:: Voltar à primeira página do informativo ::
Dormir é uma atividade que faz parte da nossa rotina. Durante o sono o nosso cérebro realiza vários processos fisiológicos vitais para a saúde, como a liberação de hormônios para o crescimento, saciedade, bem-estar e também ocorrem mecanismos para a consolidação da memória, manutenção da temperatura, restauração de energia e até a drenagem de substâncias neurotóxicas e resíduos cerebrais.
O neurologista e professor do Curso de Medicina do Campus Poços de Caldas Eduardo Leite Ribeiro do Valle explica a importância do sono para a qualidade de vida das pessoas. “O sono é um mecanismo fisiológico fundamental para o corpo e a mente. Qualquer alteração pode influenciar diretamente na qualidade de vida das pessoas. Passamos cerca de 1/3 de nossas vidas dormindo e quando temos algum distúrbio relacionado ao sono, com certeza refletirá na piora da qualidade do sono e na nossa saúde”, afirma o neurologista.
A auxiliar administrativa na Secretaria Acadêmica do Campus de Poços de Caldas Paula Vicenti Generoso comenta que tem o sono muito leve e que costuma acordar no meio da noite. “Por mais que eu acorde cedo não consigo dormir cedo, mesmo estando com sono e cansada. Normalmente, às 23h já estou pronta para dormir, porém, só pego no sono perto das 1h30 e me levanto muito cedo. Ou seja, não tenho uma boa noite de sono”, comenta Paula. Ela destaca, ainda, que, por vezes, precisa tomar café o dia todo pelo fato de não dormir bem.
De acordo com o professor Eduardo, a duração adequada do sono, em adultos, é de sete a oito horas em média. “Além do tempo do sono, é importante que esse seja de qualidade, que não tenha nenhum distúrbio interrompendo o adequado funcionamento cerebral e do corpo durante o processo”, comenta.
O professor observa que “dormir é um processo natural, mas muitas vezes e por diversos motivos podemos ter fatores externos influenciando esse processo. Em grande parte dos casos de dificuldades para dormir, a simples melhora dos hábitos de vida podem significar também melhora na qualidade do sono”, explica.
O próximo passo de Paula será procurar pela ajuda de um especialista para saber quais são os fatores que influenciam seu sono durante a noite.
Recomendações para uma boa noite de sono:
- Manter horário regular. Ou seja, ter horário para levantar e manter uma rotina no horário de dormir a noite;
- Evitar uso de cafeína, evitar tabagismo ou qualquer outro tipo de estimulante;
- Manter o ambiente de sono calmo, tranquilo, silencioso, com boa temperatura;
- Não usar celular ou computador a noite;
- Não levar problemas para a cama e controlar o estresse e ansiedade;
- Se não estiver com sono, não ficar na cama;
- Exercício físico é importante para saúde mas deve ser evitado próximo ao horário de dormir;
- Preferir comidas leves a noite e não dormir com fome ou sede.
Fonte: Prof. Leite Ribeiro do Valle
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos