PUC Informa PUC Informa

3 a 7 de fevereiro de 2021

PUC Informa

Pesquisa Quero Bolsa sobre estágio remunerado: PUC Minas é destaque no país

A PUC Minas é uma das universidades brasileiras que têm maior número de estudantes em estágio não obrigatório  recebendo bolsa remunerada no país. A informação consta de recente pesquisa divulgada pelo Site Quero Bolsa. De acordo com a publicação, um total de 9.266 alunos em estágio não obrigatório da PUC Minas recebe bolsa remunerada, sendo a segunda universidade brasileira com maior número de estudantes inseridos em práticas de estágios não obrigatórios remunerados. Este número equivale a 31% do total de estudantes matriculados na graduação da Instituição e, considerando esta proporção, a Universidade ocupa o terceiro lugar no ranking, depois da PUC-SP e PUC Campinas.

Esses números foram levantados pelo Quero Bolsa, a partir do Censo da Educação Superior de 2019, divulgado pelo MEC em outubro de 2020. O censo traz dados fornecidos pelas instituições informando se um aluno recebe alguma remuneração por fazer um estágio obrigatório ao longo do curso. A Revista Quero Bolsa, a partir da análise dos dados, produziu uma lista com as universidades brasileiras que contam com mais de 15% de seus estudantes recebendo bolsa-auxílio em um estágio não obrigatório. Os dados da lista são referentes às universidades que possuem pelo menos cinco mil alunos matriculados.

Para a diretora do PUC Carreiras, professora Evanilde Martins, a posição de destaque ocupada pela PUC Minas demonstra a solidez do programa de estágios da Instituição, uma referência na área: “A Universidade sempre teve um posicionamento ativo nesta ponte com o mercado de trabalho. Em todos os cursos ofertados os alunos podem fazer os estágios não obrigatórios. Durante o ano de 2020, divulgamos por meio da plataforma da PUC Carreiras aproximadamente 2.900 vagas e oportunidades para estágio não obrigatório”. Além disso, destaca a professora, foram também ofertadas vagas de monitoria, trainee e emprego. “Os alunos da PUC Minas têm fácil acesso às melhores oportunidades do mercado”, diz Evanilde Martins, informando que, durante o ano de 2020, foram 38.818 acessos para candidatura às vagas divulgadas.

Ela ressalta ainda que, quando o assunto é remuneração, os valores de bolsa de estágio não obrigatório variam de acordo com os cursos, e em muitos deles, o valor médio de bolsas supera mil reais.

Os serviços oferecidos pela PUC Carreiras podem ser acessados no carreiras.pucminas.br.

.Mais informações  sobre a pesquisa da Quero Bolsa https://querobolsa.com.br/revista/universidades-com-mais-alunos-estagio-remunerado

:: Volta ::

Atualize seus dados no Sistema de Gestão Acadêmica (SGA)

Para que você tenha acesso aos e-mails institucionais, comunicados, informações acadêmicas, como formaturas, eventos e oportunidades promovidos pela PUC Minas, é preciso manter seus dados sempre atualizados no Sistema de Gestão Acadêmica (SGA).

Edição de Contextus: combate à pandemia em MG

A mais recente edição de Contextus faz um diagnóstico das políticas de enfrentamento à pandemia pelo governo do estado de Minas Gerais. 

Faculdade Mineira de Direito tem nova diretora

A professora Wilba Lúcia Maia Bernardes foi designada pelo reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, para o cargo de diretora da Faculdade Mineira da Direito. As professoras Betânia Diniz Gonçalves, diretora da Faculdade de Psicologia, e Carla Ferretti Santiago, diretora do Instituto de ciências Humanas, foram reconduzidas aos seus respectivos cargos. As funções são exercidas desde 1º de fevereiro de 2021. 

Funcionamento dos setores administrativos

Como medida para conter os riscos de contágio pelo novo coronavírus, os setores da Universidade funcionam em horários reduzidos, outros em home office e alguns estão fechados durante o Regime Letivo Remoto.  Como entrar em contato com os setores neste período

Icei Talks: tecnologias computacionais no combate à pandemia

O Icei Talks, programa de conferências do Instituto de Ciências Exatas e Informática (Icei), retoma suas atividades nesta quarta-feira, 3 de fevereiro, às 18h. O tema Inovação e tecnologias computacionais em um hospital no combate à Covid-19 será ministrado pelo professor Paulo Taitson, docente da PUC Minas e presidente do Hospital São Francisco de Assis. A mediação fica a cargo das professoras Maria Augusta Nelson, Simone Nogueira e Soraia Lúcia da Silva. A transmissão será pelo site do Icei Talks.

Lançamento de e-book Extensão PUC Minas

Está disponível o e-book Extensão PUC Minas: reconfiguração de saberes, fazeres e quereres, coletânea de trabalhos do Seminário de Extensão 2020.

Mestrado e doutorado: inscrições

Vários Programas de Pós-graduação stricto sensu estão com inscrições abertas para mestrado e doutorado e disciplinas isoladas. Confira.

Pesquisa compara processos de gentrificação em BH

Luciana Teixeira de Andrade, professora do Departamento de Ciências Sociais, coordena um grupo de pesquisa sobre gentrificação financiado pelo CNPq.

Processo Seletivo Simplificado: inscrições abertas

O Processo Seletivo Simplificado da PUC Minas, para ingresso em 2021, está com inscrições abertas, e o candidato pode optar por redação online, que deve ser agendada, ou nota do Enem. O resultado será divulgado em até 72 horas após a realização da redação ou 24 horas após a inscrição pela nota do Enem. Entre as novidades, são oferecidos mais de 20 novos cursos de bacharelado;  de graduação tecnológica com metodologia híbrida e a distância; e de presenciais.

Psicologia: #fapsicomvc retoma as atividades com palestra sobre saúde mental

A Faculdade de Psicologia retoma neste semestre as atividades do #fapsicomvc, projeto que disponibiliza remotamente conteúdos acadêmicos produzidos por docentes e discentes do curso sobre temas associados à Psicologia e à pandemia, como saúde mental e mercado de trabalho, entre outros. A palestra Saúde mental de universitários: entre escolhas e expectativas será ministrada pelas professoras Aline Aguiar Mendes e Mirele França Michalick-Triginelli nesta sexta-feira.

Publicada nova edição de revista da extensão

A nova edição da Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão foi publicada. O oitavo número traz quatro artigos, dois ensaios, seis relatos de experiência e uma entrevista.

Trabalho de iniciação científica premiado no 7º Prêmio Jovem Engenheiro

Trabalho de iniciação científica, desenvolvido no Programa de Iniciação Científica Voluntária Proppg, foi premiado durante o 31º Encontro Técnico Aesabesp. 

Topo

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa

(31) 3319-4917

|

imprensa@pucminas.br

|

www.pucminas.br

|

pucminasoficial