número 37 | 25/10/2010 a 09/11/2010


:: Voltar à primeira página do Boletim ::

Acontece em BH

O estilista mineiro Ronaldo Fraga abriu exposição plástica e interativa que retrata a cultura popular presente ao longo do Velho Chico. Intitulada, Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga, o evento mostra dez ambientes com instalações de arte contemporânea que retratam suas experiências e histórias vividas durante viagem pelo rio para a criação de sua coleção de moda primavera/verão 2009. O público pode conferir o trabalho entre os dias 20 de outubro e 28 de novembro, na Galeria Alberto da Veiga Guignard, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

Em junho de 2008, Ronaldo Fraga surpreendeu o mundo da moda ao apresentar, no São Paulo Fashion Week, sua coleção primavera/verão 2009, inspirada no rio São Francisco. O estilista ousou ao transpor para a moda a alma do maior rio totalmente brasileiro, bordando, com poesia e fidelidade, sua cultura, riquezas, crenças e costumes. Por dois meses,  viajou pelas margens do São Francisco em uma verdadeira expedição que resultou em, além de sua belíssima coleção, num riquíssimo e singular legado particular.

A montagem é composta por instalações plásticas de arte contemporânea divididas em dez ambientes, interligados por um percurso que remete ao interior do vapor Benjamin Guimarães, construído em 1913, tombado como patrimônio, e único do modelo em funcionamento no mundo. Ao navegar pelas águas da exposição, o visitante irá se deparar com elementos que remetem ao rio, desde a foz até a nascente, passando pelas lendas, religiosidade, cheiros e sabores, música e pelos costumes das cidades ribeirinhas, entre outros símbolos e características que são únicas ao São Francisco.

Após BH, a exposição percorre, a partir de 2011, outras cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Maceió, Aracaju, Juazeiro, Petrolina, Brasília, Pirapora e Januária.  Ao final da itinerância, será lançado um livro sobre a exposição.

Serviço
Evento:
Lendas do Sertão;
Data: 20 de outubro a 28 de novembro;
Local: Galeria Alberto da Veiga Guignard;
Horário: Terça a sábado: 9h30 às 21h; domingo: 16h às 21h;
Informações: (31) 3236-7400.

 


21/10/2010


Destaque

Comunicação Interna: a ferramenta eficiente de gestão de negócios

A Comunicação Interna, mesmo sendo considerada como essencial na sobrevivência e gestão organizacional. Em muitas empresas tem sido relegada ao segundo plano no planejamento de comunicação. Uma organização que não investe na comunicação planejada deixa de alimentar uma fonte muito importante para o desenvolvimento de seus negócios. E sua a empresa, como vem trabalhando a Comunicação Interna com os funcionários?

Livro: Obrigado, Van Gogh
Editora: Peirópolis
Autor: Carlos Parente

O livro “Obrigado, Van Gogh!" é uma coletânea de artigos sobre comunicação empresarial, que fala de trajetórias de profissionais como comunicadores, empresários, leitores, e das vivências enquanto consumidores de notícias, idéias e produtos.

Opinião

A sua organização trabalha bem a Comunicação Interna entre os funcionários?



"Na escola onde atuo, a Comunicação Interna é de extrema importância para o trabalho de gestão. Além disso, essa ferramenta utilizada através de cartazes, lembretes e quadro de aviso, facilita muito a vida de nós, professores. A diretoria também utiliza desse processo para a parte estrutural das aulas e a resolução de problemas e conflitos internos e externos. O contato é extremamente importante para o bom andamento da escola. Se a instituição não tem essa comunicação está fadada ao fracasso. Dessa forma, consegue ouvir as necessidades do professor e os anseios dos alunos de forma eficiente". Marcos de Paula Júnior - aluno do curso de pós-graduação em Microbiologia do Prepes PUC Minas.

“Trabalho no setor público, local em que a Comunicação Interna é bastante burocrática e morosa. Ainda percebemos que há falhas no uso dessa ferramenta, como a falta de comunicação interna entre os setores. O meio virtual, importante ferramenta de comunicação, ainda é pouco utilizado na administração pública. Os processos de comunicação ainda estão muito pautados na comunicação por meio de papel, através de memorandos e ofícios, o que não dá agilidade ao setor público. Percebemos que adotar ações eficientes de comunicação interna é extremamente importante para socializar o conhecimento e também favorecer o serviço público na tomada de decisão mais rápida em benefício do povo”. Fernando José de Lima - aluno do curso de pós-graduação em Administração Pública do IEC PUC Minas.

Oportunidades

Oportunidade de trabalho para Analista de Qualidade Pleno Oportunidade de trabalho para Coordenador Médico Oportunidade de trabalho para Auditor Médico Oportunidade de trabalho para Engenheiro de Desenvolvimento de Produto Oportunidade de Engenheiro de Processo Senior Oportunidade de trabalho de Engenheiro de Segurança de Trabalho Oportunidade de trabalho para Executivo de Contas Sênior Oportunidade de trabalho para Gerente de Logística Oportunidade de trabalho para Gerente Contábil e Fiscal Opotunidade de trabalho para Gerente Tributário Oportunidade de trabalho para Instrutor de Treinamento Sênior Oportunidade de trabalho para Programador de Produção Oportunidade de trabalho de Supervisor de Implantação de PDV Oportunidade de trabalho de Supervisor de Treinamento Oportunidade de trabalho para Executivo de Contas Sênior Oportunidade de trabalho para Psicólogo ou Pedagogo Oportunidade de trabalho para Supervisor de Vendas Oportunidade de trabalho para Analista de Compra Sênior Oportunidade de trabalho de Engenheiro de Projetos de Geotecnologias Oportunidade de trabalho para Engenheiro de Orçamento

Acontece na PUC

Campanha da Solidariedade 2010 arrecada donativos para instituições beneficentes Prepes PUC Minas está com inscrições abertas para pós-graduação modular até 12 de novembro IEC PUC Minas na Praça da Liberdade sedia evento em comemoração ao Dia da Usabilidade Cuidado nutricional para pessoas diabéticas está com inscrições abertas na PUC Barreiro PUC Minas oferece Cursos de Extensão em Educação Especial

Acontece em BH

Instituto Claro está com inscrições abertas para Prêmio "Novas formas de Aprender e Empreender" Mostra CineBH chega à 4ª edição em Belo Horizonte Festival Internacional de Dança movimenta capital mineira com espetáculos, oficinas e debates CORECON promove palestra sobre Educação Financeira em novembro
Para sugerir pautas, indicar eventos, divulgar oportunidades de trabalho ou enviar seus comentários, escreva para imprensaiec@pucminas.br ou ligue para (31) 3269 3263