IEC • PREPES | Pós-Graduação Lato Sensu

Twitter Facebook
Boletim Com Você
Boletim Eletrônico
Número 47 | 06/03/2012 a 03/04/2012

Conhecimentos de gestão, administração e qualidade são fundamentais para minha atuação no mercado da saúde

O médico Vinicius Jeunon trocou o atendimento em consultórios pela gestão na área de saúde. Ele, que já fez cinco especializações, é ex-aluno do curso Gestão da Saúde, do IEC. Atualmente, trabalha em empresas do segmento hospitalar e de planos de saúde e ocupa o cargo de Gerente Médico do Plano de Saúde da Santa casa de Saúde. Jeunon conta um pouco dos desafios de trabalhar com gestão na área médica. Aos iniciantes, ele aconselha: “Não espere, aja”.

- Fale um pouco a respeito da sua trajetória profissional, fazendo um breve histórico da sua carreira e da atuação no mercado de trabalho.

Sou médico formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Clinica Médica. Sempre pensei seguir a carreira de médico até a aposentadoria. Entretanto, um dia fui eleito Diretor Clínico de um hospital em BH , então um novo universo surgiu diante de meus olhos e eu não tinha as ferramentas necessárias para experimentá-lo. Depois desta constatação já realizei cinco pós-graduações.

Como surgiu seu interesse pela área da Saúde? E da Gestão?

Percebi muito cedo que o sistema de saúde, por ser muito complexo e específico deveria ser gerenciado por pessoas da área de saúde. A gestão qualificada é o fundamento básico para o sucesso em qualquer atividade.
 
-Como o investimento na pós-graduação em Gestão da Saúde tem contribuído na sua carreira profissional?

Tornei-me gestor de saúde após uma longa busca pelo conhecimento da administração contextualizado pelo conhecimento da saúde. Após 25 anos de consultório e, atualmente, 30 anos de medicina. Dedico-me hoje somente a gestão e auditoria.
 
Faça uma avaliação do seu trabalho na área e comente sua experiência. Quais são os principais desafios e os frutos desse trabalho?

Principais desafios são:
- Perceber que a visão assistencialista não é o suficiente para obter sucesso na área da saúde;
- Perceber que na crise da saúde, a falta de gestão eficaz é um dos principais componentes;
- Entender que o modelo médico hegemônico, hospitalocêntrico, super especializado;
- Entender que falamos após a transição epidemiológica;
- Entender que falimos por não agregar valor aos anos de vida;
- Entender que falimos por não conseguir evitar ou minimizar os efeitos e consequências das doenças crônico degenerativas;
- Entender que é possível fazer uma medicina mais humana, mais eficaz, mais barata e com acesso para todas as pessoas;
- Perceber que somente gerencia quem avalia permanentemente o que está fazendo;
- Perceber que sem qualidade não será possível;
- Perceber que não somos divindades e que a pluralidade de ideias e ações e que nos conduzirão a um lugar melhor.
 
Hoje sou absolutamente satisfeito com o que faço, me sinto incluído no meio da saúde apesar de enfrentar desafios muitas vezes considerados intransponíveis.

Minha experiência tem sido muito positiva, pois tenho trabalhado em grandes empresas tanto no segmento hospitalar quanto no seguimento de planos de saúde. Tenho estado na gestão e regulação da saúde enfrentando os desafios, porém, consciente de minhas possibilidades e saberes para enfrentá-los.

- Na nossa reportagem de capa falamos a respeito da área de Gestão. Qual a importância dos conhecimentos em Gestão no dia-a-dia do seu trabalho?

Conhecimentos de gestão, administração e qualidade são fundamentais para minha atuação no mercado da saúde, sem eles não conseguiria fazer bem meu trabalho. 
 
- Quais são os seus planos profissionais daqui para frente?

Pretendo continuar no seguimento saúde por mais um tempo, até o momento em que eu possa contribuir.

- Dicas para os profissionais que, assim como você, querem se destacar no mercado de trabalho.

Conhecemos a máxima de Albert Einstein que dizia o sucesso é 90% TRANSPIRAÇÃO e 10% INSPIRAÇÃO. Portanto, trabalhe e estude, aplique aquilo que aprendeu, repita, vá atrás do objetivo, seja pró-ativo, faça acontecer. Não espere, aja.

05/03/2012

Para sugerir pautas, indicar eventos, divulgar oportunidades de trabalho ou enviar seus comentários, entre em contato conosco:
imprensaiec@pucminas.br ou ligue para (31) 3269 3263