número 37 | 25/10/2010 a 09/11/2010


:: Voltar à primeira página do Boletim ::

Destaque

Comunicação Interna: a ferramenta eficiente de gestão de negócios

“A comunicação é um fenômeno que cria ambiente de contato... Se fôssemos escolher uma imagem representativa, seria uma teia que liga aqueles que fazem parte do sistema”. Assim a jornalista Olga Curado, em seu artigo publicado no livro Comunicação interna: a força das empresas, defende a importância da ferramenta como uma atividade estratégica e vital dentro das organizações.

Mesmo sendo considerada como essencial na sobrevivência e gestão organizacional, ainda assim, em muitas empresas, a Comunicação Interna tem sido relegada a segundo plano no planejamento de comunicação. Uma organização que não investe na comunicação planejada deixa de alimentar uma fonte importante para o desenvolvimento de seus negócios. E a sua empresa, como vem trabalhando a Comunicação Interna com os funcionários?

Segundo Margarida Kunsch, doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e autora de vários livros na área, a Comunicação Interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação possível entre a organização e seus empregados, usando ferramentas de comunicação institucional e até da comunicação mercadológica, para o caso do endomarketing ou marketing interno. 

De acordo com o professor Flávio Tófani, mestre em Marketing e um dos coordenadores do curso de pós-graduação lato sensu em Comunicação Interna para Relacionamentos Estratégicos, do IEC PUC Minas, por mais virtuais ou menores que sejam as organizações, a Comunicação Interna deve merecer total atenção por parte da gestão. “Mesmo que as empresas não queiram, a Comunicação Interna existirá. O que se deve fazer é trabalhá-la de maneira planejada, de tal forma que possa entender o que empresa e empregados querem e devem falar/ouvir, considerando as relevâncias para cada grupo, buscando, assim, a compatibilização dos interesses. O  mais importante é pensar que Comunicação Interna não significa apenas gerir veículos de comunicação. É, antes de tudo, a implantação de uma nova cultura de serviços, de entendimento, de respeito e de confiança”, defende.

A importância de planejar

Para que este processo aconteça de maneira segura é importante planejar, acompanhar e avaliar a ferramenta, desenvolvendo um modelo de comunicação interna estruturado, sistêmico, ágil e permanente dentro das organizações. Para o professor, o primeiro passo que deve ser dado é conhecer a realidade da empresa e as expectativas das pessoas (de qualquer nível hierárquico), entendendo as relevâncias e buscando a compatibilização de interesses. “A partir daí surgirão as ações informacionais e relacionais. A organização deve envolver as pessoas no processo (com critérios, logicamente) e fazer com que o funcionário sinta a transparência da gestão, o que não significa falar tudo para todos, que acaba, em muitos casos, se tornando o caos”.

Dessa forma, o modo como a organização conversa internamente é extremamente importante e também reflete na qualidade das relações e resultados. Para Flávio Tófani, atualmente as pessoas têm apontado o ambiente de trabalho como fator primordial de gestão e isso significa a valorização do indivíduo, maior transparência e respeitabilidade, ciência das funções e da importância de cada um no processo. “Como se pode perceber, comunicar vai além de criar veículos. E o resultado desses relacionamentos impacta na identidade da organização, em sua imagem, reputação, qualidade dos relacionamentos externos, produtos e, consequentemente, no lucro”.

Mesmo diante dessa importância, o que muitos estudiosos dizem é que falta à maioria dos gestores a consciência de que a comunicação ágil e participativa é vital para o desenvolvimento e a sobrevivência das organizações. O professor afirma que, em muitos casos, os gestores são imediatistas e desinformados, acreditando que investimento em ambiente interno, em gestão e posicionamento internos são algo caro e dispensável, pois basta ter bom senso para que “as coisas” aconteçam. “Hoje, as empresas estão entendendo que não é por paternalismo que se faz comunicação interna. É por necessidade e sobrevivência no mercado. Daí a necessidade de posicionar a comunicação interna como filosofia e não mais como ferramenta. Aí muda muita coisa. Vai para a essência da empresa e pautará as relações internas e externas”.

20/10/2010


Destaque

Livro: Obrigado, Van Gogh
Editora: Peirópolis
Autor: Carlos Parente

O livro “Obrigado, Van Gogh!" é uma coletânea de artigos sobre comunicação empresarial, que fala de trajetórias de profissionais como comunicadores, empresários, leitores, e das vivências enquanto consumidores de notícias, idéias e produtos.

Opinião

A sua organização trabalha bem a Comunicação Interna entre os funcionários?



"Na escola onde atuo, a Comunicação Interna é de extrema importância para o trabalho de gestão. Além disso, essa ferramenta utilizada através de cartazes, lembretes e quadro de aviso, facilita muito a vida de nós, professores. A diretoria também utiliza desse processo para a parte estrutural das aulas e a resolução de problemas e conflitos internos e externos. O contato é extremamente importante para o bom andamento da escola. Se a instituição não tem essa comunicação está fadada ao fracasso. Dessa forma, consegue ouvir as necessidades do professor e os anseios dos alunos de forma eficiente". Marcos de Paula Júnior - aluno do curso de pós-graduação em Microbiologia do Prepes PUC Minas.

“Trabalho no setor público, local em que a Comunicação Interna é bastante burocrática e morosa. Ainda percebemos que há falhas no uso dessa ferramenta, como a falta de comunicação interna entre os setores. O meio virtual, importante ferramenta de comunicação, ainda é pouco utilizado na administração pública. Os processos de comunicação ainda estão muito pautados na comunicação por meio de papel, através de memorandos e ofícios, o que não dá agilidade ao setor público. Percebemos que adotar ações eficientes de comunicação interna é extremamente importante para socializar o conhecimento e também favorecer o serviço público na tomada de decisão mais rápida em benefício do povo”. Fernando José de Lima - aluno do curso de pós-graduação em Administração Pública do IEC PUC Minas.

Oportunidades

Oportunidade de trabalho para Analista de Qualidade Pleno Oportunidade de trabalho para Coordenador Médico Oportunidade de trabalho para Auditor Médico Oportunidade de trabalho para Engenheiro de Desenvolvimento de Produto Oportunidade de Engenheiro de Processo Senior Oportunidade de trabalho de Engenheiro de Segurança de Trabalho Oportunidade de trabalho para Executivo de Contas Sênior Oportunidade de trabalho para Gerente de Logística Oportunidade de trabalho para Gerente Contábil e Fiscal Opotunidade de trabalho para Gerente Tributário Oportunidade de trabalho para Instrutor de Treinamento Sênior Oportunidade de trabalho para Programador de Produção Oportunidade de trabalho de Supervisor de Implantação de PDV Oportunidade de trabalho de Supervisor de Treinamento Oportunidade de trabalho para Executivo de Contas Sênior Oportunidade de trabalho para Psicólogo ou Pedagogo Oportunidade de trabalho para Supervisor de Vendas Oportunidade de trabalho para Analista de Compra Sênior Oportunidade de trabalho de Engenheiro de Projetos de Geotecnologias Oportunidade de trabalho para Engenheiro de Orçamento

Acontece na PUC

Campanha da Solidariedade 2010 arrecada donativos para instituições beneficentes Prepes PUC Minas está com inscrições abertas para pós-graduação modular até 12 de novembro IEC PUC Minas na Praça da Liberdade sedia evento em comemoração ao Dia da Usabilidade Cuidado nutricional para pessoas diabéticas está com inscrições abertas na PUC Barreiro PUC Minas oferece Cursos de Extensão em Educação Especial

Acontece em BH

Instituto Claro está com inscrições abertas para Prêmio "Novas formas de Aprender e Empreender" Ronaldo Fraga lança exposição sobre o Rio São Francisco Mostra CineBH chega à 4ª edição em Belo Horizonte Festival Internacional de Dança movimenta capital mineira com espetáculos, oficinas e debates CORECON promove palestra sobre Educação Financeira em novembro
Para sugerir pautas, indicar eventos, divulgar oportunidades de trabalho ou enviar seus comentários, escreva para imprensaiec@pucminas.br ou ligue para (31) 3269 3263