SAÚDE POR DENTRO DA PUC EM DIA COM RH PERSPECTIVA GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? TÚNEL DO TEMPO GERAIS GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Comunicação Assertiva

Quantas vezes você já saiu de uma reunião frustrado por não se posicionar, sabendo que poderia contribuir para o assunto? Ou, ainda, sentiu que sua fala não foi bem interpretada ou suas ideias não ficaram claras? Esses sentimentos aparecem quando a comunicação não é utilizada em todo o seu potencial e de forma objetiva. “As pessoas tendem a achar que a comunicação é algo nato, que não precisa ser aprendida. Além de ser uma ideia equivocada, o mau uso da comunicação pode contribuir negativamente, gerando atritos e sendo pouco eficaz, tanto para quem fala quanto para quem ouve”, explica o professor Márcio Barros de Azevedo, coordenador dos cursos de Aperfeiçoamento do Instituto de Educação Continuada (IEC) Como Fazer Palestras de Alto Impacto e Oratória Profissional, que trazem em suas propostas o desenvolvimento dessa habilidade.

Neste contexto, é necessário conhecer ferramentas para potencializar os discursos e garantir a eficácia da fala. Uma das formas amplamente utilizadas é a comunicação assertiva, que nada mais é do que uma competência adquirida que resulta em uma interlocução clara, dinâmica e respeitosa. Quando bem aplicada, cria um canal aberto que permite o diálogo entre as partes e maior poder de colaboração. “No âmbito empresarial, dominar esse modelo representa um diferencial para todo e qualquer funcionário, independentemente do seu cargo”, assegura Azevedo.


Foi pensando em vencer o medo de falar em público e melhorar suas habilidades comunicacionais que Lorraine Danielle Silva, Assistente Administrativo do Setor de Patrimônio, Limpeza e Conservação da PUC Minas no Campus Coração Eucarístico, inscreveu-se no Curso de Oratória Profissional. “Desde o início compreendi que é necessário absorver técnicas para promover uma comunicação convincente e mais eficaz”, afirma. Para ela, não só a vida profissional deu um salto qualitativo, mas a pessoal também. “A partir do momento em que obtive mais segurança para preparar um discurso ou improvisar uma fala tive maior domínio da minha autoconfiança e isso me levou a rever meu modelo mental, ter mais certeza das minhas posturas e falas e, consequentemente, maior segurança em mim em qualquer cenário”, finaliza.

Como começar?

Apesar de parecer simples, a comunicação assertiva exige conhecimento e treino. “Comunicar envolve o outro, então é necessário ter metas e objetivos bem claros para não cair em armadilhas”, defende o professor Márcio. Confira, abaixo, as dicas de livros para começar a entender o assunto:

- Seja Assertivo (MARTINS, Vera. Ed. Alegro): a obra apresenta uma introdução à assertividade, explicando não só sua importância, mas também como desenvolvê-la, incluindo exercícios práticos e tabelas de acompanhamento.
- Arte de se Comunicar (HANH, Thich Nhat. Ed.Vozes): neste guia preciso e prático, o leitor aprende como ouvir atentamente e expressar o seu eu mais completo e mais autêntico.

- Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais (ROSENBERG, Marshall. Ed. Ágora): manual prático e didático aplicável em centenas de situações que exigem clareza na comunicação, como fábricas, escolas, comunidades carentes e até em graves conflitos políticos.

Para aprofundar:

Conheça as ofertas de Aperfeiçoamento do IEC PUC Minas que tratam do tema:

Oratória Profissional

Como fazer palestras de alto impacto 

:: Veja mais notícias no "Gerais" ::    :: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos