Serviço Social - Bacharelado | PUC Minas Virtual - Curso Híbrido

O curso

O curso de Serviço Social, na modalidade híbrida, é uma proposta inovadora e atualizada, com a característica principal de oferecer a possibilidade formativa em ciclos de aprendizagem flexíveis, concomitantemente com estudo e execução de projetos em diferentes eixos temáticos, garantindo o desenvolvimento de competências teórico-metodológica; técnico-operativa e ético-politica para atuação do (a) assistente social.

O curso tem como objetivo formar um profissional que atua nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil, de movimentos sociais, de sistemas sócio jurídicos, dentre outros.

A organização do currículo busca quebrar a rigidez de fronteiras disciplinares, optando-se por uma concepção de currículo integrado, na qual o horizonte educativo se molda em termos do que os estudantes aprenderam ao final de cada eixo temático e/ou ciclo de aprendizagem.

Metodologia

Híbrido

Carga Horária

3.000 horas (4 anos)

As atividades presenciais deverão ser realizadas no seguinte campus/unidade:

  • Coração Eucarístico

Valor da Mensalidade

R$ 590,00

O que você irá estudar

A estrutura curricular do curso tem como pressuposto norteador os pilares Ensino/Pesquisa/Extensão da Universidade, bem como as Diretrizes Nacionais Curriculares para Graduação em Serviço Social, Resolução n. 15 de 13 de março de 2002 do CNE/CES (atualização do antigo Parecer n. 1.363/2001).

A formação está distribuída por 4 ciclos de aprendizagem, com dois Eixos Temáticos em cada ciclo e um projeto (integrador).

Os ciclos de aprendizagem/eixos temáticos são: Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos da Vida Social, composto pelos Eixos Temáticos: Manifestações Socioculturais e Dimensões Sociopolíticas e Sócio jurídicas.

Ciclo de aprendizagem Formação Sócio histórica da Sociedade Brasileira, composto pelos Eixos Temáticos: Sistema de Proteção Social, Pesquisa e Serviço Social e Políticas Públicas e Controle Social.

Ciclo de aprendizagem Questão Social e Serviço Social, composto pelos Eixos Temáticos: Gestão Social, Cultura Digital e Direito das Minorias, e Contemporaneidade, Intervenção Profissional e Ética.

Ciclo de aprendizagem Fundamentos do Trabalho Profissional do (a) Assistente Social, composto pelos Eixos Temáticos: Família, Produção de Subjetividade e Intervenção Profissional e, Educação, Direitos Humanos e Cidadania.

Áreas de atuação

POLITICAS PÚBLICAS (Saúde; Saúde Mental; Assistência Social; Previdência Social; Educação; Desenvolvimento urbano / Habitação; Política Agrária; Direitos Humanos; Meio Ambiente; Órgãos de Controle Social.

SÓCIO JURÍDICO: (Judiciário; Ministério Público Estadual e da União; Defensoria Pública Estadual e da União; Medidas Sócioeducativas; Sistema Penal/Prisional; Polícia Civil; Exército).

PODER LEGISLATIVO ESTADUAL E MUNICIPAL.

TERCEIRO SETOR: Associações; Entidades; Fundações; Institutos; Organizações da Sociedade Civil; Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs).

EMPRESAS, FUNDAÇÕES EMPRESARIAS E CONSULTORIAS: Serviço Social; Saúde e Segurança no Trabalho; Gestão da Qualidade Total; Fundação social (terceiro setor/Responsabilidade Social); Eventos; Recursos Humanos; Relações com a comunidade; Relações Trabalhistas; Escritório de gerenciamento de projetos.

Ao final do curso, o aluno será capaz de

  • Entender a complexidade da dinâmica social e suas conexões com a vida social, oportunizando ao mesmo tempo interagir com a realidade e capacitando-o para a intervenção social qualificada, a partir das perspectivas téorico-metodológica, técnico-operativa e ética-política. Profissional comprometido com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social.