|
Nesta semana, continuam as aulas inaugurais deste semestre dos cursos da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA). Com a pergunta Propaganda tem Futuro?, a aula inaugural do Curso de Publicidade e Propaganda, turno manhã, será nesta terça-feira, 23 de março. Já no dia 24, na quarta, o Curso de Cinema e Audiovisual terá a aula inaugural com o tema A Arte Queerdo Fracasso: cinema, teoria queer e neoliberalismo. Às 19h, os cursos de Relações Públicas e de Publicidade e Propaganda, turno noite do Campus Coração Eucarístico, realizam a aula inaugural A Comunicação de Fato Social: humanizada e vetor de transformações de impacto positivo. A transmissão, ao vivo, será pelo YouTube.
As atividades integram as comemorações dos 50 anos da Faculdade. As aulas inaugurais dos cursos de Relações Públicas e a de Publicidade e Propaganda do turno noite ainda serão divulgadas. Na última semana aconteceram as de Jornalismo manhã e Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Unidade São Gabriel.
Com a pergunta Propaganda tem Futuro?, a aula inaugural do Curso de Publicidade e Propaganda, turno manhã, será nesta terça-feira, 23 de março, às 8h50. O palestrante é Eduardo Simon, CEO da DPZ&T.
Eduardo Simon tem mais de 20 anos de experiência em atendimento de grandes contas como Ambev, McDonald's (Brasil e 18 países da América Latina), Natura (Brasil e cinco países da América Latina), Renault, BRFoods, RedBull, Petrobras, Vivo e Itaú, entre outras. Ex-sócio e COO da Taterka, Simon é formado em Propaganda e Marketing e pós-graduado em Administração de Empresas. Em 2009 e 2012 foi um dos indicados ao prêmio Caboré na categoria Profissional de Atendimento do ano e em 2016 e 2019 concorreu na categoria Dirigente ou Empresário da Indústria da Comunicação.
Já na quarta-feira, 24 de março, o Curso de Cinema e Audiovisual terá a aula inaugural com o tema A Arte Queerdo Fracasso: cinema, teoria queer e neoliberalismo. A atividade será às 15h20, e a palestrante será Helena Vieira.
Helena Vieira é pesquisadora, transfeminista, escritora e dramaturga. Fez parte do projeto premiado pela Focus Foundation na categoria Artes Cênicas "Brazil Diversity”, em Londres, com a peça “Ofelia, the fat transexual”. Desenvolveu, junto ao Laboratório de Criação do Porto Iracema das Artes, pesquisa dramatúrgica intitulada “Onde estavam as travestis durante a Ditadura?”. Foi consultora na novela a Força do Querer. Estudou Gestão de Políticas Públicas na Universidade de São Paulo (USP). Foi colunista da Revista Fórum e contribuiu com diversos meios de comunicação como o Huffpost Brasil, Revista Galileu (matéria de capa sobre transexualidade), Cadernos Globo (Corpo: Artigo Indefinido), Revista Cult e Blog Agora É que São Elas da Folha de S. Paulo. Recentemente, foi co-autora dos livros “História do Movimento LGBT”, organizado por Renan Quinalha e James Green, “Explosão Feminista”, organizado por Heloísa Buarque de Holanda, “Tem Saída? Ensaios Críticos sobre o Brasil”, organizado por Rosana Pinheiro Machado, e “Ninguém Solta a Mão de Ninguém: Um manifesto de resistência”, da editora Clarabóia. Foi assessora parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, atuando com Direitos Humanos, LGBTs, Saúde Mental e Idosos. E, atualmente, é assessora para a Cultura da Diversidade na Escola Porto Iracema das Artes.
Já nesta quarta, às 19h, os cursos de Relações Públicas e de Publicidade e Propaganda, turno noite do Campus Coração Eucarístico, realizam a aula inaugural do semestre, ministrada pela professora Rozália Del Gáudio, com o tema A Comunicação de Fato Social: humanizada e vetor de transformações de impacto positivo.
É possível fazer Comunicação agregadora, que esteja a serviço das pessoas e contribua com a transformação social? Para a doutora em Ciências Sociais Rozália Del Gáudio, sim, é possível. Nessa perspectiva, é importante refletir sobre a contemporaneidade, marcada pelo distanciamento social e a proliferação das fakenews, que provocam mais tensionamento nas relações, e os profissionais de comunicação, que são cada vez mais demandados a atuar como facilitadores de interações mais efetivas.
Rozália Del Gáudio é doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne, onde também obteve o Master em Sociologia e Antropologia; mestre em Administração de Empresas e graduada em Comunicação Social pela UFMG. Com grande experiência no campo da comunicação em organizações como C&A e McDonald´s, atualmente é diretora de Comunicação e Sustentabilidade na Localiza e professora no MBA de Gestão da Comunicação da Aberje/Eseg.
| |