PERSPECTIVA LADO B GERAIS BEM ESTAR GENTE NOVA CADÊ VOCÊ? ANIVERSÁRIOS POR DENTRO DA PUC EM DIA COM RH GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Artes gráficas, fotografia, arquitetura, contos. Isso é parte da vida de Luís Fernando Siqueira Dias, técnico do Laboratório de Fotografia dos cursos de Comunicação da PUC Minas São Gabriel e vencedor da terceira edição do Prêmio Literário da PUC Minas. Ele conta que ficou muito feliz com o primeiro lugar. “Foi uma sensação muito boa receber a notícia. Acho que vencer se tornou um incentivo a mais para acreditar nesse meu potencial e vai me dar mais gás para continuar escrevendo”, conta.

Luís começou a escrever na adolescência, quando lia bastante, e, nessa época, gostava de ouvir os “causos” contados por amigos da família. “Não chegavam a ser histórias fantasiosas ou muito elaboradas, mas eu sempre estava atento e apreciava ouvir o que outras pessoas tinham a dizer. Podia ser qualquer tipo de história ou relato, eu ouvia e me inspirava”, explica.

Foi a primeira vez que Luís participou do concurso de contos promovido pela PUC Minas, mas não foi o primeiro concurso de que participou. “Tive vontade de participar das outras edições, mas no corre-corre do dia a dia eu não conseguia o tempo necessário para escrever. Alguns anos atrás, eu costumava participar de concursos de contos. Quase todos os meses eu enviava contos para concursos em diferentes partes do Brasil. O 3º Prêmio Literário PUC Minas foi o primeiro que venci”, comemora.

A inspiração para o conto vencedor - A casa sem sombra de porta - veio das próprias personagens. “Não que elas falem diretamente comigo, mas, no meu processo de escrita, as cenas vão se formando na minha cabeça. Penso bastante nelas por alguns dias, quando sinto que está tudo bem definido, então coloco no papel. São personagens que já se apresentaram para mim em outras histórias que escrevi e, quase que naturalmente, encontram-se nesse conto. De um modo geral, no meu processo, as inspirações surgem desde cenas do cotidiano até por meio de outras histórias ou relatos que ouço por aí”, explica Luís.

Em 2020, a PUC Minas promoveu a terceira edição do Prêmio Literário e, na avaliação de Luís, o concurso é um grande incentivo para produção cultural da Universidade e, para ele, sendo aberto a alunos, professores e funcionários, aumentam as possibilidades de estimular a produção na Universidade. O concurso é realizado pela Unidade São Gabriel, por meio da Diretoria Acadêmica e Coordenação de Pesquisa e da Pastoral Universitária PUC Minas.

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos