POR DENTRO DA PUC PERSPECTIVA GERAIS BEM ESTAR GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? TÚNEL DO TEMPO EM DIA COM RH GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Em dia com a saúde

Início de ano é sempre igual: lista de metas renovadas, objetivos traçados e aquela promessa de começar, ou de não largar, a atividade física. Perceber a importância de se praticar exercícios físicos regularmente é senso comum. Entretanto, muitas vezes falta aquela motivação extra para não deixar o ritmo cair no decorrer do ano.

Para Geovane Barbosa da Silva, que faz parte do time de professores da Academia do Complexo Esportivo da PUC Minas, a atividade física deve ser encarada a médio e longo prazo para que a regularidade se mantenha. "Precisamos enxergar como uma mudança de vida, independentemente de qual seja a atividade escolhida e em qual intensidade, e lembrar que estamos melhorando nossa saúde, prevenindo doenças cardiovasculares, diabetes e controlando diversos fatores patológicos e fisiológicos".

É claro que controlar o peso e aumentar a musculatura também são razões importantes para se manter a atividade física em dia. “Essa ideia de que demora muito para os resultados aparecerem é um mito. O que acontece é que as pessoas esperam uma grande perda de peso, ou que o músculo cresça rapidamente, e isso não acontece”. Geovane explica que já nas primeiras semanas há uma diminuição da retenção hídrica bastante significativa, que faz o inchaço do corpo diminuir. “De uma maneira geral, mas pode existir variação de pessoa para pessoa, na segunda ou terceira semana de treino temos uma melhora na parte aeróbica e a partir do terceiro mês começam a aparecer os resultados da mudança no metabolismo – que representa a perda de peso –, e o ganho de massa muscular”, esclarece.

Outros benefícios imediatos da prática de exercícios físicos e que não são perceptíveis no espelho é a diminuição do açúcar no sangue e dos triglicérides (as principais gorduras do organismo), o fortalecimento neural, a melhora do sono e a diminuição do estresse. Geovane também lembra da importância de se cuidar da alimentação. “Não adianta ir para a academia, mas não se alimentar bem. É necessária a junção de três fatores: atividade física regular, orientação de um profissional e alimentação equilibrada. Dessa forma, os resultados alcançados serão muito mais satisfatórios”, declara.

Complexo Esportivo da PUC Minas

Inaugurado em 1977, no Campus Coração Eucarístico, o Complexo Esportivo nasceu para abrigar as aulas de Educação Física que eram obrigatórias aos alunos do ensino superior. Hoje, tem o propósito de ser um centro agregador de projetos de esporte e qualidade de vida para toda a comunidade acadêmica da PUC Minas.

“Atualmente, o Complexo oferece atividades de natação, hidroginástica, caminhada e corrida orientadas, academia, atividade funcional, algumas modalidades esportivas para adolescentes de projetos de outras instituições. Também temos grupos de pessoas que frequentam as quadras, o campo e as piscinas para atividades recreativas”, conta Geovane.

As atividades do Complexo Esportivo são abertas a todos os alunos, professores e funcionários da PUC Minas. Sua estrutura física conta com nove quadras poliesportivas, uma piscina semiolímpica aquecida e uma infantil, uma pista de atletismo oficinal, um campo de futebol, laboratórios de fisiologia do exercício e de ginástica, uma academia de musculação, salas de danças e lutas e vestiários completos.

“Reforço aqui o convite para todos os colaboradores da PUC frequentarem o Complexo Esportivo. Existem muitas atividades gratuitas e condições interessantes para funcionários. É um espaço muito rico e que precisa ser aproveitado pela comunidade”, finaliza Geovane.

 

Saiba mais

O Complexo Esportivo funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 22h15, e aos sábados, de 9h às 17h. Para mais informações, ligue (31) 3319-4325.

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos