PUC Informa PUC Informa

29 de fevereiro a 6 de março de 2016

PUC Informa

Primeira versão do Santuário Digital será apresentada na CNBB

O Santuário Digital é uma solução integrada por um portal, banco de dados, aplicativos móveis, mapas, notícias, vídeos, fotos sobre bens culturais materiais e imateriais de dioceses de todo o país, como festas de santos, música e teatro, orações, crenças, entre outros. A primeira versão do portal pode ser acessada pelo endereço santuariodigital.com.br e será apresentada durante reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 6 a 8 de março, e, em abril, na Assembleia Geral da entidade.

O Santuário Digital é uma iniciativa do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Pastoral da Cultura (Nepac), órgão do Anima PUC Minas – Sistema Avançado de Formação. A ação é uma parceria com o Programa de Pós-graduação em Geografia – Tratamento da Informação Espacial, o Curso de Sistemas de Informação do campus Betim e o Centro de Geoprocessamento de Informações e Pesquisas Pastorais e Religiosas (Cegipar), outro órgão do Anima PUC Minas. O Santuário Digital tem parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), comissão que é presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte Dom João Justino de Medeiros Silva; a Associação Nacional de Educação Católica (Anec); e a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE).

O Santuário Digital é um projeto do Plano de Pastoral 2015-2016 do Vicariato Episcopal para a Comunicação e Cultura da Arquidiocese de Belo Horizonte. O projeto nasceu para atender a uma demanda da própria Igreja Católica de cuidar e gerir os bens culturais materiais e imateriais dela, como explica o professor Josimar da Silva Azevedo, coordenador do Nepac.

Uma das ferramentas que integram o Santuário Digital e que já está disponível é o aplicativo Próximo da Piedade, que mapeia o Santuário Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas, localizado em Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte, assim como igrejas dos municípios que integram a Arquidiocese de Belo Horizonte, incluindo localização, contato, nome do pároco, horário de missas, orações, entre outros. O aplicativo está disponível no Google Play e também na internet no site santuariodapiedade.org.br/caminhodapiedade. Foi coordenado pelo professor da PUC Minas Sandro Laudares, com participação de estudantes bolsistas, no âmbito do Curso de Sistemas de Informação, com equipe para o desenvolvimento de software, e do Programa de Pós-graduação em Geografia, por meio de pesquisas de novas tecnologias, inciadas pelo professor Altino Caldeira. 

Além de possibilitar a busca pelas paróquias, o aplicativo também disponibiliza orações, como a Oração a Nossa Senhora da Piedade, o hino oficial Nossa Senhora da Piedade e Consagração. Aqueles que visitarem o Santuário Nossa Senhora da Piedade ainda poderão utilizar seus celulares por meio da leitura do QR Code, para obter mais detalhes sobre os espaços que integram a Casa da Padroeira de Minas. A versão em IOS, para smartphones, ainda será desenvolvida.

A ideia é que as universidades católicas em todo o Brasil façam o mapeamento desses bens culturais em suas respectivas regiões, de modo a contribuir com informações de todo o pais. O projeto do Santuário Digital será realizado em conjunto com as próprias igrejas e respectivos párocos, contando com participação também dos institutos estaduais de patrimônio e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)  e comunidades locais.

:: Volta ::

20 anos do Curso de Engenharia de Controle e Automação

O Curso de Engenharia de Controle e Automação está completando 20 anos. A primeira turma foi ofertada em fevereiro de 1996, no campus Coração Eucarístico. Em comemoração, o Departamento de Engenharia de Controle e Automação irá promover uma série de atividades ao longo do ano. Iniciando as comemorações, nesta segunda-feira, 29 de fevereiro, haverá uma aula magna a ser ministrada pelo engenheiro Oly Lopes, das 9h às 11h, no Teatro João Paulo II (prédio 30), campus Coração Eucarístico.

Imagine CUP 2016

A PUC Minas será uma das instituições que receberão as equipes finalistas do Imagine CUP 2016, a maior competição de tecnologia do mundo, organizada e patrocinada pela Microsoft Corp. O evento acontece entre os dias 25 e 28 de abril. A premiação dos vencedores nacionais acontecerá no último dia da competição, na Cidade Administrativa, em BH.

Agenda stricto sensu

Confira as datas das defesas de teses e dissertações.

Aula Inaugural do Instituto de Ciências Humanas

Fronteiras da Cidadania no Século XXI: entre o nacional e o global é o título da aula inaugural do Instituto de Ciências Humanas (ICH), que terá como convidado o professor e sociólogo Otávio Soares Dulci, do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade. O evento será no dia 10 de março, às 13h30, no campus Coração Eucarístico.

Aula sobre Barragem de Rejeitos em Mineração

A aula magna do Curso de Engenharia Civil será nesta quinta-feira, 3 de março, com a temática Barragem de Rejeitos em Mineração. O evento será no campus Coração Eucarístico.

Chamada de artigos para a revista Sapere Aude

A revista Sapere Aude, do Departamento de Filosofia, terá a próxima edição sobre a temática central Dossiê Michel Foucault. A publicação está com chamada para novos artigos. A edição será dedicada ao autor Michel Foucault e à obra que o projetou na cena filosófica do século passado, As Palavras e as Coisas. A revista abre espaço também para outras temáticas.

Concerto com a Orquestra Multiplayer

A primeira atração do semestre dos Concertos Dominicais Peter Lund será com a Orquestra Multiplayer, neste 6 de março. A apresentação será no Museu de Ciências Naturais.

Destaques acadêmicos do Instituto Politécnico

O Instituto Politécnico (Ipuc) divulgou a relação dos estudantes destaques acadêmicos. Na aula inaugural no dia 17 de fevereiro, o Ipuc reuniu todos os calouros das 11 modalidades de engenharia, no turno da manhã e no turno da noite. Na abertura do evento, o diretor do Instituto, professor Attenister Tarcísio Rego, fez a entrega do certificado de Destaque Acadêmico.

Economia virtual versus economia real

O Programa de Pós-graduação em Administração realizará, nesta sexta-feira, 4 de março, às 15h, a palestra Economia Virtual versus Economia Real no Mundo das Organizações.

Editora PUC Minas participa de eventos literários

Nos próximos meses, a Editora PUC Minas vai estar presente em importantes eventos literários em Belo Horizonte. Dos dias 15 a 24 de abril, a editora estará na quinta edição da Bienal do Livro de Minas Gerais. Além da Bienal do Livro, a Editora PUC Minas também participa da 7ª Feira Universitária do Livro da UFMG, de 15 a 17 de março.

Ensino a distância: aula inaugural

A aula inaugural dos cursos e disciplinas de graduação a distância estará disponível até 7 de março. A palestra, voltada para os alunos de Administração e Ciências Contábeis, tem como tema Empreendedorismo 2.0. Também estão disponíveis apresentações de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de ex-alunos.

FIP: inscrições abertas para seleção de propostas

Até 17 de março, estão abertas as inscrições para seleção de propostas para desenvolvimento de projeto de pesquisa financiados pelo Fundo de Incentivo à Pesquisa (FIP PUC Minas).

III Congresso Brasileiro de Arbitragem e Mediação Empresarial

Será realizado nos dias 7 e 8 de abril, no auditório do Museu de Ciências Naturais, o III Congresso Brasileiro de Arbitragem e Mediação Empresarial. O evento conta com uma programação repleta de palestras e debates. As inscrições estão abertas.

Inscrições abertas para a PUC Consultoria Jr.

Estudantes da PUC Minas, interessados em integrar a equipe da PUC Consultoria Jr., empresa júnior de estudantes de Administração e Ciências Econômicas do campus Coração Eucarístico, podem se inscrever até esta quinta-feira, 3 de março.

Lançamento de livro sobre Impeachment

O professor Marcelo Campos Galuppo, da graduação e do Programa de Pós-graduação em Direito, é autor do livro Impeachment: o que é, como se processa e por que se faz, que será lançado nesta segunda-feira, 29 de fevereiro, às 18h, na Livraria D’Plácido, em BH. A obra aborda o tema de forma didática e compreensível, também para o público em geral.

Memória da PUC e sua materialidade

A Poesia dos Objetos: a memória da PUC e sua materialidade é o tema da exposição que ficará no Espaço Cultura e Fé (prédio 7), campus Coração Eucarístico, de 3 a 31 de março. A curadoria é da professora Silvia Maria Amâncio Rachi Vartuli, do Curso de História. A promoção é da Secac e do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica (CMPH) da PUC Minas.

Mostra de Extensão: submissão de trabalhos

Alunos, professores e funcionários da Universidade podem submeter trabalhos, até 30 de março, para a I Mostra de Extensão. O objetivo da mostra é promover um espaço de visibilidade das atividades de extensão da Universidade e de diálogo e troca de experiências entre os sujeitos envolvidos.

Palestras sobre cursos de aperfeiçoamento

A PUC Minas realiza palestras sobre os cursos de aperfeiçoamento, entre os dias 3 a 17 de março. As apresentações, gratuitas e abertas ao público, acontecem nas unidades em que os cursos são oferecidos, em Belo Horizonte e no interior de Minas Gerais, no Serro e em Sete Lagoas.

Pós a distância: inscrições até 14 de março

Estão abertas as inscrições, até 14 de março, para os cursos de pós-graduação lato sensu a distância da PUC Minas Virtual. Não há taxa de inscrição.

Programa de Residência Técnica do MIC PUC Minas

O programa de Residência Técnica do Microsoft Innovation Center (MIC PUC Minas), sediado na Unidade São Gabriel, está com inscrições abertas até 7 de março. Além da área de TI, a novidade é a destinação de duas vagas para os alunos do Curso de Engenharia Aeronáutica/Mecânica do São Gabriel, totalizando 12 vagas para os estudantes da PUC Minas.

Projeto Direito e Literatura: Cervantes e Shakespeare

O Curso de Direito do campus Contagem realiza, a partir desta quarta, 2, o projeto Direito e Literatura. Os autores escolhidos são Miguel de Cervantes e William Shakespeare.

Topo

Dengue

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa

(31) 3319-4917

|

imprensa@pucminas.br

|

www.pucminas.br

|

pucminasoficial