LADO B BEM ESTAR EM DIA COM RH GERAIS GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? POR DENTRO DA PUC GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Correio Natalino

A cada dia, um novo recado e um novo sorriso. Criado para proporcionar momentos de alegrias e surpresas para os funcionários da PUC Minas Barreiro, o Correio Natalino será uma das principais atrações de Natal na unidade.

Inaugurado no dia 1º de dezembro, o Correio Natalino, localizado no corredor do prédio 4, é um painel que contém um envelope para cada funcionário e pequenos papéis para que todos possam deixar recados para amigos e colegas de trabalho. Para Ana Carolina Campos de Oliveira Vieira, coordenadora do setor de Recursos Humanos, a iniciativa promove o envolvimento de todos. 
A ideia do Correio surgiu quando a estagiária da Assessoria de Comunicação, Júlia Mascarenhas Ribeiro, observou uma oportunidade de proporcionar um momento único entre os funcionários, a partir de experiências que havia vivido e quis transformar uma delas em uma dinâmica natalina.

“Na época, eu tinha acabado de participar como voluntária do MiniONU,  projeto realizado pelo Departamento de Relações Internacionais da Universidade. No projeto existem vários comitês e, dentro de cada um deles, tem o espaço para enviar recados a todos os participantes da simulação. Então sugeri que fizéssemos a mesma coisa aqui na unidade. Assim podíamos mandar recados para todos os funcionários. Cada um recebendo a sua cartinha”, explica Júlia.

Além da atração, a unidade também realiza o Concurso de decoração de Natal. Em 2014, o Setor de Limpeza da unidade venceu a competição, que contou com a participação de todos os setores. “O Natal para mim é tudo: é alegria, paz e confraternização. Ano passado ficamos surpresos com a vitória. Este ano está faltando uma pessoa na equipe, mas não podemos deixar a peteca cair. Já estamos decorando a copa”, diz Maria Terezinha Machado, funcionária do Setor de Limpeza da unidade há dois anos.

Este ano, o concurso contará com um diferencial: o item sustentável obrigatório. Ou seja, para todos os setores participantes, é necessário que a decoração contenha um objeto feito com materiais recicláveis. A votação da melhor decoração é feita por uma comissão julgadora, composta por um representante de cada setor.

O campeão de 2015 será conhecido no dia 18 de dezembro, data da confraternização de final de ano dos funcionários.

Presépio Vivo e Beira Linha

Na Unidade São Gabriel, o Natal é celebrado por meio de diversas iniciativas da Pastoral PUC Minas apoiadas pelo Pró-reitoria Adjunta da unidade. Funcionários, professores e alunos participam do presépio vivo. São sessões de fotos em que os participantes se caracterizam como personagens bíblicos que estavam presentes no nascimento de Jesus. “É uma intervenção com a intenção de trazer a importância deste momento para o nosso dia a dia na Universidade. Representa o nosso viver cristão em nossas ações cotidianas”, explica Frei Mário Taurinho, coordenador da Pastoral no São Gabriel. As imagens do presépio vivo serão exibidas durante a missa de encerramento do semestre e preparação para o Natal na unidade, que acontece no dia 16 de dezembro, às 11h, no Centro de Espiritualidade Jesus Mestre. No dia 16, após a missa, professores e funcionários se reúnem para um momento de confraternização no Teatro.

Além do presépio vivo, a unidade conta também com o presépio tradicional, montado na entrada principal. A estrutura onde ficará abrigado o presépio foi montada pelos funcionários do setor de Infraestrutura e a ornamentação, pela coordenadora do setor de estágio. Todo o trabalho de planejamento e organização dos eventos é realizado por alunos, professores e funcionários. “Contamos com o envolvimento de diversas pessoas voluntárias. Sem elas não seria possível realizarmos todas estas ações”, diz frei Mário.

Entre todas as atividades, o evento mais tradicional realizado pela Pastoral é o Natal do Beira Linha. Festa destinada a crianças carentes de creches da região denominada Beira Linha, o Natal acontece neste ano no dia 10 de dezembro. Serão quase 600 crianças, de 0 a 10 anos, que participam de atividades de lazer e, ao final da festa, recebem os presentes doados pelos padrinhos. Os padrinhos são alunos, professores e funcionários da PUC Minas que adotaram as cartinhas escritas pelas crianças.

Árvore de Livros enfeita Contagem

O clima natalino já dominou a PUC Minas em Contagem. Como parte das celebrações, é tradição no campus os setores decorarem seus ambientes com motivos natalinos, e os artesanatos já começaram a aparecer em diversos lugares. Papais Noéis, guirlandas, festões, árvores e velas são vistos enfeitando os espaços e trazendo para o ambiente de trabalho um pouco da magia do Natal. Um presépio também foi montado pelos próprios funcionários. A decoração feita com anjos e flores de papel está exposta no térreo do prédio 6.

Já na Biblioteca, a decoração montada é pertinente ao ambiente: uma árvore de natal feita de livros. A iniciativa é do auxiliar de biblioteca, Paulo Lopes Pereira, que utilizou cerca de 160 livros e fez questão de selecionar obras que abrangessem todos os cursos ofertados no campus, e que o topo da árvore fosse a Bíblia. “Para montar a árvore, escolhi as obras que a biblioteca possui em maior quantidade, para que o material não faça falta aos alunos e funcionários que precisarem. Mas sempre que veem a árvore, pedem um dos livros que está sustentando a estrutura”, brinca Paulo Lopes, funcionário da Universidade há 19 anos. Ele gastou três dias para montar a decoração, e contou com a ajuda dos colegas de setor.

Para ele, o trabalho vale a pena. “Passamos, no mínimo, oito horas no trabalho. Então, temos que nos mobilizar para aproveitar cada momento”, afirma ele, que sempre pensa em uma forma de simbolizar as datas comemorativas. “No Dia das Mães, por exemplo, eu deixo um botão de rosa ou uma mensagem em cada computador”, conta.

:: Veja mais notícias no "Gerais" ::    :: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos