XI Seminário de Extensão Universitária
ÉTICA E SUSTENTABILIDADE:
compromissos da extensão universitária
15 e 16 • setembro • 2016


Apresentação

A Pró-Reitoria de Extensão da PUC Minas promove o XI Seminário de Extensão Universitária cujo tema é Ética e Sustentabilidade: compromissos da extensão universitária. A temática emerge dos anseios, reflexões e debates no transcurso da vivência de extensão das contradições entre os avanços econômicos, sociais, culturais e cientifico-tecnológicos, e a persistência das desigualdades, injustiças sociais, e práticas predatórias dos recursos naturais que impedem o desenvolvimento de uma vida digna.

Vivenciamos o mais longo período democrático da história republicana, com o fortalecimento da sociedade civil, mas com uma grave crise política e institucional. Possuímos um sistema produtivo e econômico complexo, dinâmico e integrada ao sistema mundial, mas com padrões de desenvolvimento degradantes do ponto de vista ambiental e humano. Produzimos arte, ciência e tecnologia “de ponta”, em diversas áreas de conhecimento, mas ainda não conseguimos garantir o amplo acesso dos mais pobres a essas produções. O Estatuto das Cidades, o da Criança e do Adolescente, e o da Igualdade Racial foram conquistas importantes dos movimentos sociais organizados, mas cuja implementação não tem ocorrido a contento. Observamos o aumento das taxas de escolaridade da população, inclusive com melhoria do acesso ao ensino de nível superior, entretanto persistem a baixa qualidade do ensino, as altas taxas de analfabetismo funcional e de evasão de jovens do ensino médio. As cidades ainda não se configuraram como territórios para a promoção da vida e da dignidade, por causa das desigualdades na implementação das políticas públicas de saneamento, habitação, transporte, saúde, cultura, lazer e segurança.

Neste cenário, entra em cena a práxis da extensão universitária. Concebida como um “processo educativo, cultural, científico e político destinado a promover a interação transformadora da Universidade com outros setores da sociedade” (Artigo 2, do Regulamento da PROEX, 2015), a extensão universitária, articulada ao ensino à pesquisa, fomenta a reflexão e o debate crítico visando o bem comum. O pensar e o fazer extensionista exigem o diálogo e a interação dialógica entre a comunidade acadêmica, representada pelos professores, alunos e funcionários, e os demais setores da sociedade, para alavancar uma nova ordem Ética e Sustentável.

Ética, porque deve ser orientada para construção de valores e princípios que referenciem as mentalidades e as ações coletivas, sem as quais não é possível vislumbrar a promoção do bem comum. O pressuposto da Ética entendida como reciprocidade, coletividade, alteridade e responsabilidade estabelece uma plataforma para a extensão universitária em prol do compromisso da Universidade em se “instaurar uma aliança pela ética relacional a partir de um empenho para a justiça”.

Sustentável, pois a Universidade, em sua atuação extensionista junto a outros setores da sociedade, tem como missão a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática, preparada para o uso consciente dos recursos culturais e naturais existentes, para que estejam disponíveis também às futuras gerações.

No contexto das questões acima, a Pró-Reitoria de Extensão da PUC Minas convida a todos para o compartilhamento de experiências e aprendizados da Extensão Universitária, em interface com o Ensino e a Pesquisa, no que se refere à Ética e à Sustentabilidade, valores estes necessários para a promoção da dignidade humana, da preservação do meio ambiente e do bem comum.

Comissão de Organização Geral
XI Seminário de Extensão Universitária
PUC Minas
2016

:: Voltar