PUC Informa PUC Informa

14 a 20 de dezembro de 2020

PUC Informa

NIS, parceria entre PUC e ChildFund Brasil, divulga pesquisa sobre pobreza multidimensional

Das 4,8 milhões de crianças de zero a 11 anos em estado de pobreza no Brasil, mais de um milhão encontra-se numa situação muito mais severa, classificada como pobreza multidimensional.  Esse é um dos resultados apontados por estudo realizado pelo Núcleo de Inteligência Social (NIS), parceria entre PUC Minas e ChildFund Brasil, que será divulgado nesta quarta-feira, 16 de dezembro,  às 11h, pelo canal da ChildFund  no YouTube. O Índice de Pobreza Multidimensional (IPM), criado pelo NIS, extrapola o fator renda, mensurando a pobreza a partir da privação de necessidades essenciais ao desenvolvimento e qualidade de vida, como o acesso à educação e à saúde, entre outras.

O primeiro estudo do NIS foi realizado em 2019, com resultados para os estados do Maranhão, Piauí e Paraíba. Na fase atual, o índice foi ampliado para o restante do país. “Com isso, busca-se melhorar o entendimento das diferentes realidades de vivência da pobreza no país, além de ampliar o alcance do índice a locais de possível promoção de políticas e projetos sociais que tenham como público-alvo as populações pobres e vulneráveis”, explica o coordenador do NIS e professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da PUC Minas, Paulo Fernando Carvalho.

O levantamento, baseado em dados do Censo Demográfico de 2010 (o mais atual) do IBGE, aponta que a pobreza multidimensional no Brasil naquele ano atingia 1.075.360 domicílios, o equivalente a 1,9% do total. Os residentes em domicílios pobres multidimensionais somavam 4.494.757 (2,4%) e as crianças de zero a 11 anos eram as que proporcionalmente mais conviviam com estados de pobreza multidimensional, na comparação com o restante da população, somando 1.165.276 (3.3%) pessoas.

A escolha das dimensões e dos indicadores também levou em conta a compatibilização com dados que poderão ser extraídos do próximo Censo Demográfico, que seria realizado em 2020. Esta opção metodológica permitirá, além das análises espaciais, estudos sobre evolução da situação da pobreza/vulnerabilidade no Brasil ao longo do tempo.

Os estados de vulnerabilidade ou de risco de cair na pobreza foram identificados em 4.442.554 (7,7%) domicílios e 16.693.098 (8,8%) pessoas. Mais uma vez, as crianças eram as mais afetadas, proporcionalmente: 3.672.946 (10,3%) pessoas naquele ano.

As maiores incidências de pobreza multidimensional foram observadas na Região Norte do País, com exceção do estado de Tocantins, na porção norte do Estado do Mato Grosso e norte do estado do Maranhão.  Por outro lado, as localidades com menor incidência estavam nos estados de São Paulo e Rio de janeiro, região centro-sul de Minas Gerais, noroeste do Paraná e nas capitais estaduais (com exceção dos estados da região norte) e o Distrito Federal.

Para o ChildFund Brasil o IPM-NIS tem sido fundamental para direcionar as estratégias de intervenção social não só pela identificação dos estados e municípios de maior pobreza multidimensional, mas também por mostrar em quais dimensões os domicílios apresentam maior vulnerabilidade e risco de pobreza. Neste sentido, a proposição de programas e projetos são mais assertivos, tendo em vista que o índice permite constatar dentre os 13 indicadores quais as principais áreas de prioridade e que requerem maior atenção e urgência para superação da pobreza.

Na PUC Minas, o trabalho do NIS envolve professores dos programas de pós-graduação em Geografia – Tratamento da Informação Social e Ciências Sociais, além de alunos bolsistas de graduação, mestrado e doutorado. O NIS conta ainda com a participação de outras áreas do conhecimento: Psicologia, Ciências Exatas e Informática e Comunicação.

O que é o IPM-NIS

O IPM-NIS é um indicador de mensuração da pobreza que identifica as pessoas pobres a partir de um conjunto de dimensões (saúde, educação, trabalho, padrão de vida). Entre eles, os indicadores de frequência à escola e distorção idade-série das crianças em idade escolar e de escolaridade dos membros adultos, por exemplo, são considerados na dimensão educação. Já o indicador de mortalidade infantil compõe a dimensão de saúde.

No âmbito do trabalho, são utilizados os indicadores de trabalho infantil, desocupação/desemprego e trabalho informal dos membros adultos. Por fim, a perspectiva padrão de vida é composta por material do domicílio, abastecimento de água, saneamento, tratamento do lixo, densidade morador por dormitório e consumo.

A escolha pelo IPM busca um alinhamento com o debate internacional atual sobre mensuração da pobreza multidimensional, pois segue as recomendações da ONU para o monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Esse alinhamento se faz ainda mais necessário diante do cenário atual, em que podem ocorrer retrocessos sociais e aprofundamento de problemas estruturais, como anunciado pelo mais recente informe da ONU sobre os ODS no contexto da pandemia da Covid-19”, ressalta o professor Paulo Fernando Carvalho.

:: Volta ::

#Fapsicomvc ao vivo: enfrentamento da violência contra as mulheres

O #Fapsicomvc ao vivo deste 18 de dezembro, às 17h, tratará sobre o Enfrentamento da violência contra as mulheres: contribuições da psicologia.

Agenda stricto sensu

Confira as defesas de dissertações e teses.

Atualize seus dados no Sistema de Gestão Acadêmica (SGA)

Para que você tenha acesso aos e-mails institucionais, comunicados, informações acadêmicas, como formaturas, eventos e oportunidades promovidos pela PUC Minas, é preciso manter seus dados sempre atualizados no Sistema de Gestão Acadêmica (SGA).

Celebração em preparação para o Natal e encerramento do ano letivo

A celebração eucarística online em preparação para o Natal e pelo encerramento do ano letivo será nesta sexta-feira, 18 de dezembro, às 9h da manhã. Será celebrada pelo reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. A celebração será transmitida do Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vida, pelo canal oficial PUC Minas Lives no YouTube (YouTube.com/pucminas.lives).

CPA: Avaliação Docente e Institucional

Já fez a avaliação? Professores poderão responder aos questionários até 22 de dezembro. Não deixe para última hora. Acesse o SGA PUC Minas, o PUC Mobile ou o Canvas e preencha os questionários referentes às avaliações docente e institucional. Todos os alunos e professores devem responder aos instrumentos. De acordo com a CPA, a participação é fundamental para a produção de uma avaliação coerente e significativa. Para dúvidas ou informações: e-mail cpaaval@pucminas.br.

Curso de Curricularização da Extensão Universitária

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão online Construindo a Curricularização da Extensão Universitária, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o primeiro em parceria com a PUC Minas Virtual. Voltado para gestores e professores do ensino superior, o curso será realizado nos dias 3 e 24 de fevereiro de 2021, com carga horária de nove horas, sendo cinco de material gravado e quatro de aulas remotas ao vivo. O investimento é de R$ 120, com pagamento por meio de boleto bancário ou cartão de crédito ou débito.

Departamento de Geografia oferece minicursos de férias

O Departamento de Geografia irá oferecer Minicursos de Férias, de 16 a 22 de dezembro. 

Escola de Teatro abre inscrições para 2021

A Escola de Teatro abre inscrições de 4 a 29 de janeiro para os cursos Processo Profissionalizante e Iniciação Teatral para Adultos e Adolescentes.

Funcionamento dos setores administrativos

Como medida para conter os riscos de contágio pelo novo coronavírus, os setores da Universidade funcionam em horários reduzidos, outros em home office e alguns estão fechados durante o Regime Letivo Remoto.  Como entrar em contato com os setores neste período.

 

Fundador de startup no PUC Tec é jovem mais inovador na AL

O CEO e fundador da Agrointeli, Renato Borges, foi reconhecido como o jovem mais inovador da América Latina, abaixo dos 35 anos, pela Revista MIT Technology Review. 

Icei Talks: o mercado de TI em BH

Mercado de TI em BH: cuidando de sua carreira é o título do próximo Icei Talks, nesta quarta-feira, 16 de dezembro.

Mestrado e doutorado: inscrições

Vários Programas de Pós-graduação stricto sensu estão com inscrições abertas para mestrado e doutorado. Confira.

Nova edição de Pista: Periódico Interdisciplinar [Sociedade | Tecnologia | Ambiente]

Está publicada a nova edição da revista científica da PUC Minas São Gabriel, Pista - Periódico Interdisciplinar [Sociedade | Tecnologia | Ambiente]. “Esse número, cuja seção temática trata das muitas possibilidades de diálogo entre a Arte e a Ciência, além de trabalhos de temática livre de professores e alunos, traz artigos das áreas de Engenharia Civil, Psicologia, Arquitetura, Literatura, Cinema, Dança, Economia”, explica o professor José Wanderley Novato Silva, coordenador de Pesquisa da Unidade São Gabriel e editor da Pista.

Pós-graduação: inscrições para cursos online e presencial

Com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação, o IEC PUC Minas oferece mais de 600 cursos nas modalidades online e presencial. Para os novos cursos, as aulas acontecerão a partir de março de 2021. 

Processo Seletivo Simplificado: inscrições abertas

O Processo Seletivo Simplificado da PUC Minas, para ingresso em 2021, está com inscrições abertas, e o candidato pode optar por redação online, que deve ser agendada, ou nota do Enem. O resultado será divulgado em até 72 horas após a realização da redação ou 24 horas após a inscrição pela nota do Enem. A matrícula também ocorrerá totalmente a distância, logo após divulgação do resultado para cada candidato.

Segundo lugar no Prêmio Não Aceito Corrupção

Lidiane Tereza Fagundes Miranda, graduada em Ciências Contábeis pela Unidade São Gabriel e aluna da pós-graduação PUC Minas, e a professora Ana Carolina Vasconcelos Colares, do Curso de Ciências Contábeis da Unidade, conquistaram segundo lugar no Prêmio Não Aceito Corrupção, na categoria Academia. A cerimônia de divulgação dos resultados foi realizada em transmissão ao vivo pelo Facebook na quarta-feira, 9 de dezembro.

Seminário de Extensão sobre Brumadinho

Protagonismo discente nas intervenções socioambientais em Brumadinho é o título do Seminário de Extensão a ser realizado nesta terça-feira, 15 de dezembro.

Sistemas de Informação promove minicurso

Nesta quarta, a equipe do Curso de Sistemas de Informação do Campus Contagem ministrará o Minicurso de Análise de Dados na Linguagem R.  

Topo

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa

(31) 3319-4917

|

imprensa@pucminas.br

|

www.pucminas.br

|

pucminasoficial