PERSPECTIVAS EM DIA COM RH LADO B GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? GERAIS BEM ESTAR

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Sol, diversão e cuidado

Verão é época de praia, piscina e muita diversão ao ar livre. Mas, para aproveitar os dias quentes da estação mais ensolarada e convidativa do ano, garantindo o bem-estar, é necessário reforçar alguns cuidados básicos com a saúde. Como observa o médico de família e comunidade e professor do Curso de Medicina do Campus Contagem, professor Leonardo Savassi, o principal deles é caprichar na hidratação. “O consumo de líquido é sempre importante, em qualquer época, e varia de acordo com a idade”, lembra o professor. Segundo ele, a infância e a terceira idade são as faixas etárias que requerem mais atenção. “O idoso, geralmente, bebe menos líquido, então tende a desidratar mais. E as crianças estão em fase de crescimento rápido e de muita atividade”, explica. Para isso, ele sugere estratégias como ofertar com mais frequência ou criar horários para aumentar o consumo de líquidos. Além de água, água de coco, sucos naturais, chás e isotônicos são boas opções para manter a hidratação. “O importante mesmo é o volume de líquido ingerido durante o dia”, afirma.

Outro alerta importante é em relação à alimentação, já que o período é propício para quadro de intoxicações. Isso acontece porque as altas temperaturas implicam em uma probabilidade maior de os alimentos não terem refrigeração adequada e se tornarem impróprios para consumo, devido à proliferação de bactérias. A dica para evitar quadros infecciosos é optar sempre por alimentos frescos e de boa procedência. “Comidas pesadas e gordurosas aumentam as chances de dispepsia (má digestão) e mal-estar, então, também é recomendável optar por comidas mais leves”, orienta.

 

 

Maior órgão do corpo humano, a pele também requer atenção redobrada quando exposta às altas temperaturas. Leonardo Savassi alerta para o perigo de infecções fúngicas, como as micoses, que encontram no calor e na umidade típicos do verão as condições ideais para proliferar. Para evitá-las, não ande descalço em ambientes coletivos, como box de banho, vestiários e áreas de piscina. Já o hábito de tomar sol pode ser muito saudável, desde que se tome as precauções necessárias, como sempre fazer uso de protetor solar e evitar a exposição ao sol no intervalo das 10h às 16h. “Outra proteção extra que existe hoje são as camisas de filtro UV, que são essas que os surfistas costumavam usar. Essas camisas são interessantes, assim como o chapéu, mas isso não elimina a orientação de evitar o sol no horário de pico e de sempre usar o protetor solar”, afirma o professor, que alerta que a temporada de férias de verão também é a mais propícia a afogamentos e acidentes ocasionados por mergulho em águas rasas. “Essa é uma época em que temos que tomar um cuidado redobrado na prevenção de acidentes para evitar essas situações”, adverte.

Quem segue essas orientações à risca é Januza Correia, funcionária da Coordenação de Extensão do Campus Contagem. Anualmente, ela viaja para o litoral e para o interior do Nordeste para visitar a família e toma todos os cuidados para se proteger do calor excessivo. Em 2018, o filho de um ano e sete meses a acompanhou pela primeira vez na viagem. “Não fiquei apreensiva em levá-lo. Fui preparada com bonés e roupas de proteção UV, utilizei protetor solar, ele tomou muito líquido e comeu muita fruta. Fizemos essa viagem de carro. Tomamos todos os cuidados, ele já tinha tomado todas as vacinas do primeiro ano e não tivemos problema algum”, conta. Para quem quer curtir o verão com saúde, Januza reitera as dicas. “Protetor solar, muito líquido e atenção ao que se come. São os cuidados básicos do dia a dia, que a gente só tem que ficar mais atenta e reforçar”.

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos