PUC Informa PUC Informa

1º a 7 de dezembro de 2014

PUC Informa

Aplicativo possibilita conhecer o museu

O Museu de Ciências Naturais e o Programa de Pós-graduação em Geografia – Tratamento da Informação Espacial lançam o aplicativo Museu Interativo PUC Minas, que está disponível na Play Store, para plataforma Android. Com ele, é possível conhecer em detalhes cada uma das peças das exposições permanentes do museu, como da Archosauria (antiga Era dos Répteis), Peter W. Lund, O Cerrado, Pleistoceno, Fauna Exótica e Vida na Água. São fotos e descrição de cada uma das peças e sons das aves que compõem a exposição Archosauria, do 1º andar.

No aplicativo, há também a seção Guia do Lineu, que leva o nome do mascote do museu, na qual está disponível o QR Code, que possibilita ao interessado, no momento da visita física ao espaço, através de smartphones, acessar mais informações sobre cada uma das peças.

O aplicativo foi totalmente desenvolvido por três alunos da PUC Minas, sob a supervisão dos professores Henrique Paprocki e Sandro Laudares, do Programa de Pós-graduação. A ideia do aplicativo nasceu a partir da atuação da estudante Isabella Moreira, do 5º período de Ciências Biológicas do campus Coração Eucarístico, como monitora do Setor de Educação do museu, que ficou responsável pelo conteúdo e fotos do aplicativo. Pela parte do desenvolvimento da programação do aplicativo, ficaram responsáveis os alunos do Curso de Sistemas de Informação do núcleo em Betim Elias Basto e Pedro Rocha, respectivamente do 6º e 8º períodos. Ao acompanhar os visitantes, Isabella percebeu que o público jovem se dispersa durante as explicações na visita guiada.

Mas os professores alertam que o aplicativo não substitui, obviamente, a visita in loco, ou seja, as informações do aplicativo e as do QR Code são complementares, já que presencialmente estão disponíveis muito mais detalhes das peças do que as inseridas no aplicativo.

A expectativa dos professores é que 70% dos visitantes diários do museu baixem o aplicativo, que tem o tamanho de 11 megas. Um próximo passo será a inserção de vídeos e o uso da tecnologia Beacon, que permite uma microlocalização, espécie de um GPS para um determinado espaço fechado, como o museu.​

"É gratificante ver uma ideia sendo construída, colocada em prática junto com os colegas de Sistemas de Informação", diz a monitora Isabella. O professor Henrique Paprocki ressalta a contribuição do aplicativo para a educação, como importante ferramenta para a ciência, e a possibilidade de o QR Code ler informações detalhadas de cada uma das espécies de uma coleção.   Para o professor Sandro Laudares, evidencia a aplicação prática do trabalho dos alunos de Sistemas de informação, inovação que deixa os estudantes mais animados, diz.

A ideia do aplicativo do Museu Interativo PUC Minas já rendeu outros frutos. De acordo com o professor Sandro Laudares, todo o caminho da Estrada Real, em Minas Gerais, fará parte do projeto Caminho Religioso da Estrada Real (sigla Crer), que desenvolverá, a partir de 2015, o QR Code para cada bem patrimonial da Igreja Católica, disponibilizando informações aos visitantes in loco nessas cidades, que utilizarem seus smartphones para obter mais detalhes sobre cada um dos bens católicos, como artes sacras, igrejas, entre outros.

:: Volta ::

8ª edição do Seminário do Pibid

O VIII Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência continuará nesta segunda e quarta-feira, 1º e 3 de dezembro, no campus Coração Eucarístico.

Workshop sobre trabalho docente

O I Workshop sobre Trabalho Docente, Formação/Profissionalização de Professores acontecerá de quarta a sexta-feira, 3 a 5 de dezembro, no campus Coração Eucarístico.

Agenda stricto sensu

Confira as datas das defesas de teses e dissertações.

Artigo sobre borboletas e mariposas da Serra do Espinhaço

O professor Henrique Paprocki, do Laboratório de Herpetologia do Museu de Ciências Naturais e do Programa de Pós-graduação em Geografia – Tratamento da Informação Espacial, publicou artigo científico na revista Pensoft, reconhecida internacionalmente. O trabalho apresenta a classe das lepidópteras (borboletas e mariposas) originárias da Serra do Espinhaço.

Autoconhecimento para professores e funcionários do Coração Eucarístico

Em 2015, com apoio da Adpuc, será oferecida pela Casa dos Professores (prédio 61, campus Coração Eucarístico) nova atividade para professores e funcionários do campus: um grupo de estudos de Pathwork. Trata-se de uma metodologia que visa o autoconhecimento como caminho de crescimento espiritual.

Calendário acadêmico e administrativo de 2015

Já está disponível para consulta o calendário acadêmico e administrativo do ano que vem, no Portal PUC Minas, seção "Direto ao Assunto", na lateral superior direita.

Campanha da Solidariedade arrecada donativos

Promovida todos os anos pela Pastoral PUC Minas, a Campanha da Solidariedade acontece até dezembro na Universidade. A campanha incentiva a comunidade acadêmica para a realização de ações sociais e solidárias. Alunos, professores e funcionários poderão doar alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza em geral, roupas e brinquedos.

Capacitação para o trabalho de pessoas com deficiência

As inscrições para os cursos gratuitos de Capacitação para o Trabalho de Pessoas com Deficiência estão abertas até 19 de dezembro. Os cursos serão ofertados no primeiro semestre de 2015. O objetivo é capacitar pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, prioritariamente de baixa renda, para a inclusão no mercado de trabalho.

Cefap: Curso Intensivo de Teologia

O Centro de Formação de Agentes de Pastoral (Cefap), do Anima PUC Minas – Sistema Avançado de Formação –, realiza, de 19 a 29 de janeiro de 2015, mais uma jornada do Curso Intensivo de Teologia (CIT), de segunda a sexta e aos sábados, destinado a agentes pastorais, professores, religiosas e religiosos e a todos que desejam aprofundar-se na fé cristã ou com ela dialogar.

Celebração eucarística de preparação para o Natal

A missa de preparação para o Natal será realizada no dia 19 de dezembro, às 9h, no auditório 3 do prédio 43, campus Coração Eucarístico. A celebração será presidida pelo grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Os participantes poderão levar doações para a Campanha da Solidariedade.

Crise da Democracia: aluno recebe menção honrosa no Conpedi

O aluno do Programa de Pós-graduação em Direito Thiago Bao Ribeiro recebeu uma menção honrosa pela comissão científica de pôsteres do XXIII Congresso Nacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Conpedi), realizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em novembro.

Escola de Teatro: 28ª Mostra de Trabalhos de Final de Curso

Até 13 de dezembro, a Escola de Teatro PUC Minas está apresentando a 28ª Mostra de Trabalhos de Final de Curso. Os espetáculos são apresentados às 20h30, no Espaço Cultural da Escola, campus Coração Eucarístico, prédio 20 (acesso 9 pela av. 31 de Março), bairro Coração Eucarístico, em Belo Horizonte. O ingresso é um quilo de alimento não perecível.

Fórum Nacional de Extensão

Os professores Wanderley Chieppe Felippe e Luciana Costa, da Pró-Reitoria de Extensão, participaram do XXI Encontro Nacional e da XVI Assembleia Nacional do Forext (Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária), realizados nos dias 24 e 25 de novembro, em Campinas (SP), na Universidade Mackenzie.

I Simpósio do Grupo de Estudos de Língua de Sinais e Cognição

A professora do Departamento de Letras Denise Queiroz Novaes, do Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Assistiva: Libras e Braille, apresentará trabalho no I Simpósio do Grupo de Estudos de Língua de Sinais e Cognição - LiSCo 2014, promovido pelo Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Inscrições para cursos da Escola de Teatro

A Escola de Teatro oferece curso para adultos, crianças e adolescentes nas modalidades Cursos Profissionalizantes e Cursos de Curta Duração. As inscrições estarão abertas de 15 de dezembro a 30 de janeiro, pela internet ou na secretaria da Escola (prédio 20, campus Coração Eucarístico - acesso 9 - avenida 31 de março).

Inscrições para pós-graduação presencial e a distância

Nesta semana, estarão com inscrições abertas mais de 200 cursos de pós-graduação lato sensu presencial - master e especialização - e a distância, além do Programa de Desenvolvimento Profissional. Para os cursos presenciais, as inscrições podem ser feitas a partir desta segunda, dia 1º, e, para as ofertas a distância, a partir desta quarta, dia 3.

Lançamento do livro Coração Incendiário

Nesta quinta-feira, 4 de dezembro, às 19h30, a professora Francirene Gripp lançará o livro Coração Incendiário (Editora Pragmatha), uma coletânea de poemas, na Galeria de Arte do PIC (rua Cláudio Manoel, 1.185, bairro Funcionários, em Belo Horizonte). Mestre em Estudos Literários pela UFMG, a autora atualmente leciona leitura e produção de textos na PUC Minas.

Natal do Beira Linha na PUC Minas

Na manhã de 17 de dezembro, a Unidade São Gabriel recebe  650 crianças de instituições beneficentes de comunidades da região conhecida por Beira Linha.

Participação em congresso de Psicologia

Alunos do Curso de Psicologia e extensionistas, psicólogo e funcionário da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e professora do Curso de Psicologia e coordenadora de Acompanhamento de Projetos Pedagógicos e Publicações da Proex, participaram do IV Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, realizado entre os dias 19 e 23 de novembro, em São Paulo/SP.

Professoras publicam artigo em coleção sobre envelhecimento

As professoras Natália de Cássia Horta, Gisele Fráguas, Juliana Ladeira Garbaccio e Anna Cristina Pegoraro de Freitas tiveram capítulo publicado no segundo volume da Coleção Envelhecimento: saberes e vivências, da Editora Unijuí, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Projeto de extensão no Barreiro recebe o ex-capitão Gilberto Silva

Nesta terça-feira, 2 de dezembro, às 14h, o pentacampeão mundial pela seleção brasileira de futebol Gilberto Silva será o destaque de encerramento do projeto de extensão Inter-redes PUC Minas no Barreiro, que acontecerá no auditório do prédio 5. Gilberto Silva ainda participará de uma mesa-redonda.

Projeto é aprovado no Probral

O projeto Direitos Humanos: uma argumentação jusfilosófica complexa, coordenado pelo professor Júlio Aguiar de Oliveira e que tem como integrante o professor Alexandre Travessoni Gomes Trivisonno, ambos do Programa de Pós-graduação em Direito, foi aprovado no Probral – Programa de Cooperação Acadêmica entre Brasil e Alemanha, mantido pelo DAAD e pela Capes/MEC.

Seminário sobre Monitoramento e Avaliação em Porto Alegre

O professor Marcos Roberto do Nascimento e Glaucineide Porto, integrantes da Coordenação de Monitoramento e Avaliação da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), participaram do VI Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA), realizado entre os dias 19 e 21 de novembro, em Porto Alegre, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Vestibular: matrículas dos aprovados

Os aprovados em primeira chamada ao Vestibular, tanto pelo sistema de provas quanto pela média da nota no Enem, farão matrícula nesta segunda e terça, 1º e 2 de dezembro.

Topo

Transferência externa e obtenção de novo título

Informativo eletrônico produzido pela Assessoria de Imprensa

(31) 3319-4917

|

imprensa@pucminas.br

|

www.pucminas.br

|

pucminasoficial