O Curso Superior em Tecnologia de Design de Interiores da PUC Minas Poços de Caldas foi desenvolvido para capacitar estudantes em habilidades e competências necessárias ao planejamento, projeto e gerenciamento de espaços internos de residências, instalações comerciais, corporativas e cênicas.
Temos como diferencial básico oferecer a atualização constante de métodos, tecnologias e inovações da área, a partir do ensino prático embasado por conhecimentos socioculturais, técnicos e ambientais, de forma criativa e integrada com conhecimentos de outras áreas, como Ciências da Computação, Administração e Comunicação Visual.
A estrutura do curso ocorre a partir de 4 eixos temáticos. Em cada eixo, o estudante irá desenvolver atividades projetuais que envolvem as habilidades necessárias ao Designer de Interiores, de forma individual e em equipes, promovendo a interlocução com demais áreas e seu desenvolvimento pessoal.
Os eixos são compostos de Microfundamentos - conteúdos específicos necessários ao desenvolvimento do Projeto Temático. Os temas dos eixos são:
O curso foi desenvolvido a partir de uma metodologia híbrida (parte EAD, parte presencial), onde 30% das atividades são presenciais e dedicadas à integração dos estudantes e ao desenvolvimento dos Projetos Temáticos, orientados por docentes mestres e doutores altamente qualificados do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.
Além desse diferencial, o curso promove palestras, oficinas, viagens a eventos e conta com toda a estrutura do campus da PUC Minas de Poços de Caldas, como maquetaria, laboratórios de computação e impressão 3D.
Híbrido
1.660 horas (2 anos)
R$ 450,00
Os eixos temáticos são estruturados em um Projeto Temático, desenvolvido em encontros presenciais e tutorias virtuais, e 7 Microfundamentos de conteúdos específicos. Em todos os eixos temáticos, os Microfundamentos promovem competências em estudos teóricos e habilidades práticas.
No eixo temático HABITAÇÃO, os estudantes terão contato com as bases culturais do Design de Interiores na Habitação ao longo da História Moderna e Contemporânea, Métodos Criativos para Concepção e Dimensionamento de Espaços Habitáveis, Técnicas e Materiais de Construção Civil, além da prática do Desenho de Apresentação e Desenho Digital como modo de concepção e representação técnica.
No eixo temático PÚBLICO, será a vez dos projetos voltados aos ambientes comerciais, corporativos e de consumo. São apresentadas bases conceituais sobre os Parâmetros Legais e Sanitários, Dimensionamento, Luminotécnica, Acessibilidade, Técnicas Construtivas e a Modelagem 3D e Fabricação Digital como modo de estudo do objeto e apresentação de produtos.
No eixo temático CULTURA, são apresentados conceitos que envolvem a compreensão dos Aspectos Culturais como Método de Concepção de Cenários e Estéticas Cênicas, Técnicas de Infraestrutura, Luminotécnica Cênica, construção de Maquetes e Protótipos como forma de representação e compreensão espacial, além de habilidades práticas em Desenvolvimento Digital de Personagens, Objetos e Cenários, como incentivo às técnicas de animação.
No eixo temático SUSTENTABILIDADE, todos os eixos são (re)apresentados a partir da importância dos aspectos ambientais, como Eficiência Energética, Ciclo de Vida de Produtos, Produção Mais Limpa (P+L) e Materiais Mais Sustentáveis, com foco em fomento local de novos produtos. Conceitos e técnicas de Paisagismo são discutidos, desde ambientação cênica a hortas verticais. As inovações da tecnologia inteligente para o Design de Interiores são apresentadas por meio das bases da Internet das Coisas e Inteligência Artificial.
Como se trata de um curso híbrido, o estudante terá carga de aula de Projeto de 60hrs, concentrados em 10 sábados, de 8:00h às 12:00h e 13:30h as 15:30h. Os Seminários são palestras/workshops/viagens e possuem carga horária de 20hrs semestrais e ocorrerão conforme calendário definido com os grupos. Além das aulas práticas de Projeto, também estão inseridas assessorias e orientações coletivas na forma de Mentoring Virtual, com carga horária de 20hrs, distribuídas pelo semestre.
Ao final do cursos, o tecnólogo em Design de Interiores egresso da PUC Minas exibirá uma sólida formação técnica, humanista e ecológica, capaz de lidar de modo reflexivo, criativo, ético e responsável com os vários desafios do campo disciplinar. As competências que balizam a formação desse profissional são: