Vai Quem Quer", conta Paulo, que também é responsável por produzir os enfeites de mesa.

Cada unidade se adapta à própria realidade e aos espaços disponíveis. Na Praça da Liberdade a festa é somente para funcionários. Já o Campus Betim inaugura neste ano um novo formato. A festa será o evento de encerramento do semestre e acontecerá na Fazenda Experimental da PUC Minas em Esmeraldas. A gestora da Divisão Financeira da Unidade, Sandra Moreira Pinto, sempre esteve à frente da organização de encontros festivos. “Eu gosto deste clima de confraternização, e, por isso, tomei a frente da organização durante muitos anos. Os funcionários adoram, pois é um momento de descontração, de construir laços com aqueles que não temos tanto contato”, afirma.

Agenda de São João na PUC Minas

Unidade São Gabriel – Agosto, com dia e hora a serem definidos, em frente ao prédio H. Podem participar alunos, professores e funcionários.

Unidade Barreiro - 16 de junho, sábado, das 17h às 21h – alunos, professores e funcionários, na PUC Minas Barreiro.

Praça da Liberdade – 21 de junho, 6ª feira, das 13h às 17h, pátio do prédio 1.

PUC Minas Virtual - 27 de junho, 4ª feira, 12h às 14h, no Espaço de Convivência.

Campus Contagem - a Festa da Unidade foi cancelada após a confecção e circulação deste informativo.

Campus Betim – 12 de julho, 5ª feira, a partir das 8h, na Fazenda Experimental em Esmeraldas.

:: Veja mais notícias no "Gerais" ::    :: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos