PUC CULT POR DENTRO DA PUC EM DIA COM RH PERSPECTIVAS GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? TÚNEL DO TEMPO GERAIS GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Plano de voo

Quem esteve na Unidade São Gabriel no último ano, certamente se encantou com o hangar e o avião instalados no prédio B. O Centro de Estudos Aeroespaciais PUC Minas – Tecnologia Aeronáutica (CEA PUC Minas) é um complexo de laboratórios que compreende um hangar, com um jato executivo Learjet, um simulador de voo e diversos laboratórios e equipamentos para testes, estudos e pesquisas na área da aviação. Ele foi construído para atender às demandas do Curso de Engenharia Aeronáutica, que é ofertado desde 2015. 

Alice Lana da Costa é técnica do CEA PUC Minas e responsável pela manutenção da aeronave, por organizar os laboratórios antes e depois das aulas práticas, fazer a limpeza de óleo do avião e de dar o suporte necessário aos professores em suas aulas práticas. Trabalhando em uma área majoritariamente masculina, Alice conta das dificuldades das mulheres para conseguirem emprego na área. “Existe uma dificuldade maior para as mulheres conseguirem emprego, pois na área de aeronáutica, precisamos fazer o serviço braçal também: carregar mangueiras, peças pesadas... E muitos consideram que as mulheres não vão conseguir fazer isso. Por isso existe esse preconceito e essa dificuldade de conseguir emprego, mas as mulheres conseguem fazer tudo”, garante Alice.

No CEA, ao todo, são sete laboratórios: Aviônica, Motopropulsor, Aerodinâmica, Estruturas, Compósitos, Sistemas Diversos e Eletroaeronáutica. Cada um tem uma função específica dentro dos estudos do curso. “No hangar, o aluno consegue ver o funcionamento do altímetro, do rádio, consegue ver a parte de comandos do avião, o funcionamento do trem de pouso. Como a aeronave é toda operacional, está em pleno funcionamento, os alunos colocam em prática o que aprendem em sala de aula”, explica Alice. Para a técnica, a estrutura do CEA PUC Minas é um diferencial na formação do aluno. “Aqui, ele consegue ver como funciona um hangar de verdade”.

O CEA conta com as mais avançadas tecnologias da Indústria 4.0, como a plataforma Dassault Systèmes. Durante o curso, os alunos tem acesso a um conhecimento apurado de programação, de IOT (Internet das Coisas) e Inteligência Artificial, conceitos necessários para o novo mercado de trabalho que está cada vez mais dinâmico e orientado para a transformação digital.

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos