PUC Informa PUC Informa

31 de outubro a 6 de novembro de 2016

PUC Informa

Simpósio Internacional de Filosofia, Comunicação e Subjetividade

O Simpósio Internacional de Filosofia, Comunicação e Subjetividade: luso-brasileiro-alemão acontecerá no Campus Poços de Caldas, de 16 a 19 de novembro. O valor das inscrições para participação, para professores e profissionais, é de R$30, e R$15 para alunos. Para mais informações sobre os valores, clique aqui. O evento é aberto ao público em geral interessado em Filosofia e suas interfaces, estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas afins, docentes, profissionais e pesquisadores.

Promovido numa parceria entre o curso de pós-graduação em Filosofia da PUC Minas Poços de Caldas, coordenado pelo professor Gerson Pereira Filho, a Universidade Federal de Alfenas e a Universidade Beira Interior, de Covilhã, Portugal, o evento dialoga de modo interdisciplinar com as áreas da comunicação, psicologia, linguagem e cultura.

O simpósio terá conferências e palestras, além de um minicurso sobre o filósofo alemão Martin Heidegger e três sessões de comunicação em torno dos seguintes eixos temáticos: Comunicação, Mídias e Linguagens: práticas e reflexões; Filosofia e Psicologia: questões da subjetividade; e Filosofia, Educação, Cultura e Sociedade.

Além dos vários conferencistas nacionais convidados, estarão presentes pesquisadores de Portugal e Alemanha, como os professores Anabela Maria Gradim Alves (Universidade da Beira Interior – Portugal), André Barata Nascimento (Universidade da Beira Interior – Portugal), Christoph Türcke (Escola Superior de Artes Gráficas e Livreiras de Leipzig e Universidade de Leipzig – Alemanha), Peter Trawny (Universidade de Wuppertal – Alemanha), Soraya Guimarães Hoepfner (jornalista, Berlim – Alemanha).

Confira a programação e outras informações.

:: Volta ::

10 anos do Curso de Educação Física

Nesta quinta e sexta-feira, 3 e 4, o Departamento de Educação Física realizará o XI Encipef. Acontece também, nesta quinta, a celebração aos dez anos do Curso de Educação Física.

15 anos da Unidade Barreiro

Os 15 anos da criação da Unidade Barreiro, em Belo Horizonte, serão comemorados em solenidade nesta sexta, 4. A Unidade foi criada no dia 29 de novembro de 2001.


Universidade recebe patriarca da Igreja Católica Siríaca

Nesta terça-feira, 1º de novembro, o patriarca siríaco de Antioquia, líder da Igreja Católica Siríaca, Inácio José Terceiro Younan, terá um encontro com alunos e professores do Campus Coração Eucarístico, às 10h, no Teatro João Paulo II. Na ocasião, ele falará sobre a situação dos refugiados, a partir da realidade da Síria e de outros países, e a atual crise humanitária gerada por essa questão.

Annual Conference of the Comparative and International Education Society

A professora Magali Reis, do Programa de Pós-graduação em Educação, participa, na qualidade de parecerista, da Annual Conference of the Comparative and International Education Society. O evento ocorrerá em Atlanta, Georgia, nos EUA, em março de 2017, e é um dos mais importantes da área de educação. Essa edição terá como tema central Problematizing (In)Equality.

Artigo Reabilitação Psicossocial: a mobilização das tecnologias individuais

O professor Renato Diniz Silveira, do Curso de Medicina, teve seu trabalho selecionado para apresentação no 18th International Conference on Philosophy, Psychiatry and Psychology, que acontecerá de quinta a sábado, 3 a 5 de novembro, em São Paulo. O título do trabalho é Reabilitação Psicossocial: a mobilização das tecnologias individuais na melhora clínica em Psiquiatria.

Campanha da Solidariedade em novembro e dezembro

Promovida todos os anos pela Pastoral PUC Minas, com o objetivo de incentivar a comunidade acadêmica para a realização de ações sociais e solidárias, a Campanha da Solidariedade acontece durante os meses de novembro e dezembro, em todos os campi e unidades. Poderão ser doados alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza em geral, roupas e brinquedos, que serão destinados a instituições de apoio a pessoas socialmente desfavorecidas.

Campus Party acontece pela primeira vez em BH

Pela primeira vez em Minas Gerais, a Campus Party acontecerá em Belo Horizonte, de 9 a 13 de novembro. A PUC Minas é uma das parceiras do evento, que acontecerá no Expominas, no bairro Gameleira. O evento é conhecido como a maior experiência tecnológica do mundo nas áreas de Inovação, Criatividade, Ciência, Empreendedorismo e Entretenimento Digital.

Câncer de próstata: PUC Minas participa da campanha Novembro Azul

Após a campanha Outubro Rosa, em novembro é a vez de falar da saúde masculina, focando agora o combate ao câncer de próstata. O Novembro Azul adverte a população em relação ao segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. Neste mês, as fachadas de todos os campi e unidades serão iluminados com a cor azul, em alusão à campanha.

CPA: avaliação institucional pelos funcionários

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) disponibiliza, até 30 de novembro, consulta pública, destinada a todos os funcionários da Universidade, para a construção de questionário que será aplicado no final do primeiro semestre de 2017. A proposta da CPA é que os funcionários avaliem a Instituição de dois em dois anos, e a participação de todos é fundamental.

Curador da coleção de Ornitologia participa de artigo sobre biodiversidade

O pesquisador e curador da coleção de Ornitologia do Museu de Ciências Naturais, Marcelo Ferreira de Vasconcelos, é um dos autores do artigo The Strong Influence of Collection bias on Biodiversity Knowledge Shortfalls of Brazilian Terrestrial Biodiversity, que utilizou parte do acervo do museu como fonte de pesquisa. O artigo foi publicado na revista Diversity & Distributions.

Enade 2016: concluintes fazem provas no dia 20

Estudantes concluintes de vários cursos de graduação farão, no dia 20 de novembro, provas do Enade de 2016, promovido pelo Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação.

II Seminário de Educação – Violência e Bullying

Com iniciativa do Programa de Pós-graduação lato sensu Semipresencial PUC Minas, o II Seminário de Educação – Violência e Bullying acontecerá nesta segunda-feira, 31 de outubro, no auditório do Museu de Ciências Naturais. O evento terá início às 13h, e a programação conta com a palestra Violência e Bullying: um desafio para a educação na contemporaneidade, ministrada pela professora Sandra Tosta, além de uma visita ao museu.

Inscrições para mestrado e doutorado

Vários programas de pós-graduação stricto sensu estão com processos seletivos de alunos para mestrado e doutorado. Confira.

Liga Universitária de Mercado Financeiro

A primeira Liga Universitária de Mercado Financeiro da PUC Minas, denominada PUCM3, lançada neste semestre por iniciativa de estudantes do 5º período do Curso de Ciências Econômicas, está com inscrições abertas, até esta segunda, 31 de outubro, para alunos regularmente matriculados, em quaisquer cursos da Universidade, interessados em compô-la.

Manhã de Formação do Pibid

A Manhã de Formação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, que acontecerá nesta segunda-feira, 31 de outubro, às 9h, contará com a presença do professor Carlos Roberto Jamil Cury, do Departamento de Educação, para tratar da Medida Provisória 746/16, que visa a reforma do Ensino Médio. O evento será no auditório do Museu de Ciências Naturais.

Museu sedia, em dezembro, a I Jornada Internacional da Inclusão

O Museu de Ciências Naturais sediará, em dezembro, a I Jornada Internacional da Inclusão, evento para pessoas com deficiência, familiares, profissionais, técnicos e organizações que pretendem implantar ou aprimorar projetos inclusivos, promovido pela PUC Minas, o Instituto Ester Assumpção e a Escuela de Familias y Discapacidad de la Fundación Mapfre/Espanha.

Palestra O Espaço como Objeto de Conhecimento Sociológico

O Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais promove, nesta sexta-feira, 4 de novembro, a palestra O Espaço como Objeto de Conhecimento Sociológico. Ministrada pela professora Fraya Frehse, da Universidade de São Paulo (USP), a palestra acontecerá às 14h, no Prédio Emaús (av. Itaú, 505, bairro Dom Cabral), Campus Coração Eucarístico.

Poços de Caldas: Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais

O Curso de Publicidade e Propaganda do Campus Poços de Caldas e o Grupo de Pesquisa em Estudos Comunicacionais promovem, no Campus, nesta quinta e sexta, 3 e 4 de novembro, a primeira edição do Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais da PUC Minas Poços de Caldas (Conec). O evento abordará o tema Questões Contemporâneas da Comunicação e da Publicidade.

Prêmio Sylvia de Resende Costa: inscrições até esta segunda

Estão abertas, até esta segunda-feira, 31 de outubro, as inscrições para o Prêmio Sylvia de Resende Costa 2016. Promovido anualmente pelo ICH, o prêmio deste ano traz a temática Crise Brasileira: desafios para a democracia e tem como objetivo estimular o estudo e a pesquisa de temas relacionados às diversas áreas do saber das Ciências Humanas.

Professor agraciado com prêmio da Capes

O professor Carlos Roberto Jamil Cury, da Pós-graduação em Educação e do Curso de Pedagogia, foi agraciado com o Prêmio Capes Anísio Teixeira, na modalidade Educação Básica.

Professora vence o Grande Prêmio UFMG de Teses

A professora Isabela Saraiva de Queiroz, da Faculdade de Psicologia da PUC Minas, venceu, no dia 19 de outubro, o Grande Prêmio UFMG de Teses 2016, com a pesquisa Norma de Gênero e Uso de Drogas: normalização e diferença na experiência de mulheres, e está concorrendo ao prêmio Capes de Teses. A pesquisa foi realizada no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMG, sob orientação do professor Marco Aurélio Prado.

Programa de Iniciação Científica Voluntária no São Gabriel

A Unidade São Gabriel abriu as inscrições, até 16 de novembro, para alunos de alguns cursos dos campi/unidades, para submissão de propostas de projetos de pesquisa para o Programa de Iniciação Científica Voluntária. O estudante precisa estar ligado ao orientador vinculado à Unidade São Gabriel. O programa objetiva despertar e incentivar a vocação para a atividade de pesquisa científica e tecnológica.

Projeto de extensão realiza diagnóstico com as famílias da Vila Cemig

O projeto de extensão Articulando Redes, Fortalecendo Comunidades realizará, neste sábado, 5 de novembro, um diagnóstico com as famílias da comunidade Vila Cemig, localizada na Região do Barreiro, em Belo Horizonte, visando investigar a realidade social e as necessidades da comunidade através dos próprios moradores. Serão entrevistadas cerca de 600 famílias.

Projeto Rondon e Educação Física promovem evento com crianças de vilas

Acontecerá, no dia 9 de novembro, um evento promovido pelo Projeto Rondon e pelo Curso de Educação Física, envolvendo atividades de esporte e lazer, com 50 crianças das vilas do Anel Rodoviário. No evento, os alunos de Educação Física, coordenados pela professora Patrícia Zingoni, serão os responsáveis pelo desenvolvimento das atividades, que serão realizadas no Complexo Esportivo.

PUC TV Minas premiada com melhor reportagem

A PUC TV Minas foi premiada na edição 2016 do Encontro Regional de Jornalismo em Rede, ocorrido no dia 21 de outubro, em São Paulo. A emissora ganhou dois prêmios.

Reunião com representantes de universidade chinesa

Nesta quinta-feira, 3 de novembro, representantes da Jiangxi University Finance and Economics (Universidade Jufe), da China, se reunirão com representantes da Reitoria da PUC Minas e integrantes da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Seplan) para discutir a efetivação de parceria já existente entre as duas instituições.

Sexta edição do Encontro Cultural do PUC Mais Idade

O VI Encontro Cultural PUC Mais Idade acontecerá nesta terça-feira, 1º de novembro, das 13h30 às 17h, no Teatro João Paulo II, Campus Coração Eucarístico. O objetivo do encontro é reunir os campi e unidades que realizam o projeto PUC Mais Idade, para que os idosos possam realizar atrações culturais que mostrem o que eles próprios produzem nos projetos.

Vestibular 2017: inscrições terminam hoje

O Vestibular está com inscrições abertas até esta segunda, 31. Os candidatos poderão se inscrever tanto pelo sistema de provas quanto pela média da nota no Enem.

Topo

vestibular

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa

(31) 3319-4917

|

imprensa@pucminas.br

|

www.pucminas.br

|

pucminasoficial