POR DENTRO DA PUC PERSPECTIVA GERAIS BEM ESTAR GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? TÚNEL DO TEMPO EM DIA COM RH GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Segurança é assunto sério

A segurança é a palavra de ordem para os técnicos do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) e para os representantes da Comissão Interna de Acidentes (Cipa). Os dois setores trabalham em parceria para promover a saúde e segurança nos campi e unidades.

O Sesmt é formado por duas frentes: a Engenharia de Segurança do Trabalho e a Medicina do Trabalho. É função do setor de segurança promover a saúde e a integridade física de cada empregado da Sociedade Mineira de Cultura (SMC) e suas mantidas, que são os campi e unidades da PUC Minas e do Colégio Santa Maria Minas.

Andréia Ricardo Chaves Moreira é a engenheira responsável pelo setor de Engenharia de Segurança do Trabalho do Sesmt há sete anos. "Meu trabalho anterior foi em uma mineradora, realidade completamente diferente. Percebi que a Sociedade Mineira de Cultura seria um lugar onde eu poderia plantar, esperar crescer e então colher os resultados. Por ser um ambiente acadêmico, pode não parecer, mas é um local em que todas as 36 normas regulamentadoras de segurança se aplicam, necessitando de muito trabalho para que tudo funcione de forma segura", conta.

O setor cuida das questões de segurança de todo empregado que apresenta, em sua função, uma identificação de risco - a maioria está nos laboratórios e nos setores de infraestrutura e manutenção. Internamente, a engenharia de segurança do trabalho faz a chamada Ordem de Serviço (OS) para cada empregado que trabalha exposto a riscos. "Trata-se de um documento que apresenta os direitos e deveres dos empregados, os riscos, as medidas preventivas, os equipamentos de proteção individual (EPI) que cada um deve utilizar de acordo com os riscos aos quais estão expostos, os treinamentos obrigatórios, o que deve ser feito em caso de acidente e as proibições e recomendações para evitá-los. Cada pessoa em situação de risco tem essa documentação assinada, junto ao Sesmt”, explica Andreia.

Também é realizado pelo setor o procedimento de mobilização de empresas terceirizadas, em que todas as empresas contratadas pela SMC entregam uma relação de documentos para ter a liberação dos trabalhadores e a emissão de crachá de identificação.



Outra função desempenhada pelo setor é a realização do Diálogo Diário de Segurança (DDS), uma ferramenta implantada pela equipe em toda a rede da SMC. "Funciona da seguinte forma: o Sesmt escolhe temas para serem discutidos, diariamente, pelo encarregado local com sua respectiva equipe, como a importância do descanso, como diminuir o estresse, ou a importância do uso do EPI, por exemplo. Apesar de ter havido um pouco de resistência quando foi implementada, hoje, a ferramenta faz parte da rotina desses empregados e eles reconhecem e valorizam esses 15 minutos diários de conversa e aprendizado", conta.

Andreia relembra a importância do relato de acidentes de trabalho de todos os empregados, expostos ou não ao risco. "Se o empregado sofre um acidente dentro do ambiente em que trabalha, ele deve comunicar imediatamente ao seu gestor imediato, ao posto médico da unidade, ao Sesmt e também a um representante da Cipa (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes), para que seja feita a análise do caso e as devidas providências sejam tomadas, caso seja necessário, com o intuito de prevenção e evitando, portanto, acidentes com potenciais mais graves".

Se o Sesmt trabalha para garantir a funcionalidade das questões de segurança na SMC, a Cipa atua paralelamente na prevenção. "A Cipa é a maior parceira do Sesmt e está presente em cada campus, unidade e também nos colégios Santa Maria. Ela é responsável pela prevenção de acidentes e funciona como um par da segurança do trabalho", explica Andreia. É papel da comissão realizar campanhas preventivas e de conscientização, investigar acidentes, fazer mapas dos riscos ambientais e disponibilizar em cada local de trabalho.

A Cipa é composta por empregados titulares e suplentes eleitos (que representam os empregados) e titulares e suplentes indicados (para representar o empregador) dentro de cada comissão, na sua respectiva unidade. Andreia afirma que a Cipa se tornou uma referência. "Hoje, temos uma conscientização muito boa, tanto dos representantes, quanto dos empregados, a respeito do trabalho da Cipa e do Sesmt. Também contamos com a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), realizada anualmente, em cada unidade, que é um grande evento feito inteiramente para os empregados, e tem recebido cada vez mais adesão, apoio e reconhecimento", declara.

Além de Andreia, compõem o Sesmt os técnicos de segurança do trabalho: Alecson Teixeira, Alex José, Alexandre Brito, Danúbia Aparecida e Renata Rosa. O Sesmt fica no segundo andar do prédio 3, no Campus Coração Eucarístico, e funciona de 8h às 18h, ou pelo telefone (31) 3319-4342. Para entrar em contato com a Cipa, procure o representante de cada unidade.

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos