número 33 | 24/05/2010 a 09/06/2010


:: Voltar à primeira página do Boletim ::

Destaque

Redes Sociais: Uma maneira eficiente de reforçar o Marketing de Relacionamento

Twitter, Facebook e Orkut. São algumas das Redes Sociais mais utilizadas pelos internautas, e que estão cada vez mais presentes na vida dos profissionais, tanto no mercado de trabalho como nas estratégias de negócio dentro das organizações. Uma pesquisa realizada em 2009, pelo Institute for Business Value (IBV), da International Business Machines (IBM), revela que até 2012, 800 milhões de pessoas estarão conectadas em Mídias Sociais. Em junho do ano passado, este público já representava cerca de 2/3 dos usuários de internet no mundo. A previsão é que 90% do consumo de banda larga do tráfego da internet, por exemplo, seja direcionado para as redes sociais em no máximo dois anos.

De acordo com o professor Caio César Giannini, mestre em Administração e coordenador do curso de Design de Interação, do Instituto de Educação Continuada (IEC) da PUC Minas, as Redes Sociais, agrupamentos de pessoas com interesses comuns e que vivem em organizações, também agrupadas em redes, podem ser muito úteis, especialmente, no ambiente empresarial, se utilizadas de maneira correta. Para ele, dois aspectos devem ser levados em consideração: o primeiro deles, diz respeito ao diálogo entre a empresa e seus públicos, em que os ambientes de Redes Sociais na internet são caracterizados pelo diálogo e engajamento. “As empresas que sabem tirar proveito disso levam vantagem clara em relação aos seus concorrentes, que não conversam com os consumidores. Outro aspecto se refere às ações dentro da própria organização, em que as Redes podem facilitar a comunicação entre setores e também entre uma determinada área da empresa e o mercado profissional, para a busca de novos talentos, por exemplo. As Mídias Sociais, portanto, não devem ser desprezadas pelas instituições”.

O próprio levantamento da IBM confirma este dado e revela que quando as Redes Sociais são utilizadas no ambiente de trabalho servem para promover a interação entre as empresas, clientes e parceiros de negócios, sendo capazes de gerar negócios para as corporações. Os índices mostram que 69 % dos profissionais usam as Mídias Sociais para aumentar a colaboração nas organizações e 55 % para agilizar o tempo de resposta. Enquanto que para 36 % dos entrevistados, os sites podem ajudar, inclusive, a diminuir custos de ações, como propaganda e trabalho com o cliente.

Jorge Rocha Neto, coordenador do curso de pós – graduação em Produção em Mídias Sociais, do IEC PUC Minas, chama a atenção, que outro passo importante em relação às Redes Sociais consiste em repensar, atualizar e sustentar estratégias relativas ao marketing de relacionamento. Segundo ele, o que se pode constatar é que estes locais são um terreno fértil para estratégias de marketing diferenciado, que as empresas podem e devem explorar – inclusive em usos voltados como “mera diversão” ou entretenimento.  “É sempre bom chamar a atenção que a relação da empresa com seu público-alvo precisa ser melhor definida nas Redes Sociais, buscando um entrosamento e uma interação maior. É preciso pensar em mediações diferenciadas na demanda dos clientes em potencial. Para essa busca por novos clientes ou consolidação no mercado, as empresas devem entender que é preciso uma adaptação da sua linguagem ao perfil de cada rede social. A presença digital de uma empresa, especialmente em redes sociais, deve lidar com questões como marketing de relacionamento, por exemplo”.

Para o professor Caio, quando as empresas ouvem seus consumidores e dão a eles respostas a seus questionamentos, estão valorizando este tipo de relação e passam a propagar a mensagem da empresa, recomendando-a ou então divulgando o bom atendimento que teve.

Dicas de Contato

Caio César defende que as Redes funcionam como uma plataforma para as pessoas se manifestarem.  “Se o profissional usa o twitter para dar suas opiniões sobre o assunto que domina e mantém um blog onde mostra o que sabe, este profissional está se fazendo aparecer. Empresas estão correndo atrás de pessoas pensantes. E esta capacidade e talento a gente não consegue resumir em um currículo de duas páginas. Com uma presença profissional na rede, o profissional se faz aparecer e aumenta as chances de ser pescado por uma boa empresa”.

Marcone Ribeiro de Oliveira, aluno do curso de pós- graduação Engenharia de Software do IEC PUC Minas, comenta justamente essa importância, em que as Redes Sociais são um importante meio de destaque para se relacionar com o mundo e com o meio. "É importante lembrar os pontos positivos e negativos que elas revelam, como o Builyng, Racismo e Pedofilia, por exemplo. Como benefícios, não podemos esquecer o fato de fazer novos amigos e de ter acesso a conteúdos interessantes, e participar de grupos de discussão a respeito de trabalho e até mesmo de gostos pessoais. Além de ser um meio de criar vínculos e, por que não, de expor o seu lado profissional", defende.

Para o professor, algumas dicas são fundamentais para que o profissional utilize as Redes Sociais da melhor maneira possível. Tome nota:

• Seja educado. Não crie caso e nem brigue com empresas ou outras pessoas. O espaço da rede é o do diálogo. Não baixe o nível, pois você será ignorado.
• Seja verdadeiro. Não minta, seja honesto sobre o que sabe e o que pensa.
• Escute. Da mesma maneira que você quer se manifestar, há outros atores se manifestando. Escute-os e interaja com eles.
• Seja consistente. Não adianta usar a Rede uma vez por mês. Este tipo de ambiente demanda presença constante. Cheque o que está acontecendo lá ao menos uma vez por dia.

Acompanhe os cursos de pós - graduação da PUC Minas nas Redes Sociais - Twitter: @pospucminas  - Facebook - Pos Puc Minas

19/05/2010


Destaque

Do broadcast ao socialcast - Como as redes estão transformando o mundo dos negócios

Autor: Manoel Fernandes (org.)

A obra Do broadcast ao socialcast – Como as redes estão transformando o mundo dos negócios reúne pensamentos, ideias, visões e conceitos de vários autores a respeito de como as redes estão transformando o mundo dos negócios.

 

Opinião

Como você faz uso das Redes Sociais?



"As Redes Sociais são um veículo importante para se expressar e, principalmente, de construção do conhecimento. Através delas, por exemplo, você pode expor seus pensamentos e colocar as coisas que você constrói e trabalha, o que acaba sendo um portifólio. Atualmente faço uso das Mídias Sociais para relacionamento. Não tenho experiência, por exemplo, em utilizá-las para conseguir novas oportunidades de trabalho, mas conheço várias pessoas que já conseguiram. Estes meios são fundamentais para trocar informações e têm uma potencialidade grande de ser um canal fundamental de informação". Adma Bernardinho Magalhães - aluna do curso de pós – graduação em História da Arte do PREPES PUC Minas.



"Inicialmente, as Redes Sociais tiveram um caráter mais pessoal. De um tempo para cá, este papel se ampliou com o surgimento do  nicho de ofertar emprego e mão de obra. Atualmente, as empresas descobriram as Redes como uma estratégia e estão mais próximas dos consumidores. Através das Mídias Sociais é possível, por exemplo, conhecer melhor o mercado e até fazer uma pesquisa de satisfação. Ao meu ver, a criação dessas Redes foi uma evolução, levando até as organizações para dentro delas. Hoje me sinto mais ouvida e utilizo as Mídias Sociais, tanto para fazer amigos como para realizar o meu marketing pessoal. Várias pessoas que conheço já foram contratadas por estarem presentes nas Redes Sociais, que acabam sendo uma “vitrine” se a pessoa souber utilizá-las. É interessante e estratégico". Vânia Miranda de Oliveira - aluna do curso de pós - graduação de Gestão Empresarial do IEC PUC Minas.

 

Oportunidades

Oportunidade de trabalho para Coordenador de Curso oportunidade de trabalho para Coordenador Financeiro Divinópolis Oportunidade de trabalho para Engenheiro Mecânico Oportunidade de trabalho para Coordenador de Expedição Oportunidade de trabalho para Analista de Marketing Oportunidade de trabalho para Analista de Rota Pleno Oportunidade de trabalho para Coordenador de Frota Oportunidade de trabalho para Engenheiro de Produto Oportunidade de trabalho para Gerente Administrativo Financeiro Oportunidade de Trabalho para Consultor de Negócios Oportunidade de trabalho para Consultor de Implantação Oportunidade de trabalho para Engenheiro Civil Oportunidade Coordenador Administrativo Financeiro Oportunidade de trabalho para Técnico de Implantação Oportunidade de trabalho para Coordenador de Treinamento de Desenvolvimento Júnior Oportunidades de trabalho para Designer Institucional Júnior Oportunidade de trabalho para Ilustrador Júnior Oportunidade de trabalho para Coordenador de Sistemas Integrados Oportunidade de trabalho para Engenheiro de Operações Oportunidade de trabalho para Auditor Interno

Acontece na PUC

Feira de Economia Solidária discute Economia e Vida no campus Coração Eucarístico

PUC Minas e Microsof promovem palestra na área de Tecnologia da Informação Encontro reunirá instituições de ensino superior inclusivas Evento debate Direito Biomédico com a presença de especialistas internacionais Contagem promove ciclo de debates sobre Carreira e Mercado de Trabalho

Acontece em BH

Prepes PUC Minas está com inscrições abertas para cursos de pós- graduação até dia 28 de maio Curso que qualifica Treinadores de Futebol está com inscrições abertas até o dia 7 de julho Festival Mundial de Circo invade ruas e parques de BH e do interior do Estado
Para sugerir pautas, indicar eventos, divulgar oportunidades de trabalho ou enviar seus comentários, escreva para imprensaiec@pucminas.br ou ligue para (31) 3269 3263