número 32 | 30/04/2010 a 15/05/2010


:: Voltar à primeira página do Boletim ::

Destaque

Pense no seu futuro: Aposte na Educação Continuada para sair na frente no mercado de trabalho

Você tem conhecimento que investir nos estudos dá resultados e retorno, inclusive financeiro? Dados de pesquisas revelam que o Brasil é o país latino-americano com os mais altos retornos para quem investe na continuação dos estudos. Para se ter uma idéia dos números, o crescimento salarial aumenta em torno de 20 % para os profissionais, que se preocupam em se especializar através da pós- graduação lato sensu e scrito sensu, se comparado com os que possuem apenas o Ensino Superior Completo, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho de 2008.

Além disso, o “título” de especialista, mestre ou doutor também pode muitas vezes até ser considerado critério de desempate na hora de se preencher uma vaga. Se você está pensando em qual ação tomar para alavancar sua vida profissional, apostar na Educação Continuada, começando pela especialização lato sensu, pode ser uma boa saída para alcançar postos mais altos e oportunidades ampliadas no mercado de trabalho.

Quem garante é o professor Nélio Oliveira, mestre em Administração e coordenador do curso de Gestão de Pessoas, do Instituto de Educação Continuada (IEC) PUC Minas. Ele comenta que a graduação no país tem um papel importante, uma vez que oferece oportunidades para alunos que não tiveram contato com uma educação de alto nível no ensino fundamental e médio, mas ainda é muito básica em termos de formação, por isso a necessidade de se buscar além do ensino superior. “Se o profissional não buscar um nível mais elevado com a especialização, por exemplo, ele não atende as demandas das empresas na atualidade, que exige que o indivíduo apresente conhecimentos, habilidades e atitudes referentes a uma determinada realidade.

Oportunidade de crescimento

É o caso de Marcelle Siqueira Gonçalves, psicóloga e aluna do curso de pós –graduação em Gestão de Pessoas no Instituto de Educação Continuada (IEC) da PUC Minas, que concluiu a graduação no ano passado e já está cursando a especialização lato sensu. “Atualmente todo mundo pode ter acesso à graduação. O mercado de trabalho está exigindo o investimento na Educação Continuada. Percebo isso na área de Recursos Humanos, setor que atuo e que é crescente a demanda por profissionais com o perfil estratégico. Procurei a especialização para agregar valor ao meu currículo, almejando ainda conquistar um cargo melhor na área em que atuo e me preparar para tentar o mestrado”, sonha.

Já Bianca Aparecida Ribeiro de Oliveira, pedagoga, conta que decidiu investir na especialização em Microbiologia do PREPES PUC Minas, como uma saída para ampliar a sua atuação e se diferenciar dos colegas que estão atuando no mercado de trabalho. “Na atualidade quanto maior o campo de atuação mais facilidade de atuar. O profissional precisa ser multidisciplinar e ter conhecimento e saber várias coisas na sua área e até em outros campos. Já tenho um diferencial quanto aos meus colegas. A especialização me dá o conhecimento para atuar na minha área e o curso vai me ajudar a me posicionar no mercado de trabalho, já que a minha intenção é ser educadora na área da saúde ou atuar em laboratório”, idealiza.

O professor Nélio chama a atenção que cursar a especialização por si só não é o bastante, o aluno precisa aplicar o que aprendeu e levar o curso para a empresa. “É necessário ajudar a empresa a partir dos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas. De outra maneira, a participação no curso terá como único retorno a aquisição do diploma. O funcionário deve apresentar competências individuais que gerem competências organizacionais. E essa educação não é conseguida em um simples curso de treinamento”.

Se você está interessado em investir na sua carreira, através de cursos de especialização, fique atento PREPES PUC Minas, Programa de Pós Graduação em Módulos, realizado em julho e janeiro. As inscrições estão abertas até o dia 28 de maio, com as ofertas de especialização para o 2° semestre de 2010, em Belo Horizonte. O processo deve ser feito pela internet (www.prepes.pucminas.br).

Ainda estão sendo ofertados pelo IEC PUC Minas, cursos para o 2º semestre de 2010, que terão suas inscrições abertas de 31 de maio a 5 de agosto. Confira as ofertas no site (www.iec.pucminas.br).  

28/04/2010


Destaque

O novo mercado de trabalho: o guia para iniciantes e sobreviventes

Editora: SENAC Rio
Autor: Marcos A. Oliveira

O livro apresenta de maneira clara e objetiva as grandes armas contra desemprego: educação continuada, a busca por informações e o desenvolvimento de competências diferenciadas com alto valor de mercado. 

 

Opinião

Qual a importância em investir em um curso de especialização?



"A especialização está valendo como uma fase de adaptação, uma vez que sou recém chegado à capital mineira. Sempre trabalhei em cursinho. Como estou pretendendo atuar em áreas mais diversas, voltando para o ensino fundamental e médio, e como a história da áfrica será obrigatória, o curso acaba sendo uma oportunidade de ampliar meus conhecimentos para concorrer nesse mercado. Não busco somente o título, mas especialmente, o  conhecimento. Fazer uma especialização é um degrau para subir numa escala de evolução profissional e intelectual". Romildo Tavares - professor e aluno do curso História e Cultura Afro do PREPES PUC Minas-



"O curso de especialização está me trazendo maior aprimoramento do estudo do Direito Público, uma vez que a graduação não possibilita o aprofundamento em algum assunto específico. Além disso, tenho a oportunidade de pensar e ter um espírito mais crítico a respeito dos assuntos discutidos em sala de aula e importantes para a minha atuação na área. Atualmente , mercado pede por profissionais que buscam pelo conhecimento e fazem cursos e se atualizam. Como almejo fazer o mestrado, e a especialização já é um passo para o mestrado, decidi investir na área acadêmica".  Ana Paula Pereira Lucas - aluna do curso de Direito Público do IEC PUC Minas.

Oportunidades

Oportunidade de trabalho para Analista Fundiário Oportunidade de trabalho para Analista de Operação Billing Oportunidade de trabalho para Auxiliar Contábil Oportunidade de trabalho para Analista de Custos e Orçamentos Júnior Oportunidade de trabalho para Analista Financeiro Oportunidade de trabalho para Analista de Sistemas Oportunidade de trabalho para Coordenador de Programação Oportunidade de trabalho freelancer na área de Comunicação Oportunidade de trabalho para Analista de Testes Oportunidade de trabalho para Vendedor Externo Oportunidade de trabalho para Gestão de Documentos Oportunidade de trabalho para Gestão de Processos Oportunidade de trabalho para Técnico de Implantação Oportunidade de trabalho para Engenheiro de Produção Oportunidade de trabalho para Coordenador de Implantação de Sistemas Oportunidades de trabalho para Gerente Administrativo Financeiro Oportunidades de trabalho para Consultor de Negócios

Acontece na PUC

Inscrições abertas para grupos educativos de prevenção contra o câncer Faculdade Mineira de Direito e Universidade de Deusto promovem Seminário sobre Direito Médico

Acontece em BH

IEC está com inscrições para cursos de capacitação em Metodologia do Ensino Superior e de Oratória para o Marketing Pessoal Arquidiocese de Belo Horizonte e PUC Minas promovem a III Semana de Direito Canônico Seminário discute Gestão da Inovação em empresas de Tecnologia da Informação Liderança inovadora e criativa é tema de congresso de Recursos Humanos na capital mineira
Para sugerir pautas, indicar eventos, divulgar oportunidades de trabalho ou enviar seus comentários, escreva para imprensaiec@pucminas.br ou ligue para (31) 3269 3263