30ª Edição

O Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação da PUC Minas é realizado no mês de outubro com o tema em concordância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

No dia 21 de outubro de 2022 acontecerá o 30º Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação que tem como tema este ano “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciências, tecnologia e inovação no Brasil ”.

Devido à extensão da PUC Minas o Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação é dividido em duas etapas, sendo a primeira etapa organizada pelos Coordenadores de Pesquisa dos campi e unidades.

A primeira etapa é iniciada nas unidades acadêmicas no âmbito dos cursos com os resumos inscritos, devendo valorizar as atividades de Iniciação Científica nas diversas unidades da PUC Minas. Na unidade é estabelecida a metodologia do processo de avaliação e efetuado o ranqueamento dos trabalhos. Os resultados são encaminhados à Pró-reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação (PROPPg) acompanhados de uma ata contendo os procedimentos realizados. Uma comissão composta por membros externos (CNPq/FAPEMIG) e internos (FIP/Professores da PUC Minas) constituída pela PROPPg seleciona os trabalhos que serão apresentados na modalidade “Poster ou Pitch” na segunda etapa.

A segunda etapa ocorre no mês de outubro sendo a abertura do evento realizada com uma palestra por pesquisador de renome e com a participação efetiva do CNPq, FAPEMIG e do FIP da PUC Minas que irão avaliar os trabalhos visando premiar os melhores.

Para que seja dada visibilidade aos trabalhos selecionados, estes, serão publicados no periódico indexado Destaques da Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação sob a forma de artigo, contribuindo para o enriquecimento da produção acadêmica do discente registrada no Curriculo Lattes.

O tema desta edição da SNCT e que deveria ser seguido pelos estudantes é “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”. Foram recebidas 824 ilustrações de todos os estados brasileiros. Oito se classificaram para a etapa de votação na internet.

O Concurso de Desenhos para escolha da identidade visual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizado pelo Museu Itinerante Ponto UFMG, em parceria com a Coordenação-Geral de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI, tem como objetivo premiar o desenho que será usado como base para a criação da identidade visual da SNCT, como forma de estímulo à criatividade, à divulgação e à popularização da ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

Dar visibilidade aos projetos de Iniciação Científica desenvolvidos nos diferentes cursos de graduação, durante todo o ano, em parceria com a Pró-reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação.

Toda a Comunidade acadêmica da PUC Minas e público externo.

Pró-reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação - PROPPg.

Edições anteriores

Botão Resumos dos livros

Resumo dos
livros

Galeria de fotos

Galeria de
fotos

Botão Galeria de vídeos

Galeria de
vídeos

Botão Pitchs dos alunos

Pitches dos
alunos

Nossos parceiros

Notícias

Card image cap
Gauchazh Clicrbs

Médicos franceses sugerem uso de inteligência artificial contra coronavírus.

Leia mais
Card image cap
Gazeta do Povo

Computadores sabem fazer música? Algumas startups acreditam que sim.

Leia mais
Card image cap
Olhar Digital

Empresa cria inteligência artificial que aprende ao ler toda a web.

Leia mais
Card image cap
Exame

Robôs vencem humanos em teste de previsão de colapso financeiro.

Leia mais