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Vazamento de dados: como se proteger

A funcionária do departamento de Relações Internacionais da Unidade Praça da Liberdade Maria Luiza Siqueira Batista foi supreendida há duas semanas por várias notificações de compras realizadas em seu cartão de crédito. “A primeira notificação foi à meia-noite, a outra uma hora depois e mais uma por volta de 2h. Sempre com valores  máximos de R$ 200”, relata. “Além disso, nas notificações era possível ver que os gastos estavam sendo feitos em Fortaleza”.

Situações como essa poderão se tornar mais comuns no cotidiano dos brasileiros. Entre janeiro e fevereiro de 2021, dados pessoais de 223 milhões de brasileiros vivos e mortos foram vazados. Ou seja, possivelmente ninguém ficou de fora. As informações expostas vão desde números de CPF a informações financeiras, entre outros dados. Um novo vazamento de dados foi descoberto no Brasil. Desta vez, 100 milhões de números de celular foram expostos. Os recentes vazamentos aumentam consideravelmente a possibilidade de golpes e fraudes.

O professor Márcio Francisco Dutra, coordenador do curso de especialização em Gestão de Segurança da Informação do IEC/PUC Minas, explica que as informações que foram divulgadas permitem a falsificação de documentos, abertura de contas correntes, obtenção de empréstimos, realização de compras online e outras atividades. Um crime comum que ocorre a partir de informações vazadas é a clonagem de cartão. O professor explica que para se clonar um cartão, basta ter os dados de cadastro do usuário. "É provável que criminosos utilizem estas informações para clonar cartões. Além disso, para compras online, nem é necessário ter um cartão clonado, bastando ter as informações constantes do cartão”, expõe.
O professor Márcio explica que evitar a clonagem de cartão é quase impossível, pois é algo que não está sob o nosso controle. O que um usuário que se sentir inseguro pode fazer é solicitar à operadora o cancelamento do cartão atual e a emissão de outro cartão, como acontece quando há perda. Quem não quiser cancelar, pode solicitar a operadora do cartão as notificações por mensagem, conseguindo acompanhar em tempo real as operações que são realizadas com o cartão e identificar algum uso indevido.


Foi através das notificações que Maria Luiza conseguiu resolver a situação das compras feitas por terceiros no seu cartão de crédito e evitar o prejuízo. Ela entrou em contato com a operadora de cartão de crédito, que bloqueou o cartão para compras pela internet, só sendo possível a realização de compras físicas até a chegada do novo cartão. Maria Luiza conta que para prevenir um prejuízo maior, ter o alerta instantâneo como mensagem no celular ajuda muito. "Fui recebendo as notificações dessas compras pelo celular e logo entrei em contato com o banco para conseguir bloquear.
Com a constação de que os dados já foram vazados, resta às pessoas tentarem se proteger de possíveis golpes. Atitudes simples podem ajudar. Trocar as senhas com regularidade, usar senhas fortes e diferentes para cada plataforma utilizada, ativar a autenticação de duas etapas em todas as plataformas usadas são dicas dos especialistas.

Para o professor Márcio, as empresas de onde os dados foram extraídos negligenciaram a guarda das informações e devem ser obrigadas a reparar, na esfera cível, os danos morais e materiais resultantes e, ainda, sofrerão as penalidades administrativas previstas na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e no Marco Civil da Internet. "Como os dados foram retirados de bancos de dados informatizados, sem autorização, as pessoas físicas responsáveis poderão ser punidas criminalmente por violação de dispositivo informático (art. 154-A, do Código Penal)”, afirma.

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