Comissão de Sustentabilidade: ações para a mudança de hábitos

A Comissão de Sustentabilidade da PUC Minas em Betim foi fundada em 2009, com o objetivo de divulgar a mudança de hábitos dentro e fora da instituição. A equipe acredita e propaga a ideia de que, com atitudes pequenas, é possível degradar menos o meio ambiente sem comprometer o rendimento e a qualidade das atividades desempenhadas no dia a dia.

Atualmente, fazem parte da Comissão professores, funcionários do corpo técnico-administrativo e estudantes. “Buscamos integrar a comunidade acadêmica, para que todos possam se sentir agentes transformadores na busca por ideias e práticas mais sustentáveis”, esclarece o professor Bruno Garzon, membro da comissão.

Caixa d'água em Betim coleta água descartada por laboratórios, para uso em jardim e limpeza

Por meio de ações simples diárias, é possível controlar a geração e descarte de resíduos gerados pelo núcelo universitário. Entre as iniciativas desenvolvidas pela comissão destacam-se a doação de papel e papelão para a Ascapel (Associação de Catadores de Papel de Betim); separação e correta destinação de resíduos químicos, líquidos e sólidos usados em laboratórios do núcleo, reaproveitamento de materiais de escritório, como pastas, clipes, espirais e plástico. E, para adubar as plantas espalhadas pelos jardins do núcleo, é utilizado composto orgânico produzido pelos próprios funcionários do setor de jardinagem.

Além disso, foi instalada uma caixa d’água atrás do prédio 2 e também no Hospital Veterinário para coletar a água descartada no processo de destilação do líquido, usado em aulas práticas nos laboratórios. Cada reservatório tem capacidade para 3 mil litros de água, utilizada para regar os jardins e limpeza em geral. Embora com aspecto límpido, incolor e inodora, a água resultante do processo de destilação não é própria para o consumo humano, uma vez que perde metais pesados importantes para nosso organismo.

“A Comissão de Sustentabilidade da PUC Minas em Betim demonstra sua importância por meio de ações simples, mas que são de extrema necessidade, principalmente neste momento de crise pelo qual passamos. As ideias surgem da própria comunidade acadêmica e, por isso, são ainda mais eficazes”, salienta o professor Eugenio Batista Leite, pró-reitor adjunto da PUC Minas em Betim.