PUC Informa PUC Informa

16 a 22 de setembro de 2019

PUC Informa

Descoberta de espécies novas de poraquês

Divulgação
Tulio com exemplares dos poraquês, encontrados na Guiana Francesa
Tulio com exemplares dos poraquês, encontrados na Guiana Francesa

Pesquisador no pós-doutorado do Programa de Pós-graduação em Biologia de Vertebrados da PUC Minas, Tulio Franco Teixeira é um dos integrantes de grupo que descobriu duas espécies novas de poraquês, como são popularmente conhecidos, na Amazônia. O estudo foi publicado nesta terça-feira, 10 de setembro, em uma das mais conceituadas revistas científicas, a Nature Communications. Além das duas novas espécies, o grupo propõe hipóteses de relação de parentesco, evolução, tempo de diversificação e distribuição dessas espécies. De acordo com o pesquisador, essas hipóteses se baseiam em evidências contundentes levantadas através de várias análises complementares, incluindo dados de morfologia, DNA (genes nucleares e mitocondriais), e aspectos da ecologia e distribuição dessas espécies. Com isso, após 250 anos da descrição da primeira espécie (Electrophorus electricus) pelo naturalista Carl Linnaeus, eleva-se para três o número de espécies no gênero, afirma o pesquisador.

As duas novas espécies, Electrophorus varii e Eletrophorus voltai, foram descritas em homenagem póstuma respectivamente ao ictiólogo americano Richard P. Vari, por suas contribuições à ictiologia, e a Alessandro G. A. A. Volta, que inventou a primeira bateria elétrica inspirando-se na fisiologia desses peixes elétricos. “Este trabalho amplia o nosso conhecimento sobre a diversidade de um gênero de peixes bastante conhecido pela população em geral e comunidade científica, que por 250 anos acreditava-se possuir apenas uma espécie, e exemplifica como ainda desconhecemos a nossa biodiversidade”, diz o pesquisador. As três espécies de poraquês fazem parte da ordem Gymnotiformes, que incluem outras espécies de peixes elétricos distribuídos na América do Sul, mais conhecidos pela população em geral como tuviras, sarapós, ituí e etc. De acordo com Tulio, embora todos os membros de Gymnotiformes sejam capazes de produzir eletricidade, através de um aparato morfofisiológico conhecido como Órgão Elétrico, os poraquês se diferenciam das demais espécies da ordem por alcançarem maior tamanho (até 2,5 metros) e por produzirem uma descarga elétrica consideravelmente maior (até 860 volts). De forma geral, observa o pesquisador, os peixes elétricos de menor porte utilizam a descarga elétrica para comunicação e localização, mas os poraquês também utilizam a forte descarga elétrica para atordoar ou matar suas presas, e se proteger de potenciais predadores. Uma das espécies de poraquês, E. voltai, é capaz de produzir descargas elétricas de até 860 volts, a maior descarga elétrica produzida por um animal no mundo, ressalta Tulio.

“Este trabalho, liderado pelo brasileiro Carlos David de Santana, é fruto da parceira entre pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais, incluindo a PUC Minas, e caracteriza um subproduto de um grande projeto Evolução e Diversidade de Gymnotiformes, realizado em uma parceria entre o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP) e a Smithsonian Institution”, afirma o pesquisador.

Tulio é, desde março deste ano, pós-doutorando do Programa de Pós-graduação em Biologia de Vertebrados da PUC Minas, sob supervisão do professor Nilo Bazzoli, coordenador dos Programas de Pós-graduação stricto sensu da Universidade. De acordo com Tulio, a escolha da PUC Minas para o seu pós-doutorado se deve à excelência do grupo de pesquisa liderado pelo professor Nilo Bazzoli em estudos sobre os diferentes aspectos da biologia reprodutiva de peixes de água doce neotropicais e à excelente estrutura física das dependências do laboratório na PUC Minas. “O grupo do professor Nilo Bazzoli vem há um bom tempo realizando trabalhos de vanguarda na linha de conhecimento ao qual se propõe”, elogia Tulio.

O pesquisador Tulio está, em seu pós-doutorado, estudando as Relações entre as Características da Biologia Reprodutiva e o Desenvolvimento dos Caracteres Sexuais Secundários em Peixes de Água Doce Neotropicais. Segundo ele, o desenvolvimento de seu trabalho, em parceira com o grupo de pesquisa com o professor Nilo Bazzoli, é de fundamental importância, já que aprenderá técnicas que serão úteis em sua linha de pesquisa e absorverá elementos que complementarão sua forma de pensar sobre o assunto que vem estudando. O pesquisador ainda acredita que, como esperado do estágio de pós-doutorado, possa acrescentar elementos positivos à linha de pesquisa do grupo ao qual está inserido. O Tulio também está co-orientando um trabalho de mestrado e de iniciação científica e está atuando como colaborador de pesquisas desenvolvidas no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas. “A ciência brasileira não pode ser desmontada, precisa se manter forte e unida e se desenvolver através de parcerias entre os diversos pesquisadores e instituições”, lembra Tulio, que cursou mestrado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e doutorado no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP).

:: Volta ::

Giro Sustentável: evento discute arborização urbana

O Curso de Administração do Campus Poços de Caldas irá realizar, nesta sexta-feira, 20 de setembro, em parceria com a Associação Poços Sustentável, o Giro Sustentável. O evento, que tem o tema Por uma Poços mais Verde, ocorrerá no Auditório do Prédio I, das 19h às 21h. Durante a ação, uma mesa-redonda com a professora do Curso de Administração Maria Teresa Mariano Miguel, e Paulo Marnieri, da Alcoa Poços, irá debater sobre a arborização do urbano e florestas de bolso.

Acessos ao Portal de Periódicos da Capes

A PUC Minas é a oitava universidade do Brasil com maior número de acessos ao Portal de Periódicos da Coordenação de Pessoal de Nível Superior, com 3.400.800 milhões de acessos.

Agenda cultural de setembro

A Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac) divulga as atividades deste mês. Confira.

Apresentação da rota Nhá-Chica do Caminho Religioso da Estrada Real

A chamada rota Nhá-Chica Caminho das Virtudes, ligando nove cidades e distritos, desde Tiradentes, no Campo das Vertentes, a São Lourenço, no Sul de Minas, será apresentada pelo Sebrae-MG nesta quinta, 19, às 19h, no Espaço Cultura e Fé, Campus Coração Eucarístico. O trecho, de 220 quilômetros de extensão, integra o Caminho Religioso da Estrada Real (Crer). A iniciativa tem parceria do Nepac, órgão do Anima PUC Minas, e da Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio do Santuário Nossa Senhora da Piedade.

Arquitetura e Urbanismo: série de conferências e workshops

A partir desta quarta-feira, 18 de setembro, acontecerá mais uma edição da Série de Conferências e Workshops do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unidade Praça da Liberdade. Alunos matriculados nas disciplinas Seminários de Integração I, II e III não precisam fazer inscrição. Demais alunos interessados devem se inscrever via Sistema de Gestão Acadêmica (SGA).

Aulas inaugurais do Curso de Direito dos campi Serro e Coração Eucarístico

A Faculdade Mineira de Direito realiza aulas inaugurais nesta semana. No Campus Coração Eucarístico, será nesta segunda, 16 de setembro, às 10h30, com o ex-candidato à presidência da República Ciro Gomes. No Campus Serro, a aula inaugural será nesta quarta-feira, 18 de setembro,  com o tema Interculturalidade, Poder e Direitos.

Capacitação: acolhimento de refugiados e migrantes

A Unidade Praça da Liberdade sediará, de quarta a sexta-feira, 18 a 20 de setembro, atividades de capacitação direcionadas a atores envolvidos no acolhimento, na integração e na interiorização de refugiados e migrantes no Estado. Podem participar integrantes de comitês de acolhida e de grupos de trabalho sobre empregabilidade, gestores e equipes de abrigos, servidores públicos, organizações da sociedade civil envolvidas com a temática, estudantes, jornalistas, além de refugiados e migrantes.

Celebrações eucarísticas na Capela PUC Minas

A Pastoral Universitária está realizando celebrações eucarísticas na Capela PUC Minas (prédio 30), do Campus Coração Eucarístico, toda segunda (18h30), quarta (18h), quinta (18h30) e sexta-feira (12h30).

Cepe e Consuni: votação de 23 a 30 de setembro

O processo eleitoral dos funcionários técnico-administrativos para a escolha de um representante do corpo técnico-administrativo no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), bem como de um representante no Conselho Universitário (Consuni), prosseguirá com votação de 23 a 30 de setembro.

Colóquio Violência e Escrita Literária

Será realizado, nesta sexta-feira, 20 de setembro, o colóquio Violência e Escrita Literária, das 14h às 18h, nas salas 105 e 106 do prédio 43, Campus Coração Eucarístico. A organização é do Programa de Pós-graduação em Letras, por meio do Grupo de Estudos da Rua: sujeitos e objetos, e do Grupo África e Brasil: repertórios literários e culturais.

Concertos Dominicais e Tenda da Leitura na Unidade Barreiro

Os Concertos Dominicais Peter Lund acontecem neste 22 de setembro, no Campus Coração Eucarístico e na Unidade Barreiro, às 11h. Nesta mesma data, também acontecerá na Unidade Barreiro o Tenda da Leitura. No Campus Coração Eucarístico, a apresentação do Quarteto Ars Galante nos Concertos Dominicais Peter Lund será no auditório do Museu de Ciências Naturais (prédio 40). Na Unidade Barreiro, a apresentação será com a Orquestra Sol das Gerais, no auditório do prédio 5.

ContraPonto: urbanização e inclusão social

O próximo ContraPonto, fórum de conversas sobre temas atuais, será nesta terça, 17, sobre Urbanização e Inclusão Social. A atividade é promovida pelo Anima PUC Minas.

CPA: Avaliação Institucional pelos Funcionários

Chegou a hora de os funcionários do corpo técnico-administrativo da PUC Minas avaliarem a Universidade. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) convida todos os funcionários a participarem e reitera a importância da participação de cada um no processo de avaliação, preenchendo o questionário que ficará disponível no Portal RH até 30 de setembro.

Curso de Introdução ao estudo da arbitragem e mediação de conflito

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão Introdução ao Estudo da Arbitragem e da Mediação de Conflito, que será ministrado aos sábados, de 28 de setembro a 5 de outubro, na Unidade Praça da Liberdade, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 18h. O curso é destinado a estudantes, profissionais do Direito e de outras áreas do conhecimento.

Cursos de Curta Duração

Campus Poços de Caldas está ofertando seis cursos de curta duração. As inscrições podem ser feitas até 19 de setembro, pelo pucpcaldas.br. Os cursos são abertos à comunidade acadêmica e à população, tem duração de um a dois meses e o investimento varia de R$100 a R$295. A carga horária varia de oito a 40 horas.

Departamento de Engenharia Química no II Workshop de Tecnologias Limpas

O Departamento de Engenharia Química da PUC Minas representará a Universidade no II Workshop de Tecnologias Limpas, que acontecerá nesta quinta e sexta-feira, 19 e 20 de setembro, no CAD 3, Campus Pampulha da  UFMG. As áreas temáticas do evento são a água, energia, aproveitamento de subprodutos e materiais.

Dupla diplomação na Engenharia de Computação

Foi assinado o convênio entre a PUC Minas e a Instituição francesa ESIEE Paris, para o programa de dupla titulação no âmbito do Curso de Engenharia de Computação.

Inscrições abertas para a pós-graduação lato sensu

Continuam abertas as inscrições para os cursos presenciais de pós-graduação da PUC Minas, com início das aulas no 2º semestre de 2019. São ofertados cerca de 300 cursos lato sensu. As inscrições podem ser feitas pela internet no pucminas.br/pos. Na modalidade a distância, a PUC Minas Virtual oferece novas vagas para as turmas já em andamento dos cursos de pós-graduação lato sensu. As inscrições são gratuitas e acontecem até 1º de novembro, também pelo pucminas.br/pos.

Inscrições abertas para a segunda edição do Festival da Canção PUC Minas

Estão abertas as inscrições, até 30 de setembro, para participar da segunda edição do Festival da Canção da PUC Minas, cujo objetivo é estimular a participação de alunos, professores e funcionários técnico-administrativos nesse tipo tradicional de manifestação da cultura musical brasileira, abrindo oportunidades para a divulgação de obras originais.

Inscrições abertas para mestrado e doutorado

Vários programas de pós-graduação stricto sensu estão com inscrições abertas para cursos de mestrado e doutorado. Os cursos iniciarão no primeiro semestre de 2020. Alguns programas estão com inscrições abertas também para disciplinas isoladas.

Inscrições para o Programa de Pré-aceleração de Negócios

As inscrições para o Programa de Pré-aceleração de Negócios (PAN) prosseguem até esta sexta-feira, 20 de setembro. O objetivo do programa é incentivar a inovação e o empreendedorismo, ofertando suporte para validação da ideia, elaboração de modelo de negócio e desenvolvimento de produto mínimo viável. Para se inscrever, os interessados devem acessar o link.

IV Mostra de Pesquisa e Extensão da PUC Minas Praça da Liberdade

Estão abertas as inscrições para os alunos e ex-alunos da graduação e da pós-graduação da PUC Minas, professores e funcionários interessados em submeter produções acadêmicas de pesquisa e extensão para apresentação na IV Mostra de Pesquisa e Extensão da PUC Minas Praça da Liberdade. Os discentes têm até esta sexta-feira, 20 de setembro, de acordo com as normas do edital. A quarta edição da Mostra será realizada entre os dias 1º e 3 de outubro.

Jornada Odontológica e Encontro de Pesquisa do Departamento de Odonto

A 21ª Jornada Odontológica e o 9º Encontro de Pesquisa do Departamento de Odontologia acontecerão de 25 a 28 de setembro, com o tema Odontologia: humanização, Ciência e Tecnologia. Esta edição da jornada  cria oportunidades de participação destacada de profissionais que trazem conhecimentos e experiências no estado da arte nas várias especialidades do conhecimento odontológico em forma de palestras, debates e hands on.

Jubileu dos engenheiros formados pelo Ipuc

A solenidade de Jubileu de Ouro e de Prata, em comemoração aos 50 anos e 25 anos das turmas de engenheiros formados, acontecerá neste sábado, no Campus Coração Eucarístico.

Livro Entre-lugares: trajetórias de migrantes, refugiados e apátridas

Com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), ocorre, nesta quinta-feira, 19 de setembro, às 18h, o lançamento do livro Entre-lugares, que traz relatos de homens e mulheres migrantes, de 11 países do mundo, que tiveram como destino o Brasil. A cerimônia será no auditório da Unidade Praça da Liberdade (rua Sergipe, 790), em Belo Horizonte.  A primeira edição do livro impresso será distribuída gratuitamente no dia do lançamento.

Livro debate direito público e processual em série de artigos

Nesta quinta-feira, 26 de setembro, será lançado o livro Direito Público e Processual: uma conjuntura jurídica, coletânea organizada pelo professor João Antônio Lima Castro, que reúne 118 artigos sobre o tema. A publicação contém as produções dos alunos dos cursos de pós-graduação em Direito Público e Direito Processual, ambos coordenados pelo organizador do livro.

MiniONU acontece nos campi Coração Eucarístico e Poços de Caldas

A 20º edição do MiniONU, maior modelo intercolegial das Nações Unidas na América Latina, acontecerá entre os dias 12 e 15 de outubro no Campus Coração Eucarístico. Já no Campus Poços de Caldas, o evento está em sua 4ª edição e será realizado nesta sexta, sábado e domingo (20 a 22 de setembro). A organização do evento, nos dois campi, é do Departamento de Relações Internacionais.

Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do XVII Simpósio do ICH

No dia 10 de outubro, acontecerá a mostra de pesquisa, ensino e extensão promovida pelo ICH. Para participar, o interessado deverá enviar, até 22 de setembro, os trabalhos sob a forma de resumos em anexo, pelo e-mail simposioich2019@gmail.com.

Nepac: lançamento do Caderno Guardiões do Patrimônio Cultural

Relatos da experiência-piloto do Programa de Serviço-aprendizagem Agentes Jovens da Comunidade – Guardiões do Patrimônio Cultural serão lançados, nesta quarta-feira, 18 de agosto, e integram a primeira edição do Caderno Guardiões do Patrimônio Cultural. O lançamento será às 19h, no Espaço Cultura e Fé (prédio 7), Campus Coração Eucarístico.

Poços de Caldas: novas tecnologias são temas de palestra

Os cursos de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil, do Campus Poços de Caldas, participam nesta semana de palestras ofertadas pela MDL Consulting. O Curso de Ciência da Computação participará da palestra Profissional 4.0 e o novo profissional de TI e os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, participarão da palestra Profissional 4.0, de qual engenheiro precisam as empresas.

Professora premiada em Concurso Internacional de Literatura

Com o romance A Ópera da Floresta, a professora Gláucia Maria Vasconcellos Vale, do Programa de Pós-graduação em Administração, foi premiada com Menção Honrosa no Concurso Internacional de Literatura 2019 da União Brasileira de Escritores/RJ (obras inéditas). A cerimônia de premiação ocorrerá no final em outubro, no Rio de Janeiro.

Programa Permanente de Capacitação Docente

O Programa Permanente de Capacitação Docente (PPCD) da PUC Minas, da Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação (PROPPg), estará com inscrições abertas, no período de 30 de setembro a 1º de novembro, para renovação e novos pedidos de implantação de horas para o 1º semestre de 2020. As inscrições devem ser feitas pelo SGA-Professor. A documentação deverá ser entregue até 4 de novembro, na PROPPg, prédio 1, sala 101, Campus Coração Eucarístico. Veja o edital.

Programa Study of the U.S. Institute (Susi) for Student Leaders

A Assessoria de Relações Internacionais irá selecionar um aluno da Universidade que poderá participar de um curso de férias nos Estados Unidos com todas as despesas pagas. Trata-se do Study of the United States Institute for Student Leaders, um programa acadêmico intensivo de curta duração, a ser realizado nos Estados Unidos em 2020. As inscrições vão até 18 de setembro.

Publicidade e Propaganda: Tecnologia, Informação e Comunicação

A 9ª edição do Encontro de Comunicadores, o E-com, será realizada no Campus Poços de Caldas, pelo Curso de Publicidade e Propaganda. O evento, que nesta edição tem o tema Tecnologia, Informação e Comunicação, acontecerá de terça a quinta-feira, 17 a 19 de setembro, na parte da manhã, no Auditório do Prédio II.

PUC Minas no ranking das melhores universidades do mundo

A PUC Minas entrou para o ranking das melhores universidades do mundo: o Times Higher Education. A Universidade é agora a única instituição privada de Minas Gerais a fazer parte do ranking, que conta com outras cinco universidades mineiras. O Brasil é o sétimo país mais representado no ranking. Para classificação são utilizados como indicadores de desempenho das universidades o ensino, a pesquisa, as citações de publicações científicas, a visão internacional e a transferência de conhecimento.

Tese recebe menção honrosa da Capes

Tese defendida no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Administração recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese, edição 2019. O resultado foi divulgado no dia 6.

Vestibular PUC Minas 2020: inscrições abertas

O Vestibular 2020 da PUC Minas, cujas inscrições já estão abertas, traz como novidades: a oferta do Curso de Educação Física, nos turnos manhã e noite, na Unidade Barreiro; o turno da noite para o Curso de Publicidade e Propaganda no Campus Coração Eucarístico; o turno da tarde do Curso de Psicologia na Unidade Praça da Liberdade; a oferta do Curso de Ciência da Computação, no turno da manhã, também na Unidade Praça da Liberdade; o turno da noite do Curso de Teologia no Campus Coração Eucarístico; e a licenciatura a distância em Ciências da Religião.

VIII Feira de Estágios PUC Minas

Grandes empresas confirmaram presença na VIII Feira de Estágios, que acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro, das 10h às 19h, no pátio entre os prédios 3 e 15 do Campus Coração Eucarístico. Promovida pela PUC Minas, por meio da Coordenação de Estágio Integrado, em parceria com a empresa Armazém das Ideias, a Feira tem como objetivo proporcionar o encontro entre estudantes e as instituições concedentes de atividades de estágio, que contribuem para a formação dos alunos.

XVI Eneja – Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos

A professora Sheilla Brasileiro, chefe do Departamento de Educação e coordenadora do Curso de Pedagogia, foi eleita delegada por Minas Gerais, na categoria Universidades, do XVI Eneja – Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos. O evento ocorrerá de quarta a domingo, 18 a 22, e contará com a presença de 350 delegados eleitos pelos fóruns de EJA do país.

Topo

vestibular

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa

(31) 3319-4917

|

imprensa@pucminas.br

|

www.pucminas.br

|

pucminasoficial