PUC Informa PUC Informa

22 a 28 de fevereiro de 2021

PUC Informa

Campus Poços de Caldas participa de projeto pioneiro em mobilidade elétrica

A PUC Minas Poços de Caldas está inserida em um projeto inovador, que vai proporcionar aos habitantes daquele município mais qualidade de vida e incentivar a sustentabilidade por meio da mobilidade elétrica. O Poços + Inteligente visa trazer para a cidade eletropostos, bicicletários e pesquisas em sistemas de mobilidade menos poluentes, entre outras ações. Além do Campus, o projeto conta com a prefeitura municipal, o Departamento Municipal de Energia (DME) e o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas).

O projeto foi idealizado de forma conjunta pela PUC Minas Poços de Caldas e a IFSuldeMinas, e submetido a um chamamento público da DME por projetos sobre mobilidade elétrica. “Foram 12 propostas recebidas e nós fomos os vencedores. Depois disso, a equipe foi a Brasília apresentar o projeto para uma comissão avaliadora composta por mais de 15 membros de diferentes ministérios e agências reguladoras. O projeto ficou entre os 30 aprovados de todo o Brasil”, explica Fabiano Costa Teixeira, professor do Curso de Ciência da Computação e coordenador de Projeto e Desenvolvimento na iniciativa, representando a PUC Minas.

Mesmo com as adversidades geradas pela pandemia, algumas ações já saíram do papel durante o primeiro ano de desenvolvimento do projeto, como a aquisição de um carro elétrico, três carregadores de veículos elétricos e três eletropostos, que já foram instalados no DME para o andamento das pesquisas. Além dos estudos relacionados ao carro elétrico e aos eletropostos, o projeto Poços + Inteligente também desenvolverá pesquisas envolvendo bicicletas elétricas. Já foram adquiridos três bicicletários eletrônicos, de 20 vagas cada um, e 30 bicicletas elétricas e com rastreadores.

A previsão da equipe é a de que tanto os eletropostos quanto os bicicletários estejam prontos para uso até o final deste primeiro semestre de 2021. A princípio, os eletropostos e bicicletários serão utilizados para as pesquisas do projeto. Mas a ideia é expandir o uso, de forma gratuita, para a população em geral. Por meio de um aplicativo de celular, o público poderá solicitar o empréstimo das bikes. Os habitantes e turistas de Poços de Caldas também poderão recarregar seus carros elétricos de forma gratuita durante a vigência do projeto. O aplicativo para empréstimo das bicicletas está sendo desenvolvido, de forma conjunta, por professores, bolsistas de iniciação científica e uma empresa criada por ex-alunos da Universidade.

Os estudos serão realizados tanto no IFSuldeMinas quanto na PUC Minas. O projeto terá à disposição, inclusive, um laboratório compartilhado de mobilidade elétrica, localizado na PUC Minas. As pesquisas em mobilidade elétrica terão objetivos diversos, entre eles, o estudo dos impactos na rede da DME; o desenvolvimento e integração do sistema de recarga e compartilhamento de veículo elétrico (VE) e bicicletas; a criação de protótipo de monitoramento de perfil de motorista e autonomia do VE e propostas de alterações regulatórias. Na etapa final do projeto, as instituições de ensino participantes também poderão ofertar cursos de curta duração sobre sistemas de recarga elétrica e sistema regulatório.

Para Fabiano, este é o início de uma grande mudança da mobilidade do país, um processo que está apenas começando. “Temos particularidades que levam a desafios que precisam ser vencidos. A ciência é o caminho para isso e a inovação faz parte do dia a dia da PUC Minas. Ficamos muito felizes com esse momento porque temos certeza que nossa pesquisa contribuirá de forma efetiva para a utilização de carros elétricos no Brasil”, afirma o professor.

Participação da PUC Minas

Além do professor Fabiano, mais oito professores, seis alunos bolsistas de iniciação científica - dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito, Engenharia Elétrica e Publicidade e Propaganda -  e funcionários de diversos setores do Campus participam da iniciativa, formando uma equipe multidisciplinar que desenvolve diversas atividades. São elas: Criação do dispositivo eletrônico que realiza a leitura de dados do veículo elétrico e envia para a Nuvem;

Criação de modelo de aprendizado de máquina para prever a autonomia do veículo elétrico em função de dados de contexto como: relevo do trajeto, pressão dos pneus, ar condicionado, abertura de vidros e velocidade;

Desenvolvimento do aplicativo de gerenciamento de serviços de compartilhamento de bicicletas elétricas;

Desenvolvimento do sistema de rastreamento de bicicletas e carros elétricos;

Desenvolvimento do aplicativo de recarga do veículo elétrico;

Desenvolvimento de sistema que permite o pagamento pelo uso dos serviços de mobilidade por meio de créditos de geração de energia fotovoltaica;

Desenvolvimento de aplicativo para compartilhamento de veículos elétricos;

Criação e desenvolvimento de modelo de precificação para serviços de mobilidade elétrica;

Criação da identidade visual do projeto, bem como seus respectivos serviços e produtos;

Criação de campanhas publicitárias sobre o projeto e produtos;

Criação de propostas de alterações regulatórias;

Criação de projetos arquitetônicos, considerando o respeito e a valorização do patrimônio histórico da cidade.

:: Volta ::

#fapsicomvc – ao vivo: Envelhecimento

O próximo fapsicomvc – ao vivo discutirá o  Envelhecimento: a vida individual e coletiva em perspectiva, nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, às 17h. 

Agenda stricto sensu

Confira as defesas de teses e dissertações programadas para esta semana.

Atualize seus dados no Sistema de Gestão Acadêmica (SGA)

Para que você tenha acesso aos e-mails institucionais, comunicados, informações acadêmicas, como formaturas, eventos e oportunidades promovidos pela PUC Minas, é preciso manter seus dados sempre atualizados no Sistema de Gestão Acadêmica (SGA).

Acesse o SGA, clique em Cadastro > Dados Cadastrais e confira se seu endereço, telefone e e-mail estão atualizados. Caso não estejam, atualize-os e fique por dentro de tudo o que acontece na Universidade.

Dia D: sábado é oportunidade única para quem quer iniciar graduação na PUC Minas

Este sábado, 27 de fevereiro, é oportunidade única para aqueles que perderam o Enem 2020, mas querem iniciar uma graduação na PUC Minas ainda neste 1º semestre. Através de videoconferência, os interessados irão conhecer um pouco mais sobre os cursos dos campi/unidades, assistir a uma apresentação dos coordenadores dos cursos. Da inscrição à matrícula, o interessado poderá fazer tudo no mesmo dia. 

Extensão: inscrições abertas para a Seleção Ampliada

Abertas, até 28 de fevereiro, as inscrições para a seleção ampliada de alunos para preenchimento de vagas na extensão universitária para o primeiro semestre de 2021. 

Funcionamento dos setores administrativos

Como medida para conter os riscos de contágio pelo novo coronavírus, os setores da Universidade funcionam em horários reduzidos, outros em home office e alguns estão fechados durante o Regime Letivo Remoto.  Como entrar em contato com os setores neste período

Icei Talks #carreira: Desafio Microsoft Learn

A próxima conferência do Icei Talks 2021 será nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, sobre Icei Talks #carreira: Desafio Microsoft Learn. 

II Prêmio de Trabalhos Científicos de Graduação da Unidade São Gabriel

Estão abertas, até este domingo, 28 de fevereiro, as inscrições para a segunda edição do Prêmio de Trabalhos Científicos de Graduação da Unidade São Gabriel.

Inscrições para Crisma Universitária PUC Minas 2021

Inscrições para a Crisma Universitária PUC Minas 2021, oportunidade para os não crismados, batizados ou não receberem a Primeira Eucaristia.

Mestrado e doutorado: inscrições

Vários programas de pós-graduação stricto sensu estão com inscrições abertas para mestrado e doutorado e disciplinas isoladas.

Pós-graduação lato sensu: inscrições abertas

Com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação, o IEC PUC Minas oferece mais de 600 ofertas nas modalidades online e presencial. 

Processo Seletivo Simplificado: inscrições

O Processo Seletivo Simplificado da PUC Minas, para ingresso em 2021, está com inscrições abertas, e o candidato pode optar por redação online ou nota do Enem. 

Processo Seletivo Simplificado: qualidade e laboratórios de ponta nas engenharias

Os melhores cursos de Engenharia do Brasil, sendo 90% deles com nota 4 no CPC/MEC, o que significa altíssima qualidade; as mais variadas opções na área e 72 laboratórios de ponta, além de desfrutar de empregabilidade muito alta (primeiro e segundo lugares em pesquisas como o Ranking da Folha de S. Paulo) e currículo sempre atualizado com o mercado de trabalho. Esses são alguns dos diferenciais dos cursos de Engenharia da PUC Minas listados pelo diretor do Instituto Politécnico (Ipuc), professor Attenister Tarcísio Rego, que estão com inscrições abertas para ingresso neste ano de 2021 pelo Processo Seletivo Simplificado. São diversas opções nos vários campi e unidades da Universidade, cujas inscrições para ingresso ainda neste semestre podem ser feitas até o dia 8 de março.

Topo

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa

(31) 3319-4917

|

imprensa@pucminas.br

|

www.pucminas.br

|

pucminasoficial