PUC Informa PUC Informa

18 a 21 de fevereiro de 2021

PUC Informa

Processo Seletivo Simplificado: qualidade e laboratórios de ponta nas engenharias

Os melhores cursos de Engenharia do Brasil, sendo 90% deles com nota 4 no CPC/MEC, o que significa altíssima qualidade; as mais variadas opções na área e 72 laboratórios de ponta, além de desfrutar de empregabilidade muito alta (primeiro e segundo lugares em pesquisas como o Ranking da Folha de S. Paulo) e currículo sempre atualizado com o mercado de trabalho. Esses são alguns dos diferenciais dos cursos de Engenharia da PUC Minas listados pelo diretor do Instituto Politécnico (Ipuc), professor Attenister Tarcísio Rego, que estão com inscrições abertas para ingresso neste ano de 2021 pelo Processo Seletivo Simplificado. São diversas opções nos vários campi e unidades da Universidade, cujas inscrições para ingresso ainda neste semestre podem ser feitas até o dia 8 de março.

O diretor do Ipuc acredita que em 2022 haverá muita evolução no Brasil na área da Engenharia, contrastando com a crise em que o país está inserido desde 2016. “O país não pode ficar parado, sem energia, infraestrutura, produção”, observa. “Sem Engenharia o país fica estagnado”. De acordo com ele, a Engenharia Civil já está se recuperando no Brasil, estimulando outras áreas da economia. “Vamos viver uma época boa a partir do segundo semestre deste ano, e quando esses alunos estiverem se formando, daqui a cinco anos, haverá mais estágios, empregos”, analisa o professor. “O profissional será muito bem aceito pelo mercado, será um profissional de sucesso”.

Entre os laboratórios do Ipuc, que reúne as engenharias da Universidade, destacam-se o SIMCenter, o Centro de Excelência em Simulação de Dinâmica e Segurança Ativa Veicular, com o que há de mais moderno em tecnologia. Outro destaque é o CPMEC, Centro de Pesquisa em Motores, Emissões e Combustíveis. Na Engenharia Aeronáutica, o curso dispõe de hangar real de companhia aérea, com simulador de voo. O Ipuc também dispõe do Microscópio Eletrônico de Varredura, um equipamento de altíssimo nível, dotado de tecnologia de ponta, permitindo ampliar uma imagem em até 50 mil vezes. O professor Attenister cita também laboratórios de controle, informática e redes com sistemas e equipamentos sempre atualizados, além dos laboratórios de análise em Engenharia Química e da Engenharia de Produção.

Em seus diversos campi e unidades, são ofertados os cursos de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Energia, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Aeronáutica e Engenharia de Produção, alguns em formato híbrido, com aulas presenciais e a distância.

 

Os cursos

Uma das boas opções é o Curso de Engenharia de Energia, ofertado no Campus Coração Eucarístico. Afinado com a atual realidade de crescente demanda energética, o curso forma profissionais habilitados à atuação tanto no meio acadêmico como em empresas, que atuam nos ramos de projetos, consultorias, implantação de sistemas de abastecimento energético, racionalização e modernização desses sistemas.

Já o Curso de Engenharia Civil contempla as várias áreas de atuação do engenheiro civil, que projeta e constrói edifícios, rodovias, ferrovias, pontes, viadutos, além de atuar em obras de drenagem, irrigação, saneamento urbano e rural. O Curso de Engenharia Civil é oferecido nas unidades do Barreiro, São Gabriel e Praça da Liberdade e também nos campi Coração Eucarístico e Poços de Caldas.

O Curso de Engenharia Elétrica forma um bacharel responsável, entre outras áreas, pela concepção e operação da geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Ele concebe, projeta, constrói e realiza a montagem, operação e manutenção de instalações de energia e industriais, além dos sistemas de medição e de controle, analisando as diversas alternativas tecnológicas e de custo final dos investimentos. O Curso de Engenharia Elétrica é oferecido nos campi Coração Eucarístico, Contagem e Poços de Caldas.

Com o olhar atento para  os desafios que o processo de desenvolvimento do Brasil apresenta, a PUC Minas oferece no Campus Coração Eucarístico também o Curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação. O curso forma profissionais capacitados para atuar no desenvolvimento, manutenção e gerenciamento de projetos de sistemas eletroeletrônicos, de sistemas computacionais dedicados, de automação e de comunicação, com ou sem fio, voltados para as áreas industriais, comerciais e residenciais. 

Por meio de uma formação abrangente e multidisciplinar, o Curso de Engenharia de Controle e Automação irá capacitar o aluno a atuar como um bacharel de sistemas de Controle e Automação, incluindo desde a concepção de processos, até a implementação, utilização e manutenção de sistemas automatizados. O bacharel de Controle e Automação articula os conhecimentos de engenharia, robótica, computação, tecnologia de informação e gerenciamento de projeto, o que o torna um profissional versátil.

O Curso de Engenharia Mecânica é oferecido nos campi Coração Eucarístico e Contagem e unidades Praça da Liberdade e São Gabriel. O bacharel em Engenharia Mecânica atua na área automotiva, aeronáutica, indústria de óleo e gás, mineração, siderurgia, energia, naval, projetos de equipamentos para variados setores da indústria e prestação de serviços. No Campus Coração Eucarístico o curso oferece, adicionalmente, linha de formação em Mecatrônica.

Oferecido nos turnos manhã e tarde, no Campus Coração Eucarístico, o Curso de Engenharia Química está ligado aos processos industriais em que diferentes matérias-primas são transformadas em produtos de maior interesse para a sociedade. O curso habilita profissionais para atuar na busca de soluções de problemas tecnológicos relevantes para a humanidade, direcionados a áreas vitais como água, alimentos, energia e ambiente.

Outra opção é o Curso de Engenharia Aeronáutica na Unidade São Gabriel, que tem como objetivo a formação de profissionais que poderão atuar tanto nos setores industriais de concepção do projeto de fabricação de aeronaves, quanto na área de gestão de serviços de manutenção e inspeção e gestão aeroportuária. O Curso conta com a estrutura de um hangar, com um jato executivo, simulador de voo e diversos laboratórios para testes, estudos e pesquisas, além de plataformas utilizadas na indústria.  

Também integra o Ipuc o Curso de Engenharia de Produção, oferecido nas unidades da Praça da Liberdade e Barreiro e também nos campi Coração Eucarístico, Betim e Poços de Caldas, além da modalidade híbrida pela PUC Minas Virtual. O curso forma um profissional versátil, que pode atuar em organizações manufatureiras, de construção, nas empresas de serviços, nas instituições e empresas públicas ou no próprio empreendimento. O bacharel em Engenharia de Produção é um profissional versátil e com formação para atender às necessidades de integração entre diferentes áreas de conhecimento dentro das organizações empresariais. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas pela internet.

Mais informações sobre os cursos da PUC Minas pelo telefone (31) 3319-4444 e pelo pucminas.br.

:: Volta ::

Agenda stricto sensu

Veja as defesas de teses e dissertações programadas para esta semana.

Atualize seus dados no Sistema de Gestão Acadêmica (SGA)

Para que você tenha acesso aos e-mails institucionais, comunicados, informações acadêmicas, como formaturas, eventos e oportunidades promovidos pela PUC Minas, é preciso manter seus dados sempre atualizados no Sistema de Gestão Acadêmica (SGA). Acesse o SGA, clique em Cadastro > Dados Cadastrais e confira se seu endereço, telefone e e-mail estão atualizados. Caso não estejam, atualize-os e fique por dentro de tudo o que acontece na Universidade.

Clínica-escola de Psicologia: serviço de apoio ao desenvolvimento acadêmico

A Clínica-escola de Psicologia do Campus Poços de Caldas abriu inscrições, até 22 de março, para o Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Acadêmico. 

Covid-19: PUC cria Observatório da Saúde para análise e monitoramento da difusão da doença em BH

A PUC Minas está criando o Observatório da Saúde, que tem uma equipe multidisciplinar para a Análise e Monitoramento da difusão e dos fatores espaciais correlatos à Covid-19 em Belo Horizonte. O Observatório é financiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação, por meio de sua Coordenação de Pesquisa.

Direito: grupo de estudos e pesquisas

Estão abertas as inscrições para diversos Grupos de Estudos e Pesquisas do Curso de Direito da Unidade Praça da Liberdade. Qualquer aluno do Curso de Direito pode se inscrever.

Funcionamento dos setores administrativos

Como medida para conter os riscos de contágio pelo novo coronavírus, os setores da Universidade funcionam em horários reduzidos, outros em home office e alguns estão fechados durante o Regime Letivo Remoto.  Como entrar em contato com os setores neste período

II Prêmio de Trabalhos Científicos de Graduação da Unidade São Gabriel

Estão abertas, até 28 de fevereiro, as inscrições para a segunda edição do Prêmio de Trabalhos Científicos de Graduação da Unidade São Gabriel. 

Mestrado e doutorado: inscrições abertas

Vários Programas de Pós-graduação estão com inscrições abertas para mestrado e doutorado e disciplinas isoladas. Confira.

Obra do professor Cartelle no Programa Nacional do Livro Didático

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) adquiriu 50,5 mil exemplares do livro  Os Meninos da Planície, de  Cástor  Cartelle Guerra. 

Poços: pós-graduação Cooperação Internacional de Atores Subnacionais


O Curso de Relações Internacionais do Campus Poços de Caldas lançou este ano a pós-graduação Cooperação Internacional de Atores Subnacionais, com duração de dois anos. As aulas estão previstas para os sábados, das 8h às 12h20 e 13h30 às 17h50 (dez horas-aula). São 30 vagas. A carga horária é de 432 horas. As inscrições estão abertas até 22 de fevereiro. O investimento é de 24 parcelas de R$395.

Poços: retorno do atendimento do Centro Veterinário

O Centro Veterinário do Campus Poços de Caldas já retornou com os atendimentos ao público. As consultas podem ser agendadas pelo telefone ou WhatsApp (35) 3729-9283.  

Pós-graduação lato sensu: inscrições abertas

Com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação, o IEC PUC Minas oferece mais de 600 cursos nas modalidades online e presencial. 

Processo Seletivo Simplificado: inscrições

O Processo Seletivo Simplificado está com inscrições abertas, e o candidato pode optar por redação online, que deve ser agendada, ou nota do Enem.

Racismo Recreativo: relações entre humor e estereótipos

O #fapsicomvc-aovivo, desta sexta, 19, terá como convidado o professor Adilson José Moreira, que falará, junto com a professora Mara Marçal, sobre Racismo Recreativo.

Topo

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa

(31) 3319-4917

|

imprensa@pucminas.br

|

www.pucminas.br

|

pucminasoficial