bem-estar PUC CULT em dia com RH Em dia com RH gerais gente nova cadê você? Portal PUC Minas por dentro da PUC lado B

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Adolescentes da Cruz Vermelha recebem certificado de conclusão de cursos

No dia 9 de dezembro, às 14h, no auditório 3 do prédio 43, no campus Coração Eucarístico, ocorre a confraternização dos adolescentes prestadores de serviços da Cruz Vermelha. Na ocasião, os participantes do Projeto Primeiro Caminho receberão os certificados de conclusão de cursos, referentes às oficinas ministradas. O evento também contará com apresentação do Grupo de Teatro Filhos da PUC e de um grupo de dança de rua.

O Projeto Primeiro Caminho promove atividades socioeducativas para os jovens da Cruz Vermelha que atuam na PUC Minas, com objetivo de aperfeiçoar a qualificação profissional e contribuir para sua formação. Implantado no segundo semestre de 2009, o projeto é uma iniciativa da Reitoria da Universidade, por meio da Pró-reitoria de Recursos Humanos (ProRH) e da Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac), em parceria com a Cruz Vermelha. Segundo a assistente social Márcia Couto, que atua na coordenação das atividades, os bons resultados devem-se ao interesse e ao empenho dos participantes e às parcerias com vários cursos da Universidade que se mobilizam para criar oficinas que atendam às necessidades desse público. Para Joubert de Oliveira Rodrigues, de 17 anos, que trabalha na Secretaria de Comunicação, participar das oficinas ajudou a fazer mais amizades entre os adolescentes.


Joubert Rodrigues participou da Oficina de Enfermagem

Já Alefe de Souza Lomeu, também de 17 anos, office boy no Centro de Memória e Pesquisa Histórica, acredita que o projeto é um incentivo aos adolescentes para que possam cursar uma faculdade e crescer profissionalmente. “Os alunos que ministram os cursos nos mostram que também temos oportunidade”, destaca.
As oficinas ofertadas respondem à demanda identificada por meio de entrevistas, que têm o objetivo de traçar o perfil socioeconômico dos adolescentes. O projeto é supervisionado por profissionais de Serviço Social e conta, na sua execução, com a participação de uma estagiária cedida pela Cruz Vermelha.


Alefe Romeu, office boy do Centro de Memória e Pesquisa Histórica

Entre as oficinas oferecidas, estão:

- Oficina de Mecânica Veicular, promovida pelo curso de Engenharia Mecânica
- Oficina de Inclusão Digital, promovida pelo curso de Ciência da Computação
- Oficina de Inglês, promovida pelo curso de Letras
- Oficina de Libras, promovida pelo Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI)
- Oficina Viva Jovem e Descubra seu Corpo, promovida pelo curso de Enfermagem
- Oficina Navegar é Preciso, promovida pelos cursos Enfermagem e Filosofia
- Oficina de Orientação Profissional, promovida pela Pastoral
- Oficina de Fotografia, promovida pelo curso de Jornalismo
- Oficina Projeto de Vida, Próximo Passo e Liderança, promovida pelo curso de Psicologia.

Mais informações: (31) 3319-4205

:: Veja mais notícias no "Gerais" ::    :: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos