POR DENTRO DA PUC PERSPECTIVAS BEM ESTAR GERAIS GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? TÚNEL DO TEMPO EM DIA COM RH GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Monitoramento ativo

Mais de três mil alunos vinculados ao Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da PUC Minas retornaram em novembro às atividades laboratoriais e práticas de forma escalonada, seguindo um criterioso planejamento de retorno elaborado pela Universidade e aprovado pelas autoridades sanitárias municipais. Para a proteção e cuidado com a comunidade acadêmica no contexto da pandemia, foi implementada a Vigilância Epidemiológica (VE), com o objetivo de identificar oportunamente casos de Covid-19 com potencial de transmissão na comunidade universitária e realizar as medidas de contenção.
O processo de Vigilância Epidemiológica envolve a utilização do aplicativo Covid-19 - Autoavaliação sobre seu estado de saúde atual, disponibilizado pela Universidade a alunos, professores e funcionários técnico-administrativos autorizados a desenvolver atividades presenciais. O aplicativo já está disponível para ser utilizado pelo PUC Mobile, SGA e Intranet. O questionário é breve e o usuário deve responder a três perguntas que verificam se a pessoa está com sintomas, se tem a Covid-19 diagnosticada ou se teve contato com pessoas com a doença. As respostas permitem a identificação de condições que inviabilizam o deslocamento e permanência nos diversos ambientes acadêmicos, além de acionarem, quando necessário, um contato telefônico individual para orientações, a ser realizado pela equipe de Vigilância Epidemiológica. Adicionalmente, permitem o rastreamento de contatos em situações de casos suspeitos ou confirmados, com a implementação de medidas de contenção. “A intenção é evitar que uma pessoa contaminada saia de casa e possa contaminar outras pessoas no trajeto e no espaço da Universidade”, explica a professora do ICBS Jaqueline Barata, coordenadora da equipe que elaborou o protocolo da Universidade para retorno às atividades práticas.
O contato da equipe é feito por telefone e orientará o usuário sobre as medidas necessárias, como se há necessidade de consulta médica, testagem e os cuidados no isolamento em família, se necessário. “É um cuidado da Universidade, com as pessoas, muito mais amplo e complexo do que a simples detecção da possibilidade de contaminação”, destaca Jaqueline. Para que todo este trabalho desenvolvido seja efetivo, é necessário que todos os envolvidos cumpram os protocolos estabelecidos para a prevenção ao coronavírus. “Como a transmissão da Covid-19 começa antes de qualquer sintoma, a nossa principal proteção está no cumprimento criterioso dos protocolos estabelecidos pela Universidade. Para tal, nossos alunos, professores e funcionários técnico-administrativos estão sendo continuamente capacitados e sensibilizados. É também fundamental que tenhamos a clareza de que nosso comportamento na comunidade, fora dos muros da Universidade, deve estar em consonância com os cuidados preventivos amplamente divulgados e preconizados no contexto da pandemia”, destaca o diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da PUC Minas, professor Martinho Campolina Rebello Horta.

Protocolo para retorno das atividades práticas e laboratoriais

O monitoramento através do aplicativo é apenas uma das medidas previstas e aplicadas pela Universidade no protocolo para retorno das atividades práticas e laboratoriais elaborado pela Universidade. O protocolo estabelece medidas de prevenção para que esse retorno seja feito com toda segurança. “As medidas de prevenção se iniciam na entrada da Universidade, com tapetes sanitizantes, aferição de temperatura, disponibilização de álcool gel, sinalização dos prédios e espaços com orientações sobre o distanciamento necessário. Tudo para garantir as melhores condições para que os alunos avancem em sua formação com toda a segurança necessária”, destaca o professor Martinho. Veja a cartilha com orientações gerais elaborada a partir do protocolo.

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos