Gestão Comercial - Tecnólogo | PUC Minas Virtual

O curso

A Gestão Comercial ganhou grande destaque no contexto de mudanças no mercado e na própria sociedade. As empresas, sejam elas físicas ou comércio eletrônico, buscam profissionais qualificados para contribuir na rentabilidade com a definição de estratégias de venda e consequentemente no aumento da competitividade.

O curso, ministrado em 4 semestres, oferece formação rápida e consistente na área de Gestão Comercial, promovendo o desenvolvimento de habilidades e atitudes no profissional para que ele possa alcançar tais resultados.

Para além da formação acadêmica, o curso apresenta um conteúdo que favorece a pro-atividade, a identificação de oportunidades, a habilidade de trabalhar em grupos e exercer a liderança. O que as organizações buscam, hoje, são profissionais que se adaptam às inovações, sabendo lidar com mudanças.

Com uma formação por competências, desenvolvida por meio da metodologia de projetos, o discente desenvolve sua capacidade de resolver problemas auxiliando no alcance do seu sucesso profissional. Assim estará apto a assumir responsabilidades em organizações de diversos setores da economia gerenciando ações de expansão de mercado, definindo estratégias de vendas, garantindo melhor produtividade e qualidade, enfrentando com dinamismo e criatividade as constantes mudanças no mercado.

A PUC Minas, como uma instituição considerada uma das mais inovadoras do país, traz ao mercado uma proposta de ensino dinâmica e atualizada em cursos a distância para tecnólogos. O curso de Gestão Comercial traz em sua configuração um formato de ensino baseado em projetos o que proporciona ao aluno ter uma experiência prática desde o seu início, lançando desafios, estimulando a criatividade e o aprendizado contínuo.

 

Carga Horária

1.600 horas (2 anos)

Valor da Mensalidade

R$ 380,00

O que você irá estudar

Para ter uma formação que permite aplicar técnicas a partir do desenvolvimento de competências comportamentais e ser capaz de dar respostas ágeis frente às demandas atuais do mercado e da sociedade, o aluno terá uma formação dinâmica.

O curso se desenvolve em 4 semestres formados por dois ciclos de aprendizagem e quatro eixos temáticos, sendo os dois ciclos de aprendizagem: Gestão das Operações Comerciais e Gestão da Equipe e Estratégia de Vendas.

No primeiro ciclo, desenvolve-se o estudo de dois eixos (um eixo por semestre):

  1. O Eixo Temático que trata da Gestão Contemporânea permite ao aluno o conhecimento sobre questões legais de concepção de um negócio, relações pessoais no trabalho, tipos e papel das organizações, compreensão dos negócios no contexto da economia globalizada, além de uma abordagem sobre questões éticas atuais, sociedade de consumo e outros temas contemporâneos do mundo dos negócios.
  2. O segundo Eixo temático discute sobre Gestão Integrada dos Canais de Vendas, que é uma área com grande expressividade no mercado. Esse eixo traz conhecimento sobre a gestão dos canais de distribuição e vendas, oportunizando ao aluno a compreender melhor o mercado consumidor, ou seja, compreender seu cliente por meio da persona e modelos de negócios, como gerenciar marcas e melhorar as experiências de seus clientes de serviços ou produtos com o brand equity por exemplo; traz informações sobre como melhorar a jornada de compras e o relacionamento com os clientes, como entender e promover o desenvolvimento da inteligência de mercado na empresa. Considerando que o mercado digital está em franco crescimento, o curso ainda prevê nesse eixo um microfundamento com foco em Estratégias de Vendas em Canais Digitais, e Gestão da Comunicação e Marketing Digital.

Os conteúdos práticos e teóricos do segundo ciclo - Gestão da Equipe e Estratégia de Vendas -também desenvolve-se em dois eixos: Design e Gestão da Forças de Vendas e Gestão Estratégica Sustentável:

  1. O Eixo Design e Gestão da Força de Vendas tem foco no planejamento de vendas, treinamento e gestão da equipe. O eixo desenvolve a compreensão sobre a demanda de mercado, gestão de pessoas, formação de equipes de trabalho, desenvolvimento e avaliação do capital humano, além da análise estratégica de mercado. Conteúdos como negociação e formação em coaching serão fundamentais para priorizar uma formação diferenciada do acadêmico, capacitando o profissional com técnicas avançadas em vendas.
  2. Completando o segundo ciclo e finalizando os eixos que compõem o curso, a Gestão Estratégica Sustentável priorizará conhecimentos sobre estratégias de criação de valor, gestão estratégica de pessoas, planejamento estratégico, gestão da tecnologia e conhecimento, sustentabilidade nos negócios e inovação na concepção dos negócios.

Em todos os quatro eixos que compõem os dois ciclos de aprendizagem, os alunos serão desafiados a desenvolver projetos voltados para resolução de problemas reais de mercado proposto por empresas parceiras. É através desta metodologia ativa que os discentes poderão desenvolver suas habilidades e competências necessárias para enfrentar o mercado de trabalho e os desafios da gestão.

Como diferencial, os alunos terão ainda a oportunidade de se aprofundarem em Competências Comportamentais, na qual serão trabalhadas as soft skills, ou seja, os atributos pessoais necessários ao profissional atual; e em Desafios Contemporâneos, que pretende trazer para o aluno a compreensão e a discussão acerca dos desafios do mundo contemporâneo: sustentabilidade, comprometimento, respeito, ética, dentre outros valores necessários para que o profissional formado faça, de fato, diferença no mercado onde for atuar.

Com uma formação fundamentada em competências, o aluno será capaz de resolver, planejar, liderar equipes de vendas, tomar decisões estratégicas e tornar a organização mais competitiva no mercado.

Clique aqui para acessar a ementa do curso.

Áreas de atuação

O Tecnólogo em Gestão Comercial poderá atuar em empresas de pequeno, médio e grade porte, além setores como instituições financeiras, comércio atacadista e varejista, saúde, dentre outros.

Em sua formação terá possibilidades de ocupar cargos de liderança como gerência bem como se tornar um empreendedor.

Ao final do curso, o aluno será capaz de

  • Gerenciar empreendimentos comerciais, participar de decisões estratégicas e tomando decisões que permitam o crescimento da organização, garantindo sua competitividade mercadológica, além de ter a compreensão sobre os aspectos de planejamento de vendas, formação de preços, custos e valor para o cliente;
  • Elaborar viabilidade econômica, financeira e tributária e elaborar análises de demandas e oportunidades de mercado;
  • Desenvolver habilidades de gerenciamento equipes, conhecendo as dinâmicas de mercado, bem como técnicas modernas com foco em vendas de negócios diversos.

 

POLO(S) EM QUE O CURSO É OFERTADO 

  • PUC Arcos
  • PUC Barreiro
  • PUC Betim
  • PUC Contagem
  • PUC Praça da Liberdade
  • PUC Poços de Caldas
  • PUC São Gabriel
  • PUC Serro
  • PUC Uberlândia
  • Polo Curitiba
  • Polo Ipatinga
  • Polo Juiz de Fora
  • Polo Manaus
  • Polo Montes Claros
  • Polo Recife
  • Polo Rio de Janeiro
  • Polo Salvador
  • Polo São Paulo