BEM-ESTAR LADO B EM DIA COM RH GERAIS GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? POR DENTRO DA PUC BEM-ESTAR

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Pastoral em Poços de Caldas

A Pastoral Universitária do Campus Poços de Caldas cresceu com a Universidade e vem trazendo novidades para a comunidade. Este ano, o Campus recebeu a pastoralista Rosinei da Costa Papi, nova funcionária e coordenadora, que se dedica às ações da Pastoral Universitária e a promover movimentos para reafirmar a presença coerente desse órgão do Anima PUC Minas – Sistema Avançado de Formação - em projetos e atividades, além de estar atenta à diversidade de público que compõe a esfera universitária. Para ela, o compromisso é contínuo e a proposta é traçar estratégias efetivas que disseminem, até para além dos muros da Instituição, o propósito da Pastoral Universitária. “O objetivo é que seja uma pastoral dialogante, um lugar de acolhida para atender as pessoas que aqui vêm buscar a presença de Deus, um abraço, calor humano, uma conversa ou uma partilha. Nossa missão é constante”, disse.

Implantada em 2003, a Pastoral de Poços de Caldas vem realizando uma série de ações sociais que dinamizam o propósito de propagar a fé cristã no meio universitário, sem deixar de estar atenta à realidade social no entorno da Universidade, criando possibilidades de desenvolvimento humano a partir do despertar da consciência política, cidadã e ecológica. Em 2016, foi inaugurado o Centro de Espiritualidade Jesus Peregrino, que tem uma área aproximada de 330m², capacidade para 120 pessoas e conta com um espaço destinado à pastoral universitária, contemplando uma sala para acolhimento da comunidade, uma para a administração e outra para a coordenação da pastoral, além de uma sacristia e banheiros.

Para o andamento das atividades da Pastoral Universitária, junto com Rosinei trabalham os auxiliares administrativos Scheila Regina Gomes Pereira e José Guilherme Vilas Boas, responsáveis por administrar a agenda do Centro de Espiritualidade, auxiliar nas missas e demais cerimônias, organização e manutenção de paramentos utilizados nas celebrações religiosas, preservação do espaço, emissão de certificado, entre outros.

Outros pastoreios

Unidade mais nova da Universidade, a PUC Minas Praça da Liberdade abriga a também mais nova Pastoral Universitária, liderada pela missionária Maria Eugenia Lloris Aguado. Com muito entusiasmo e engajamento, Eugenia vem propondo diversos projetos que visam ajudar toda a comunidade acadêmica nos mais diversos assuntos. Exemplos são o projeto Na Varanda, que promove atividades culturais e de socialização; a Mão Amiga, iniciativa que busca escutar e compartilhar as necessidades materiais e culturais dos participantes, entre outros. Além de organizar as duas celebrações eucarísticas semanais da Unidade, a Pastoral ainda planeja campanhas solidárias, festas de aniversário dos funcionários, festas de datas especiais, entre outras.

Anteriormente ao lançamento da Pastoral Universitária na Praça da Liberdade, o professor Amarildo Fernando de Almeida organizava os eventos, e as missas eram celebradas pelos padres João e Euller.

Na PUC Minas São Gabriel, a professora Rosélia Junqueira assumiu, em fevereiro deste ano, a coordenação da Pastoral na Unidade. Rosélia explica que o primeiro semestre foi dedicado à escuta da comunidade e aproximação da realidade para compreensão dos problemas e questões, além da manutenção dos projetos que já eram realizados pela Pastoral. “Finalizamos o semestre marcando presença na comunidade com o Encontro de Funcionários e com o início das celebrações ecumênicas das formaturas”, afirma Rosélia.

O segundo semestre será dedicado à releitura do documento de diretrizes da ação Pastoral na PUC Minas, que tem como período de execução os anos de 2014 a 2017. “Vamos avaliar o que foi feito neste período, onde chegamos e onde queremos chegar no novo triênio”, esclarece.

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos