PERSPECTIVAS PUC CULT EM DIA COM RH LADO B GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? POR DENTRO DA PUC GERAIS GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Divisão de Operações

Mais de 28 mil pessoas circulam por dia pelos 313 mil m2 do Campus Coração Eucarístico. Juntamente com as pessoas surgem também as demandas diárias pela prestação de serviços de qualidade. Uma parte importante destes serviços é gerenciada pelo Setor de Operações, vinculado à Pró-Reitoria de Logística Infraestrutura (Proinfra) da Universidade. “Nosso desafio é fazer o Campus funcionar em harmonia, administrando as diferentes demandas dentro do que estabelecem o Regimento Interno e as portarias da Reitoria”, explica o supervisor de Operações, Lourival Alves dos Reis, que assumiu o setor em março deste ano. Com graduação e pós-graduação na área de sistemas e funcionário da Universidade desde 2004, Lourival já atuou em diversos setores, como Gestão de Eventos e Espaço Físico, e recebeu o convite para supervisionar o setor como um novo desafio. “Estou muito feliz pela nova oportunidade e com boas expectativas, que são tão grandes quanto o desafio”, afirma.

O Setor de Operações é responsável pela gestão dos estacionamentos, dos 11 acessos de veículos e pedestres e das 2.230 vagas disponíveis para alunos, professores e funcionários. “Estimamos que circulem diariamente entre oito e 10 mil veículos”. A equipe de porteiros e vigias também está vinculada ao setor. “Buscamos sempre a gentileza no contato com as pessoas”, explica Lourival. A circulação e manutenção da frota de 31 veículos e a operacionalização das viagens de campo realizadas pelos cursos com as turmas de alunos também são executadas pelo setor. As viagens de campo e a gestão do espaço físico da Universidade são novas atribuições assumidas pelo setor recentemente.

A Divisão de Operações também é responsável pelos serviços de protocolo, distribuição de café e pães. O malote atende às unidades e campi localizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os campi de Arcos, Poços de Caldas, Serro e Uberlândia utilizam o serviço dos Correios, cuja operação também é administrada pelo setor.
 

Como parte do desafio de manter o Campus funcionando, Lourival tem atuado em algumas questões específicas, como a restrição de atividades comerciais sem autorização, estacionamento irregular e a proibição do fumo em locais proibidos. “Todas as medidas relacionadas a estas questões estão respaldadas por leis e portarias”, informa o supervisor.

O setor também mantém constante diálogo com a comunidade do entorno e com corporações como a Polícia Militar, Bombeiros e Polícia Civil em busca de soluções que atendam a todos os envolvidos. Também é realizado o controle de animais dentro do Campus.

Para atender a toda esta diversidade de serviços prestados, o setor mantém 156 colaboradores entre orientadores de estacionamento, motoristas, porteiros, vigias, encarregados, copeiras e outras funções administrativas. ‘Tenho uma equipe de colaboradores competentes, que, sem eles, seria impossível todo esse gerenciamento”, detalha Lourival. Ele também destaca que a equipe da Divisão de Operações está presente em toda a estrutura física do Campus Coração Eucarístico, que compreende 96 prédios, considerando inclusive aqueles fora dos limites do Campus, como a PUC Virtual, Museu, Emaús entre outros 24 horas por dia, sete dias por semana, durante todo o ano.

A Divisão de Operações funciona no prédio 36, das 8h às 21h.

 

Alguns números da Divisão de Operações em 2018:

  • 96 prédios, sendo 87 dentro do Campus Coração Eucarístico e outros nove fora dos limites do Campus.
  • Em 2018 foram fornecidos mais de 116 mil litros de café, utilizando quatro toneladas de pó de café e oito toneladas de açúcar. Também foram fornecidos mais de 490 mil pães.
  • O serviço de protocolo fez circular mais de 263 mil correspondências pelo malote ou pelos Correios.

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos