Gestão de Recursos Humanos - Tecnólogo | PUC Minas Virtual

O curso

A Gestão de Recursos Humanos, também chamada de gestão de pessoas, se tornou nos últimos anos uma área chave para as organizações, principalmente para obter competitividade. Entende-se que as empresas competem hoje pela sua capacidade de criar, inovar e se reinventar e isso é papel do conjunto de pessoas que nela trabalha.

O curso de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos prepara o profissional para esta nova dinâmica da realidade, que requer profissionais competentes, envolvidos e proativos na solução de problemas e proposição de melhoria nas organizações, processos e pessoas. Profissionais que assumirão papéis de liderança quando estiverem atuando em suas áreas ou em equipes de trabalho.

Para atingir este objetivo de desenvolver líderes em gestão de pessoas para o mercado, o curso foi estruturado na forma de projetos em organizações reais, que possuem as mesmas necessidades que o profissional encontrará no mercado, que são executados em equipes de trabalho. Trata-se de uma metodologia tanto desafiadora quando inovadora, pois lidarão com realidades complexas no meio empresarial, usando, desde o primeiro momento, todo conteúdo aprendido no curso.

Para desenvolver os projetos, os alunos terão o acompanhamento de professores que possuem uma vasta experiência no mercado de trabalho, aconselhando-os num processo de mentoria contínua, focando no desenvolvimento pessoal e profissional.

Carga Horária

1.600 horas (2 anos)

Valor da Mensalidade

R$ 380,00

O que você irá estudar

O curso é estruturado em quatro semestres, sendo que em cada um deles terá a oportunidade de assimilar conteúdos diferentes e aplicá-los em realidades organizacionais únicas. Isto significa que, mais do que conteúdos, a proposta abrange um conjunto de habilidades e atitudes únicas, que irão constituir as competências necessárias para atuar no mercado.

No primeiro semestre, que chamamos de “Eixo Temático Gestão Contemporânea”, o aluno irá desenvolver seu projeto para compreender uma organização real, suas delimitações estratégicas, táticas e operacionais, bem como o funcionamento da área de gestão de pessoas daquela organização. Analisar a empresa, seu modus operandi e propor melhorias reais são desafios que irão enfrentar. Por outro lado, o discente terá o suporte de conteúdos estruturados em microfundamentos e disciplinas tais como:

-Relações Pessoais no Trabalho
-Gestão e Modernidade
-Sociedade e Negócios
-Tipologias e Desenhos Organizacionais
-Economia no Contexto de Negócios
-Bases Legais e Constitucionais dos Negócios
-Filosofia e Ética
-Competências Comportamentais
-Desafios Contemporâneos
-Projeto: Gestão Contemporânea

Em todos estes conteúdos ele terá o ferramental necessário para aplicar, na prática, as ações necessárias para melhorar uma organização real.

No segundo semestre, intitulado “Eixo Temático Atração, Seleção e Formação de Talentos”, o discente terá a oportunidade de aprofundar em alguns dos subsistemas específicos de gestão de pessoas na empresa, propondo a implementação de programas de treinamento, captação de talentos que são temas vitais para que a organização se torne competitiva no contexto atual. Neste semestre o discente terá o conteúdo estruturado nos microfundamentos e disciplinas:

-Desenhos de Processos Organizacionais
-Gestão de Pessoas e Formação de Equipes de Trabalho
-Princípios da Administração de Pessoal
-Cultura e Clima Organizacional
-Legislação Trabalhista
-Gestão por Competências e Desempenho
-Gestão de Mudanças nas Organizações
-Competências Comportamentais
-Desafios Contemporâneos
-Projeto: Atração, Seleção e Formação de Talentos
No Eixo Temático Desenvolvimento e Retenção de Talentos, que é o terceiro semestre de estudos, o foco está nos subsistemas de gestão de pessoas responsáveis pela manutenção das competências e capital intelectual nas organizações, também focando de sobremaneira as competências necessárias para atuação em papéis de liderança. Tudo isso com o suporte dos microfundamentos e das disciplinas:

-Gestão da Remuneração e Desenvolvimento da Carreira
-O Papel do Líder nas Organizações
-Desenvolvimento e Avaliação do Capital Humano
-Bem estar, qualidade de vida e estresse no trabalho
-Técnicas de Negociação
-Dinâmica de Grupos e Jogos Empresariais
-Formação em Coaching
-Competências Comportamentais
-Desafios Contemporâneos
-Projeto: Desenvolvimento e Retenção de Talentos

No quarto semestre, Eixo Temático Gestão Estratégica Sustentável, ampliam-se os olhares do Tecnólogo de Gestão de Recursos Humanos para uma visão ampla e competitiva da organização, permitindo que ele compreenda as configurações estratégicas das organizações e enxergue o papel estratégico da gestão de pessoas. Ao longo do semestre ele terá a oportunidade de assimilar e cursar os microfundamentos e disciplinas:

-Estratégias para Criação de Valor
-Gestão Estratégica de Pessoas
-Planejamento Estratégico
-Inovação na Concepção de Negócios
-Gestão da Tecnologia e Conhecimento
-Sustentabilidade nos Negócios
-Cultura Religiosa: pessoa e sociedade
-Competências Comportamentais
-Desafios Contemporâneos
-Projeto: Gestão Estratégica Sustentável

É importante destacar que o aluno absorve todos estes conteúdos de uma forma gradativa e suave, aplicando tudo que aprende na prática.

Clique aqui para acessar a ementa do curso.

Áreas de atuação

A atuação do Tecnólogo em Gestão de Recursos é bastante ampla, sendo que poderá assumir as responsabilidades dos setores de gestão de pessoas de empresas e organizações pequenas, médias e grandes, seja na indústria, no comércio, setor de serviços ou órgãos públicos.

Também estará apto a prestar serviços de consultoria e assessoramento técnico para outras empresas e assumir papel de liderança em projetos e equipes em empresas, desenvolvendo ações de gestão específicas da área.

Ao final do curso, o aluno será capaz de

  • Atuar de forma proativa, sistêmica e responsável na gestão dos subsistemas de gestão de pessoas nas organizações mercadológicas, atendendo os preceitos da gestão contemporânea, estratégica, sustentável e humanística;
  • Planejar, executar, avaliar e emitir pareceres técnicos sobre processos de recrutamento, seleção, treinamentos e desenvolvimentos, avaliação de desempenhos, remuneração e benefícios, planos de carreira, programas de saúde e qualidade de vida no trabalho e programas de desligamento;
  • Trabalhar em equipe como outros profissionais;
  • Desenvolver equipes, indivíduos e organizações, valendo-se de competências associadas à motivação, negociação, liderança, gestão de conflitos, poder, cultura organizacional, estrutura e tecnologias.

 

POLO(S) EM QUE O CURSO É OFERTADO 

  • PUC Arcos
  • PUC Barreiro
  • PUC Betim
  • PUC Contagem
  • PUC Praça da Liberdade
  • PUC Poços de Caldas
  • PUC São Gabriel
  • PUC Serro
  • PUC Uberlândia
  • Polo Curitiba
  • Polo Ipatinga
  • Polo Juiz de Fora
  • Polo Manaus
  • Polo Montes Claros
  • Polo Recife
  • Polo Rio de Janeiro
  • Polo Salvador
  • Polo São Paulo