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Trabalho em casa: como otimizar a rotina

Equilíbrio parece ser uma das palavras que definem o sucesso em vários aspectos da vida: equilíbrio entre vida profissional e pessoal, equilíbrio nas finanças, equilíbrio emocional. Neste momento em que todos nos encontramos em isolamento, exercendo atividades profissionais e pessoais em um só espaço, essa condição parece ser ainda mais importante. “Trabalhar em casa exige disciplina, organização e planejamento. Disciplina para definir e cumprir uma rotina”, explica a coordenadora do curso de aperfeiçoamento em Personal Organizer do IEC PUC Minas, Cristina Monetti e Dumont.


Para isto, a professora explica que a rotina deve considerar horários específicos para trabalho, alimentação, intervalos, descanso e momentos com a família. “Ter uma agenda com todos os horários e atividades definidos ajuda na autodisciplina. Quanto mais detalhado melhor, lembrando-se de incluir assuntos pessoais também. Defina sua agenda da maneira mais confortável para você, seja realista. O objetivo é cumprir os horários sem ficar estressante”, alerta.

O ambiente em que serão desenvolvidas as atividades profissionais também interfere na produtividade. “Se a pessoa não tiver um escritório em casa, ela deve definir o local de trabalho. Deve ser bem iluminado, tranquilo, de preferência onde as outras pessoas da casa não circulem. A definição desse local é importante tanto para o profissional conseguir se concentrar como também para que a família entenda e respeite aquele espaço”, frisa. Para evitar a circulação pela casa e a consequente desconcentração, devem estar no local definido para o trabalho todos os objetos necessários. “É muito importante cuidar para que o trabalho não “invada” o ambiente doméstico e familiar.

Ao definir o local de trabalho você evita levar papéis ou o computador para a mesa da cozinha ou para a cama. Da mesma maneira, tendo um horário definido de trabalho você preserva os horários de refeição e momentos de lazer e descanso no final do dia”, ressalta Cristina.

Para organizar e conciliar as atividades profissionais e pessoais, Cristina indica como recurso as listas de atividades. “Ao listar seus afazeres é possível definir um cronograma mais produtivo, lembrar-se de tudo e acompanhar seu desempenho. Além de ser extremamente motivador “ticar” as tarefas cumpridas. A sensação é muito boa! Minha sugestão é: sempre ao final do dia, liste as tarefas do dia seguinte. Isto tranquiliza e libera espaço no cérebro para pensar em outras coisas e relaxar”, finaliza.

Como dica para facilitar a organização das tarefas, Cristina indica a plataforma Microsoft Teams, utilizada pela Universidade na interação entre a comunidade acadêmica. A plataforma possibilita a organização da agenda pessoal, interação com diferentes equipes de trabalho, agendamento de reuniões online (vídeo e voz), compartilhamento de arquivos e gerenciamento de vários projetos ao mesmo tempo.

 

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