DO BEM LADO B EM DIA COM RH GERAIS GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? POR DENTRO DA PUC EM DIA COM RH

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Arte com as mãos

Vidros, tecidos, feltro, juta, miçangas, fitas de cetim, rendas, tintas, tudo vira arte nas mãos de Ildete Cotta, auxiliar administrativa do setor de contratos do IEC PUC Minas. "Sempre gostei muito de artes manuais. Comecei a montar bijuterias quando engravidei do meu filho, que hoje tem 17 anos. Nessa época eu não trabalhava fora, portanto era uma forma de relaxar e ajudar no meu orçamento", conta ela. Os pais de Ildete eram artesãos de cestaria e vendiam seus produtos no pequeno comércio da cidade de Araçuaí, no Norte de Minas. Foi com eles que a funcionária teve o primeiro contato com o artesanato e se afeiçoou por trabalhos manuais.

Durante a gestação de Ildete, o marido a presenteou com uma máquina de costura, com a qual aprendeu a costurar e fabricar bolsas de retalhos. "No início, fui autodidata, comecei a fazer pequenas costuras sozinha mesmo. Anos depois, realizei um curso de Corte e Costura a fim de aperfeiçoar minhas habilidades de costura e noções de modelagem". Além das bijuterias e bolsas, ela fazia ainda flores com retalhos que ganhava de amigas costureiras e de confecções de roupas.

Hoje ela produz diversos tipos de artesanatos, principalmente com materiais reciclados, como bolsas, porta-objetos feitos com potes de sorvete, garrafas de vidro decoradas, pesos de porta, adereços decorativos, flores de tecido em geral e vários outros. As peças para as bijuterias são adquiridas na Galeria do Ouvidor pela reconhecida variedade de peças que se encontram lá. "Eu não faço uma ampla divulgação de meus produtos pelo fato de possuir uma rotina apertada. Vendo para amigas, colegas de trabalho, familiares, às vezes para presentear alguém, e no máximo pequenas encomendas", diz. 

As produções de Ildete são feitas nos finais de semana e feriado, de acordo com a demanda das encomendas. "O que mais tenho produzido ultimamente são as flores de tecido, que acompanham quase todos os itens que vendo. As bolsas e enfeites de casa são os que tem mais saída".

Durante a semana, Ildete ainda encontra tempo para realizar curso de Aprendizagem Administrativa no Senai. "Quero com ele ganhar noções de empreendedorismo para impulsionar meu pequeno negócio", completa.

:: Veja mais notícias no "Lado B" ::    :: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos