Programação
    Horário Evento
8h50 às 10h30

Oficina

Dicas e Cuidados com o Trabalho em Home Office
Sala Virtual
Proponente: ICBS
Público-alvo: Público interno e externo

Resumo:

A oficina abordará aspectos ergonômicos e cuidados gerais com a saúde em tempos de Home office. Também apresentará dicas para melhorar a postura no ambiente de trabalho, minimizando o cansaço e as dores.

Márcia Colamarco Ferreira Resende
Graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas, especialista em Ortopedia e Traumatologia, mestre em Saúde Pública/Saúde e Trabalho pela Universidade Federal do Estado de Minas Gerais e doutoranda em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo. É professora dos cursos de Fisioterapia e Engenharia de Produção da PUC Minas e responsável pela Coordenação de Acompanhamento de Projetos Pedagógicos da Pró-reitoria de Extensão pela mesma Universidade.

Ricardo Cobério Lery Santos
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Formação Pedagógica Docente pelo CEFET, em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral, em Administração de Sistemas de Informação pela Una, e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Geral. Atualmente é professor assistente da Universidade Salgado de Oliveira e da PUC Minas, com experiência na área de Engenharia Civil e Engenharia de Produção, com ênfase em Sistemas de Produção, especificamente Ergonomia e Organização do Trabalho associado à Gestão de Processos.

13h30 às 15h10

Oficina

Empreendedorismo Colaborativo - empreendendo os saberes, fazeres e quereres.
Sala Virtual
Proponente: ICEG
Público-alvo: Alunos, professores e pessoas da comunidade que tem interesse em empreender.

Resumo:

Com a pandemia da Covid-19, algumas pessoas se viram obrigadas a repensar sua vida profissional. Nesse contexto, empreender e/ou abrir o próprio negócio apresenta-se como alternativa. Nesta oficina, aprenda como transformar uma ideia em um projeto empreendedor e implementá-lo.

Osvaldo Maurício de Oliveira
Graduado pela PUC Minas, especialista em Gestão Estratégica em Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Administração pela PUC Minas. Atualmente é coordenador do curso de Administração da PUC Betim, coordenador de cursos de especialização lato sensu em Gestão de Negócios do Instituto de Educação Continuada (IEC PUC Minas) e coordenador do programa de extensão IDEIAS (Incubadora de Desenvolvimento Econômico com Inovação Ambiental e Social). É consultor em Gestão Estratégica e Financeira de Negócios pela empresa ORITUS. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças e no Terceiro Setor (Economia Solidária)

17h10 às 18h50

Painel

O Desafio no Gerenciamento dos Resíduos Eletrônicos. 
Sala Virtual
Proponente: IPUC
Público-alvo: Público interno (estudantes de Ciências Biológicas, Engenharia, Arquitetura e Urbanismo e demais interessados) e externo

Resumo:

Este painel visa apresentar os principais desafios no gerenciamento dos resíduos eletrônicos na atualidade, focando na logística reversa e na responsabilidade de fabricantes e importadores, assim como no papel fundamental do cidadão na promoção da segregação destes resíduos na origem e na sua devolução, para as lojas e/ou descarte em Postos de Entrega Voluntária (PEVs).

Geraldo Tadeu Rezende Silveira
Professor dos cursos de Engenharia da PUC Minas e pós-doutor em Engenharia pela North Carolina State University.

17h10 às 18h50

Roda de conversa

Adolecentes e Medidas Socioeducativas: desafios em tempos de Covid-19
Sala Virtual
Proponente: FAPSI
Público-alvo: Público interno e externo

Resumo:

A roda de conversa objetiva discutir como estão sendo efetivadas as medidas socioeducativas em tempos de Covid-19 e os desafios vividos pelos adolescentes atualmente no Brasil.

Cristina Campolina Vilas Boas
Graduada em Psicologia pela PUC Minas, mestre em Psicologia pela Universidade de Paris VIII e doutora em Ciências da Saúde pela UFMG, na área de concentração em Saúde da Criança e do Adolescente. É professora da Faculdade de Psicologia da PUC Minas e coordenadora do projeto de extensão Laços. .

Natália Silva Colen
Graduada em Psicologia pela PUC Minas, especialista em Políticas Públicas e mestre em Educação, ambas pela UFMG. Analista de Políticas Públicas do Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto do CRES/PBH.

Fernando Junio Cardoso Duarte
Estudante do 7º período de Psicologia da PUC Minas. É extensionista no projeto de extensão Laços, tendo também participado voluntariamente de ações do Instituto Rondon Minas. Pesquisadora de Iniciação Cientifica e Tecnológica, com o tema Envelhecimento e Memória: história de idosos LGBTI+ de Belo Horizonte.

Camila Gerarda Sofía Garro Gálvez
Cursando o 7° e 8° períodos de Psicologia da PUC Minas. Extensionista no projeto de extensão Laços. Foi monitora do Laboratório de Análise Comportamental e, atualmente, é pesquisadora do PROBIC com o tema Empregadas Domésticas no Brasil: vivências, aspectos legais e relações sociais-afetivas no trabalho.

19h às 19h15                           

Apresentação cultural

Voz e violão
Sala Virtual
Proponente: PROEX
Público-alvo: Público interno e externo

Resumo:

Voz e violão antecedem a Conferência de Abertura, trazendo um pouco de arte e cultura para amenizar o isolamento social.

Apresentação Tom de Minas

19h15 às 19h30

Abertura

Abertura oficial do Seminário de Extensão 2020.
Sala Virtual
Proponente: PROEX
Público-alvo: Público interno e externo

Resumo:

Boas-vindas aos participantes.

Wanderley Chieppe Felippe
Pró-Reitor de Extensão.

19h30 às 21h

Conferência
de Abertura

O Valor da Vida, a Pandemia e o Capitalismo: uma reflexão a partir da Psicanálise.
Sala Virtual
Proponente: PROEX - Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Público-alvo: Público interno e externo

Resumo:

A conferência a propõe uma discussão sobre o valor da vida em tempos de pandemia.

Conferencista:

Mario Elkin Ramirez
Sociólogo, filósofo, psicanalista e professor da Universidade de Antioquia, em Medellín, na Colômbia. Mestre em Psicanálise pela Universidade de Paris VIII. Doutor em Psicologia pela Universidad de Buenos Aires (Argentina). Membro da Associação Mundial de Psicanálise e da NEL-Medellín.

Mediadora:

Ilka Franco Ferrari
Graduada e especialista em Psicologia pela PUC Minas, e doutora em Psicologia pela Universidade de Barcelona. Professora na Graduação e no Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUC Minas. É analista praticante, membro da Escola Brasileira de Psicanálise, Seção Minas Gerais, e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP).

21h às 22h30

Oficina

Oficina Educação Financeira e Qualidade de Vida.
Sala Virtual
Proponente: ICEG
Público-alvo: Público interno e externo

Resumo:

Diante da crise econômica vivenciada, esta oficina tem como objetivo incentivar, educar e apoiar as pessoas, auxiliando-as no planejamento financeiro.

Flávio Constantino
Mestre em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professor assistente da PUC Minas e possui experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Internacional. Atua principalmente com temas como educação financeira, desenvolvimento, política econômica e relações internacionais.

    Horário Evento
8h50 às 10h30

Oficina

Agricultura Urbana: hortas, conexões e aproximações.
Sala Virtual
Proponente: ICBS
Público-alvo: Público interno e externo

Resumo:
Esta oficina propõe a discussão sobre agricultura urbana, sustentabilidade e pandemia, com práticas sustentáveis na construção/produção de hortas em espaços alternativos, reaproveitamento de materiais para cultivo em horta, cuidados e práticas de cultivo de hortaliças.

Richard Afonso Batista de Freitas Moreira
Graduando em Geografia pela PUC Minas. É educador socioambiental há oito anos, com enfoque na Educação Ambiental Urbana, Agricultura Urbana e Agroecologia. Formação e ação ligadas à Liderança Ambiental, Gestão Ambiental e cultivo de hortas. É ainda cofundador da Permear Educação Ambiental e atuante no projeto de extensão Universidade Sustentável - DCBIO PUC Minas.

Rayane Talyta Bernardes Camilo 
Graduada em Geografia (Licenciatura) pela PUC Minas, cursando atualmente o bacharelado. É Educadora Ambiental há aproximadamente seis anos. Atua como extensionista no projeto de extensão Universidade Sustentável - DCBIO PUC Minas, com ênfase em hortas urbanas e ações relacionadas. Cofundadora da Permear Educação Ambiental e técnica em Meio Ambiente e Controle Ambiental.

8h50 às 10h30

Roda de Conversa

Vozes de Brumadinho
Sala Virtual
Proponente: FCA
Público-alvo: Comunidade acadêmica, moradores de Brumadinho e interessados nos seguinte temas: Comunicação, Psicologia, Histórias de Vida, Memória e Registros.

Resumo:

A roda de conversa tem por finalidade abrir espaço para diálogos sobre o programa de rádio que tem sido produzido coletivamente com moradores de várias comunidades de Brumadinho, como produto dos processos de resgate das suas histórias de vida. É parte integrante do projeto Oficinas Psicossociais – fortalecendo vínculos familiares e comunitários em Brumadinho, uma ação intercampi envolvendo no Coração Eucarístico os cursos de Comunicação Social e Psicologia, e em Betim a Medicina, Fisioterapia e Enfermagem.

Mediador:

Mozahir Salomão Bruck
Doutor em Comunicação pela ECO/UFRJ e pós-doutor pela Universidade Fernando Pessoa, em Portugal. É professor do curso de Jornalismo, diretor da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) e secretário de Comunicação da PUC Minas.

Sandra Maria de Freitas
Graduada em Comunicação Social e mestre em Educação pela UFMG, e doutora em Comunicação pela UFRJ. Atualmente, é professora da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas. Trabalhou em diversos órgãos de imprensa da iniciativa privada e do poder público, além de possuir vasta experiência em extensão universitária, atuando como coordenadora de projeto vinculado ao Programa Unindo Forças por Brumadinho.

Lucimar Magalhães de Albuquerque
Doutora em Geografia e Gestão do Território. É professora do curso de Psicologia da PUC Minas e integrante da Coordenação de Acompanhamento de Projetos Pedagógicos da Pró-reitoria de Extensão. Leciona ainda na pós-graduação do Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno.

Beatriz Xavier (Aluna do curso de Cinema e Audiovisual da PUC Minas) e Samuel Francisco Praxedes (Aluno do curso de Relações Públicas da PUC Minas) Extensionistas do projeto de comunicação vinculado ao Programa Unindo Forças por Brumadinho.

Anna Karina Cunha Gonçalves e Vinícius Fonseca de Andrade
Alunos do curso de Psicologia da PUC Minas e bolsistas do projeto de extensão Oficinas Psicossociais – fortalecendo vínculos familiares e comunitários em Brumadinho.

Luana Borges
Coordenação do Coletivo de Comunicação, Cultura e Juventude do MST - MG e militante do setor de comunicação do MST. É estudante da Escola Itinerante Elizabeth Teixeira e representante do Acampamento Maria da Conceição.

Agatha Azevedo
Direção do Coletivo de Comunicação, Cultura e Juventude do MST - MG. É Jornalista, militante do setor de comunicação do MST e representante do Acampamento Maria da Conceição.

Claudia Márcia Gomes Saraiva
Representante da comunidade na Comissão Ponte das Almorreimas.

13h30 às 15h10

Mesa Redonda

Sustentabilidade em Tempos de Pandemia: educação, meio ambiente e sociedade
Sala Virtual
Proponente: ICBS
Público-alvo: Público interno e externo

Resumo:

Esta mesa redonda tem como proposta discutir questões afetas à sustentabilidade em tempos de pandemia, a partir das perspectivas da responsabilidade social e ambiental, bem como a partir do viés econômico. A sustentabilidade ganha, a partir da epidemia da Covid-19, um novo significado. O Covid-19 mudou a rotina e o futuro da população em diversos aspectos, e essas mudanças podem ser um fator decisivo para minimizar os impactos ambientais e proteger o meio ambiente e seus recursos, favorecer a convivência social e repensar a educação.

Mediadora:

Virginia Simão Abuhid Burkhardt
Graduada em Ciências Biológicas e especialista em Zoologia de Vertebrados, ambas as formações pela PUC Minas, e mestre em Geologia/Paleontologia pela UFRJ. É professora da PUC Minas nos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia. Atua também no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, na Agência de Desenvolvimento Regional Integrado (ADERI), com projetos culturais, educativos e socioambientais.

Jamil Cury
Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira, mestre e doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC São Paulo e pós-doutor pela Faculdade de Direito do Largo S.Francisco-USP. É professor titular emérito da Faculdade de Educação da UFMG. Também foi pró-reitor adjunto de pesquisa desta Universidade. É professor da PUC Minas na graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) e vice-presidente da SBPC. Tem experiência na área de Direito à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: lei de diretrizes e bases, política educacional, legislação educacional e educação de jovens e adultos.

Miguel Ângelo Andrade
Biólogo, especialista em Planejamento e Gestão Ambiental e mestre em Tratamento da Informação Espacial pela PUC Minas. É fotógrafo, atuando com documentação científica e publicações (livros e documentários). Professor do Departamento de Ciências Biológicas da PUC Minas e sócio-administrador da empresa de consultoria em Educação, Gestão e Responsabilidade Socioambiental ConVERgente - Educação & Responsabilidade Socioambiental. É Produtor Rural Conservacionista, com produção de espécies vegetais nativas do Cerrado e da Mata Atlântica. Coordenador da Agência para o Desenvolvimento Regional Integrado - ADERI (Arquidiocese de Belo Horizonte - PUC Minas, Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, Associação de Desenvolvimento Integral). É Coordenador do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço - UNESCO - Programa Man and Biosphere.

Armindo Theodósio
Graduado em Ciências Econômicas pela UFMG, mestre em Ciências Sociais pela PUC Minas e Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV). É professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da PUC Minas. Pesquisador das áreas de Gestão Social e Ambiental, Políticas Públicas e Estudos Organizacionais. Líder do Núcleo de Pesquisas em Ética e Gestão Social (NUPEGS), cujos interesses de pesquisa concentram-se em Organizações da Sociedade Civil, Movimentos Sociais, Responsabilidade Socioambiental de Empresas, Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável.

15h20 às 17h

Mesa Redonda

Dimensões da Acessibilidade: a inclusão
Sala Virtual
Proponente: PROEX
Público-alvo: Pessoas com deficiência e empresas

Resumo:

A mesa-redonda proposta pelo programa de extensão Rede Incluir tem por finalidade promover uma reflexão coletiva a respeito da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, contando com a participação da Uniapae (Federação de APAEs) e do Laboratório de Tecnologia Assistiva do Instituto de Ciências Humanas da PUC Minas (ICH).

Mediadora:

Carolina Resende
Doutora em Psicologia e pós-doutoranda em Administração pela USP. É professora da PUC Minas, Consultora da ENAP/FUNDAP/ONU em Soft Skills para lideranças. Também coordena o programa de extensão Rede Incluir, cujo objetivo principal é a oferta de capacitação para o trabalho de forma articulada com a rede local, municipal e regional de apoio à inclusão.

Rosana de Carvalho Pereira Bastos
Graduada em Letras e tradutora-intérprete de Inglês. Especialista em Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e em Gestão de Projetos pelo Governo de Minas. Multiplicadora do Programa Ela Pode, com apoio do Google, do Instituto Rede Mulher Empreendedora no Brasil. Criadora do Espaço Digital Inclusive Nós. Instrutora do programa de extensão Rede Incluir.

Nivânia Maria de Melo Reis
Graduada em Terapia Ocupacional pela UFMG, especialista em educação especial pela FAFI-BH, mestre em educação pela UFMG, doutoranda em educação e professora da PUC Minas. Ex-coordenadora geral e da área de Limitações Locomotoras no NAI - PUC Minas. Atualmente, é coordenadora de ações inclusivas no curso de Pedagogia da PUC Minas.

Fabiana Silva Zuttin Cavalcante
Graduada em Pedagogia pela UNIP e em Terapia Ocupacional pela UFSCar, especialista em Terapia Ocupacional aplicada à Neurologia pela Unisalesianos e em Planejamento, Implementação e Gestão em EAD pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Educação Especial pela UFSCar e Doutoranda em Educação pela UFMG. É docente da pós-graduação na PUC Minas. Atualmente, é coordenadora da Unidade de Ensino e Pesquisa e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas do Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa.

15h20 às 17h

Oficina

A Importância da Prática na Formação Profissional para a Construção Civil
Sala Virtual
Proponente: IPUC
Público-alvo: Público interno (alunos da arquitetura e engenharia civil) e externo.

Resumo:

Este webinar tem como proposta discutir a prática no âmbito da formação de competências para a construção civil a partir de três universos de visão: da academia, do mercado e do aluno. É uma iniciativa do projeto de extensão Canteiro Escola, da PUC Minas, na expectativa de refletir sobre a importância de uma formação mais ampla, processo possibilitado pela extensão, demanda que tem sido apresentada pelo mercado. Público interno (alunos da arquitetura e engenharia civil) e externo.

Elke Berenice Kölln
Graduada e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG. É professora nos cursos de engenharia da PUC Minas. Coordena a extensão no curso de Engenharia Civil, Campus Coração Eucarístico, e participa do projeto Canteiro Escola.

Bárbara Motta N. de Azevedo Silva
Técnica em Edificações pelo SENAI-MG e graduanda em Engenharia Civil pela PUC Minas. Experiência de três anos em obras civis. Atua como extensionista do projeto Canteiro Escola e ex-voluntária do Senge Júnior de Minas Gerais.

Marcela Campos de Carvalho Cerutti
Graduada em Engenharia Civil pela Faculdade Pitágoras. Possui experiência de nove anos no mercado de construção civil, como em obras residenciais e de infraestrutura desde o primeiro estágio. Atua em obras de médio e grande porte no ramo habitacional. Possui grande experiência com planejamento, controle e execução de obras.

17h10 às 18h50

Painel

Reconfigurando os Fazeres na Engenharia no Enfrentamento da Pandemia
Proponente: IPUC
Público-alvo: Público interno e externo

Resumo:

Este painel tem como finalidade discutir o papel da extensão universitária e sua interface com a Engenharia e as novas metodologias empregadas para o enfrentamento da pandemia do Covid-19. Com a pandemia, houve a necessidade de se criar soluções para problemas que até então eram desconhecidos. As demandas cada vez mais complexas exigem esforços em vários campos do saber. E o envolvimento da Engenharia, por meio do emprego de todo o seu conhecimento científico, pode contribuir para a construção de soluções, reconfigurando fazeres e buscando a promoção do bem-estar.

Mediadora:

Carolina Angélica Barbosa Saliba
Graduada em Biblioteconomia, e especialista em Biblioteconomia e em Gestão Estratégica da Informação, pela UFMG. É professora aposentada da UFMG, tendo também lecionado na PUC Minas, entre os anos de 2001 e 2017. Possui experiência acadêmica em ensino, pesquisa e extensão, tendo coordenado o Núcleo de Tecnologia e Inovação da PROEx/PUC Minas e o CENEX do ECI pela UFMG. Coordenou a extensão ainda nos cursos de Ciência da Informação e Ciência da Computação da PUC Minas.

Luciana Dias Martins da Costa Castro
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi coordenadora do curso de Engenharia Civil São Gabriel da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e atualmente é Coordenadora dos Laboratórios do Departamento de Engenharia Civil da PUC Minas. Tem experiência na área de Arquitetura e Engenharia Civil, com ênfase em compatibilização de projetos e materiais de construção.

Viviane Cristina Dias
Graduada em Ciência da Computação, mestre e doutoranda em Engenharia Elétrica pela PUC Minas. Professora e coordenadora de extensão do Instituto Politécnico também da PUC Minas. Integra o Núcleo de Programas, Projetos, Atividades, Cursos e Eventos de Extensão da Pró-reitoria de Extensão. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: banco de dados, inclusão digital, inclusão social, tecnologia da informação e extensão universitária.

17h10 às 18h50

Mesa Redonda

Eleições 2020: querer e saber escolher bem.
Sala Virtual
Proponente: ICS
Público-alvo: Universitários, estudantes secundaristas, professores e demais interessados no tema política e eleições.

Resumo:

Esta mesa redonda objetiva oportunizar o debate de ideias e o diálogo sobre os desafios do atual cenário político e institucional brasileiro e as Eleições de 2020. Universitários, estudantes secundaristas, professores e demais interessados no tema política e eleições.

Mediador:

Alexandre Eustáquio Teixeira
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Unesp, mestre e doutor em Ciências Sociais pela PUC Minas. Atualmente é professor no Departamento de Ciências Sociais, assessor da Pró-Reitoria de Extensão e coordenador do projeto Parlamento Jovem de Minas Gerais na PUC Minas. Tem experiência em gestão da extensão universitária e em projetos de extensão pautados nos temas Juventude e Política.

José Luiz Quadros de Magalhães
Graduado em Língua e Literatura Francesa pela Universidade Nancy e doutor em Direito pela UFMG. É professor da PUC Minas e da UFMG. Foi presidente nacional (Brasil) da Rede para um Constitucionalismo Democrático Latino Americano, no período de 2016 a 2018, e presidente da Red Internacional para un Constitucionalismo Democrático en Latinoamerica, com sede em Quito, Equador, no período de 2017 a 2019. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Internacional, Teoria do Estado e da Constituição, atuando principalmente nos seguintes temas: Plurinacionalidade, Diversidade, Democracia, Federalismo, Direitos Humanos, Poder, Ideologia e Constituição.

Malco Braga Camargos
Graduado em Ciências Sociais pela UFMG, mestre e doutor em Ciência Política pelo IUPERJ, com estudos na área de motivação do voto. É especialista em análise de estratégias e cenários políticos-eleitorais. Tem grande experiência em pesquisa de percepção e de mercado. É proprietário do Instituto Ver e professor da PUC Minas, além de comentarista político em diversos meios de comunicação.

20h50 às 22h30

Roda de Conversa

Café com Prosa - Os desafios para a Extensão no Campo das Ciências Sociais Aplicadas.
Sala Virtual
Proponente: FCS
Público-alvo: Docentes e discentes das áreas das Ciências Sociais Aplicadas; comunidades envolvidas nas ações de extensão promovidas pelos cursos do ICS; comunidade acadêmica atuante na extensão pelo país e pela América Latina; público externo em geral.

Resumo:

A proposta da roda de conversa é possibilitar um encontro entre a comunidade acadêmica e os setores externos para discutir sobre a continuidade e as mudanças da extensão no âmbito individual e coletivo em função da pandemia, a partir das atividades desenvolvidas pelo Instituto de Ciências Sociais.

Eduardo Moutinho Ramalho Bittencourt
Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Bennett e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG. Atua como consultor técnico especializado nas áreas de Planejamento Urbano Municipal, Urbanização de Assentamentos Precários e Desenvolvimento de Soluções para Habitação de Interesse Social. É professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, por meio do qual se vincula ao Escritório de Integração. Presta assessoria técnica à entidades da sociedade civil e movimentos sociais na mediação de conflitos territoriais e urbanos.

Hernán Roberto Espinoza Riera
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Mestre em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP e Doutourando na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU-USP. Professor e pesquisador na Faculdade de Arquitectura e Urbanismo da Universidad Central del Ecuador - UCE (Equador) e pesquisador do grupo Indisciplinar UFMG (Brasil). Áreas de pesquisa: Extensão Universitária; Arquitetura e Urbanismo; Tecnología em Arquitetura e Urbanismo e Produção de Material Didático.

    Horário Evento
8h50 às 10h30

Oficina

Prática do Projeto de Evangelização: Proclamar a Palavra nas vilas e favelas.
Sala Virtual
Proponente: IFTDJ
Público-alvo: Público interno e externo

Resumo:

Nesta oficina, propõe-se dialogar sobre ações extensionistas no âmbito de um projeto que tem por escopo promover a articulação entre alunos do curso de Teologia da PUC Minas e paróquias que têm no seu território vilas e favelas, na perspectiva de uma reorganização comunitária.

Diácono Paulo Franco Taitson Graduado em Biologia pela PUC Minas e em Teologia pelo Centro Universitário Claretiano, mestre em Microbiologia pela PUC Minas, em Reprodução Humana pelo IRH-BH, em Anatomia Humana pelo Conselho Federal de Biologia, mestre em Zoologia de Vertebrados e doutor em Geografia Espacial, ambos pela PUC Minas, pós-doutor em Bioética e em Reprodução Humana. É professor da PUC Minas e coordenador de extensão do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa. É ainda Presidente da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis BH.

Diácono Márcio Honório Oliveira Silva Coordenador da Comissão dos Diáconos da Arquidiocese de BH.

8h50 às 10h30

Roda de Conversa

Novas conexões: compartilhando experiências remotas dos projetos de extensão.
Sala Virtual
Proponente: NUPAE
Público-alvo: Público interno e externo

Resumo:

Troca de experiências entre professores, extensionistas e comunidade sobre a atuação de projetos de extensão em regime remoto durante a pandemia. Na roda, as vivências do Quebrada em Rede; Ser Inter Plus: articulações interdisciplinares na promoção da Rede Social da cidade do Serro e Preservação do Patrimônio. Os projetos são, respectivamente, da Psicologia, do Direito e da Engenharia Civil.

Luciana Fagundes da Silveira
Graduada em Jornalismo, especialista em Comunicação e Gestão Empresarial e em Gestão de Pessoas, pela PUC Minas, e mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes. É coordenadora de extensão no curso de Administração e foi coordenadora acadêmica do Projeto de Intervenção Social, Vila Fátima, em Ribeirão das Neves. Integra o Núcleo de Programas, Projetos, Atividades, Cursos e Eventos de Extensão da Pró-reitoria de Extensão.

Rafael Chiari Cáspar
Bacharel em Direito pela Faculdade Milton Campos e mestre em Direito do Trabalho pela PUC Minas. É professor do curso de Direito e atua como Coordenador de Extensão na PUC Minas Serro/MG. Leciona no curso de pós-graduação em Direito Processual, no IEC - PUC Minas, além de coordenar projetos de extensão vinculados à PUC Minas Serro.

Márcia Mansur Saadallah
Graduada em Psicologia, especialista em Políticas Sociais e mestre em Ciências Sociais pela PUC Minas. É professora da Faculdade de Psicologia da PUC Minas, coordena o projeto de extensão Quebrada em Rede e integra a equipe do Projeto Paraopeba - Coordenação de Acompanhamento Metodológico e Finalístico. É ainda colaboradora do Conselho Regional de Psicologia.

Gláucia Nolasco de Almeida Mello
Engenheira Civil, mestre e doutora em Engenharia de Estruturas pela UFMG. Atualmente, é professora do Departamento de Engenharia Civil e do curso de pós-graduação em Engenharia de Estruturas, ambos pela PUC Minas. Colaboradora do Núcleo de Apoio Pedagógico da PUC Minas. Profissional da área de desenvolvimento de projetos de estruturas de concreto armado, alvenaria estrutural e instalações hidrossanitárias desde 1998.

10h40 às 11h40

Oficina

Gestão de Pessoas: contribuições para a inovação organizacional e o empreendedorismo.
Proponente: ICEG
Público-alvo: Público interno e externo

Resumo:

Esta oficina visa abordar os conceitos e teorias de valorização das pessoas no ambiente organizacional e estimular a cultura da inovação e do empreendedorismo.

Lívia Brandão
Graduada em Psicologia, especialista em Psicologia Educacional e em Planejamento Estratégico e Sistemas de Informação, pela PUC Minas, mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Professora da PUC Minas da graduação, nas modalidades presencial e a distância, e da pós-graduação. Também atua como coordenadora de projetos de extensão e trabalhos de conclusão no Curso de Administração.

10h40 às 12h20

Roda de conversa

A Psicologia no Projeto Paraopeba: diálogos transdisciplinares em defesa dos direitos das pessoas atingidas pelo rompimento das barragens em Brumadinho.
Sala Virtual
Proponente: FAPSI
Público-alvo: Público interno e externo

Resumo:

A proposta da roda de conversa é apresentar o Projeto Paraopeba, com aprofundamento nos aspectos metodológicos da transdisciplinaridade, com ênfase nas contribuições da Psicologia para a defesa dos direitos das pessoas atingidas pelo rompimento das barragens em Brumadinho.

Fernanda Simplício
Graduada em Psicologia pela Unincor, especialista em Psicologia Jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia e em Educação Especial pela UFLA, mestre em Administração também pela UFLA e doutora em Psicologia Social pela UERJ. É Psicóloga Judicial do TJMG e professora do Departamento de Psicologia da PUC Minas. Atualmente, é coordenadora de extensão da Faculdade de Psicologia da PUC Minas e dos projetos de extensão Paraopeba - Coordenação de Acompanhamento Metodológico e Finalístico e Rebordando Histórias: a extensão com famílias no sistema de justiça. Integrante do Grupo de Pesquisa - CNPq denominado Núcleo de Pesquisa em Psicologia Jurídica (NPPJ). Autora do livro: Paternidade no Cenário da Violência Contra a Mulher - a convivência paterno-filial à luz da Lei Maria da Penha.

Manoela Marra
Psicóloga Social formada pela PUC Minas, articuladora, mobilizadora, integrante do Coletivo Articulando Redes e técnica do Projeto Paraopeba - Coordenação de Acompanhamento Metodológico e Finalístico, ação de extensão vinculada à PUC Minas.

Maria Cristina Andrade
Graduada em Psicologia pela PUC Minas e mestrado em Psicologia pela Université Catholique de Louvain. Atualmente é professora do Departamento de Psicologia da PUC Minas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na formação básica e psicologia clínica. Atua principalmente nessas áreas, com ênfase na formação cultural, na produção de textos acadêmicos e na interface psicologia e arte. Atua também como autora, na literatura e teatro.

Márcia Mansur Saadallah
Graduada em Psicologia, especialista em Políticas Sociais e mestre em Ciências Sociais pela PUC Minas. É professora da Faculdade de Psicologia da PUC Minas, coordena o projeto de extensão Quebrada em Rede e integra a equipe do Projeto Paraopeba - Coordenação de Acompanhamento Metodológico e Finalístico. É ainda colaboradora do Conselho Regional de Psicologia.

13h30 às 15h10

Mesa Redonda

Ensino-Aprendizagem e Tecnologias: a extensão em tempos de regime remoto.
Sala Virtual
Proponente: ICEI
Público-alvo: Público interno e externo

Resumo:

Esta mesa objetiva apresentar os desafios e os primeiros resultados obtidos nos trabalhos e projetos desenvolvidos nas atividades de extensão dos cursos do Instituto de Ciências Exatas e Informática durante o regime remoto.

Soraia Lúcia da Silva
Mestre em Ciência da Computação pela UFMG. Atualmente é professora da PUC Minas. Integra o NDE dos cursos de graduação em Sistemas de Informação e Engenharia de Software. É assessora acadêmica da pós-graduação lato sensu da PUC Minas. Possui 18 anos de experiência na área de extensão universitária, coordenando núcleos, programas e projetos; e lecionando disciplinas extensionistas.

Sandra Silveira
Graduada em Ciência da Computação pela PUC Minas e mestre em Ciência da Informação pela UFMG. Atualmente, é professora da PUC Minas vinculada ao curso de Sistemas de Informação, coordenadora do projeto de extensão Beira Linha, coordenadora e professora da pós-graduação em Governança de TI. Experiência de mais de 20 anos de mercado atuando em organizações nas áreas de gestão de TI, gerenciamento de projetos, desenvolvimento, análise e implantação de software.

Kelly Cristina Martins Faêda
Graduação em Física pela PUC Minas, mestre e doutora em Ciência e Tecnologia pelo CDTN. Atualmente, é professora da licenciatura na PUC Minas, membro do colegiado e do NDE do curso de Física, coordenadora de pesquisa e extensão da Engenharia Aeronáutica e coordenadora do Grupo de Astronomia e Astrofísica da PUC Minas - GAIA.

Simone Nogueira
Graduada em Desenho Industrial pela FUMA, especialista em Arte Educação pela UEMG, mestre em Design for Interaction pela University of Westminster, em Londres. Coordenadora de extensão do Instituto de Ciências Exatas e Informática e dos cursos de Engenharia de Computação, Sistemas de Informação e Jogos Digitais. Coordena o projeto de extensão PUC Mais Idade São Gabriel e integra a equipe do projeto Programação de Robôs Didáticos como Ferramenta de Motivação Educacional. Coordena o curso de pós-graduação em Design de Interação, do IEC PUC Minas.

15h20 às 17h

Apresentação Cultural

M.A.S, e agora?
Sala Virtual
Público-alvo: Público interno e externo

Resumo:

O M.A.S (Movimento Acadêmico Solidário de Estudantes da PUC Minas) trará, por meio de uma produção audiovisual, relatos sobre as vivências e temas que estão em pauta durante a pandemia. Por meio da música e da poesia, estimularão uma ampla reflexão sobre o momento vivido, com frases de motivação e estímulo para superação das adversidades. Conduzirão uma roda de conversa com música, refletindo sobre a importância da arte e da cultura como instrumentos de resistência, superação, entretenimento e afetividade.

Movimento Acadêmico Solidário de Estudantes da PUC Minas


O M.A.S é um movimento independente que busca enfrentar desafios contemporâneos por meio de ações, diálogo, arte e cultura. Composto por oito núcleos, entre eles o de Cultura e Educação, tem como proposta o fomento à criação de espaços para diálogos sobre essas temáticas. A palavra solidariedade é norteadora de toda a experiência e aprendizagem gerada pelo movimento.

17h10 às 18h50

Oficina

Oficina PET Civil PUC Minas: aprendendo sobre contenções e fundações.
Sala Virtual
Proponente: IPUC
Público-alvo: Estudantes de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e demais interessados.

Resumo:

Esta oficina tem como foco a apresentação das principais técnicas de contenção e fundações em obras, articulando a teoria com a prática através de exemplos reais de obras realizadas.

Izabella Kátia Maciel Fernandes
Formanda do curso de Engenharia Civil da PUC Minas e membro do Grupo PET Civil PUC Minas.

Victor Costa e Morais
Engenheiro Civil PUC Minas.

Higor Rafael Santos
Formando do curso de Engenharia Civil da PUC Minas e membro do Grupo PET Civil da PUC Minas.

Thiago Marcelo Guimarães Maciel de Castro
Graduando do curso de Engenharia Civil da PUC Minas e membro do Grupo PET Civil PUC Minas.

Geraldo Tadeu Rezende Silveira
Graduado em Engenharia Civil pela UFMG, mestre em Engenharia Civil - Saneamento e Recursos Hídricos - pela Unicamp, mestre em Engenharia Ambientação pela Escola Politécnica Federal de Hídricos, na Suíça, doutor em Recursos Hídricos pela UFMG e pós-doutor em Engenharia pela North Carolina State University. É professor dos cursos de Engenharia da PUC Minas.

19h às 20h40

Oficina

Oficina de Gestão, Inovação e Empreendedorismo Pós-Pandemia: MEI
Proponente: ICEG
Público-alvo: Público interno e externo

Resumo:

Esta oficina objetiva apresentar os conceitos básicos sobre o controle e a previsão de caixa para o Microempreendedor Individual. Abordará ainda a importância de um bom planejamento, de como definir objetivos e metas e dominar o próprio negócio.

Fátima Maria Penido Drumond
Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Newton Paiva, especialista em Controladoria e Finanças pela FGV, mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes. É professora do curso de Ciências Contábeis da PUC Minas e coordenadora do Núcleo de Apoio Fiscal da Receita Federal implantado na PUC Minas.

20h50 às 22h30

Mesa Redonda

Reforma da Previdência: implicações no presente e futuro.
Sala Virtual
Proponente: ICS
Público-alvo: Público interno e externo

Resumo:

A Reforma da Previdência já está valendo e este é um momento decisivo, pois impacta a vida de todos. Esta mesa redonda propõe o debate sobre a reforma da Previdência do Governo Jair Bolsonaro e suas implicações para o Brasil.

Regina Coeli de Oliveira
Graduada em Serviço Social pela PUC Minas, mestre em Serviço Social pela Universidad Nacional Autónoma de Honduras/Centro Latinoamericano de Trabajo Social (CELATS), assessora de movimentos sociais e sindicais no Vale do Aço. Foi professora do curso de Serviço Social da PUC Minas, atuou em projetos de extensão, além de ter integrado a equipe de gestão da Pró-Reitoria de Extensão da PUC Minas.

Waldeir Eustáquio dos Santos
Graduado em Serviço Social pela PUC Minas, especialista em Estudos Diplomáticos pelo CEDIN/Milton Campos, mestre e doutor em Relações Internacionais pela PUC Minas, com doutorado sanduíche em Ancara - Turquia (Ankara University). É professor do Departamento de Serviço Social da PUC Minas e leciona no curso de pós-graduação em Direitos Humanos e Seguridade Social pelo IEC. É membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Oriente Médio e Magreb (GEOMM) e do Grupo de Pesquisa Potências Médias (GPPM), ambos vinculados ao Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas. Membro pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão Direitos Sociais e Migração, vinculado ao Departamento de Serviço Social da PUC Minas.

Carlos Wagner Costa Machado
Economista formado na PUC-Minas e mestre em economia pelo Cedeplar/UFMG. Professor universitário (PUC-Minas 2004-2013). Economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

20h50 às 22h30

Roda de Conversa

Reforma da Previdência: implicações no presente e futuro.
Sala Virtual
Proponente: FCS
Público-alvo: Docentes e discentes das áreas das ciências sociais aplicadas; comunidades envolvidas nas ações de extensão promovidas pelos cursos do ICS; comunidade acadêmica atuante na extensão pelo país e pela América Latina; público externo em geral.

Resumo:

Um encontro entre a Universidade e a sociedade para discutir sobre a continuidade e as mudanças da extensão no âmbito individual e coletivo por conta da pandemia, engajados nas atividades do Instituto de Ciências Sociais.


Eduardo Moutinho
Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Bennett e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG. Atua como consultor técnico especializado nas áreas de planejamento urbano municipal, urbanização de assentamentos precários e desenvolvimento de soluções para habitação de interesse social. Professor da PUC Minas e membro do Escritório de Integração. Presta assessoria técnica à entidades da sociedade civil e movimentos sociais na mediação de conflitos territoriais e urbanos.