Campanha mobiliza e conscientiza comunidade acadêmica

Divulgação de ações, mobilização e conscientização. Esse é o tripé sobre o qual o Comitê Geral de Comunicação Interna da PUC Minas está trabalhando no envolvimento da comunidade universitária para a redução no consumo de água, energia elétrica, telefone e outros insumos. O Comitê se reuniu extraordinariamente em fevereiro, no campus Coração Eucarístico, para discutir sobre o tema e conhecer melhor as ações que já existiam e outras que estão sendo implementadas na Universidade para a economia de insumos.

Participaram dessa primeira reunião do ano do Comitê Geral os professores Mozahir Salomão Bruck, presidente do comitê e secretário de Comunicação da Universidade; o pró-reitor de Logística e Infraestrutura, Rômulo Albertini Rigueira; os pró-reitores adjuntos Eugenio Batista Leite (Betim) e Lucila Ishitani (Barreiro), o diretor executivo de Recursos Humanos, Eudes Weber Porto, e demais integrantes dos comitês locais de comunicação interna dos núcleos e unidades da Universidade.

O "cuidar da casa", que une etimologicamente palavras como economia e ecologia, foi mencionado na reunião, no sentido de haver o cuidado com a casa PUC Minas, com o próprio lar e o planeta. "Mesmo que os reservatórios retornem a 80% de suas capacidades, a situação não voltará ao normal. É necessária uma mudança de postura, uma mudança cultural da população no consumo da água", observou o secretário de Comunicação.

Propostas

Os comitês de comunicação interna de cada campus e unidade da Universidade estão recolhendo propostas, para a promoção da economia de água e outros insumos, apresentadas pela comunidade universitária local. As ações estão sendo discutidas pela Pró-reitoria de Logística e Infraestrutura e Comunicação Interna para, após análise de viabilidade, serem implantadas naquele campus ou mesmo em toda a Universidade, balizando ações de comunicação e mobilização.

Para a conscientização da comunidade acadêmica, a Secretaria de Comunicação da Universidade afixou cartazes para banheiros e intensificará a produção de outras peças e ações em dispositivos comunicacionais, como redes sociais, Portal na internet e informativos.

De 17 a 27 de março, a Escola de Teatro apresentará, no campus Coração Eucarístico e unidades Barreiro, Betim, Contagem, Praça da Liberdade e São Gabriel, esquetes que estimulam a conscientização para a redução no consumo de água e outros insumos. Veja os dias, horários e locais das apresentações, com duração de seis minutos e que têm o roteiro de Luiz Arthur, diretor da Escola de Teatro.

As ações de sensibilização deverão explorar a necessidade de racionalização no consumo, não somente nas dependências da Universidade, como também em casa e em locais públicos. "Não acredito em fazer algo na PUC Minas se nós próprios não o fazemos em casa", disse o pró-reitor adjunto do núcleo em Betim, professor Eugenio Batista Leite, sobre a necessidade de todos implantarem efetivamente ações de diminuição no consumo, seja em casa ou dentro da PUC Minas.

Também presente à reunião do Comitê, o coordenador geral da Pastoral na Universidade, professor Edmar Avelar de Sena, disse que o setor desenvolverá ações de mobilização junto à comunidade universitária, como o incentivo à discussão de temas relacionados à redução do consumo de água e energia elétrica em disciplinas de Cultura Religiosa e outras nos cursos da Universidade.

O professor Mozahir explicou que a urgência dessa reunião do Comitê Geral de Comunicação Interna está alinhada com solicitação feita pelo reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, para que a Universidade intensifique a economia de água, energia elétrica e outros insumos. Ele lembrou que o Comitê de Comunicação Interna é caixa de ressonância, disseminador de ideias e preocupações que a instituição tem.

O pró-reitor de Logística e Infraestrutura disse que as ações abrangerão também as demais instituições ligadas à Arquidiocese de Belo Horizonte, como, por exemplo, as unidades do Colégio Santa Maria, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora e a Faculdade Católica de Uberlândia, mantidas pela Sociedade Mineira de Cultura.

O Comitê de Comunicação Interna, instalado em novembro de 2013, é um desdobramento do Programa de Comunicação Interna da Universidade, iniciado em 2010, com o objetivo de conscientizar, habilitar e apoiar as lideranças para condução dos processos de comunicação junto ao público interno e para o exercício de seu papel no aprendizado contínuo e de valorização das pessoas. A comunicação interna é um processo de construção coletiva que otimiza e racionaliza canais, fluxos e vetores de circulação das informações institucionais. A ação pretende ter como resultado concreto um melhor conhecimento dos agentes - funcionários, professores e alunos - sobre a PUC Minas, sobre o papel de cada um e a importância de todos.