IEC • PREPES | Pós-Graduação Lato Sensu

Twitter Facebook
Boletim Com Você
Boletim Eletrônico
Número 64 | 03/12/2013 a 04/02/2014

O engenheiro elétrico pós-graduado em Gerenciamento de Projetos, Adair Moreira Júnior trabalha na Infraero há mais de 10 anos. Sempre se dedicando à carreira, ainda não teve tempo de sair em período sabático. Mas se pudesse, já sabe que estudaria pintura, hobby que mantém desde a infância.  Saiba mais sobre esse profissional aqui.


- Conte um pouco da sua trajetória profissional, fazendo um breve histórico da sua carreira e da sua atuação no mercado de trabalho.

Formei-me em Engenharia Elétrica com ênfases em Eletrônica e em Telecomunicações no INATEL, em Santa Rita do Sapucaí, em 1992. No ano seguinte, iniciei minha carreira como Engenheiro Eletrônico na Cia Siderúrgica Nacional, onde cheguei a desempenhar a função de Engenheiro de Manutenção, acumulando por um período a função de Supervisor de Manutenção das Sinterizações. Em outubro de 1999, entrei na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), na qual exerci os cargos de Encarregado de Atividades de Manutenção do Aeroporto de Maceió/Al e Gerente Regional de Manutenção da Superintendência Regional do Centro-Oeste (aeroportos de Brasília, Goiânia, Cuiabá, Palmas, Uberaba e de Uberlândia). Posteriormente, assumi a Gerência de Energia e Sistemas Ambientais dos Aeroportos da Rede Infraero e, em 2008, a Superintendência do Aeroporto Internacional Tancredo Neves. Atualmente, atuo na Gerência de Empreendimentos do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, sendo o responsável pelos projetos executivos e pelas obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros, pelos projetos básicos e executivos e pelas obras de ampliação e recuperação do sistema de Pátios e Pistas e pelos projetos e obras de Implantação do Terminal Remoto do Aeroporto de Confins.

- Como o investimento no curso de pós-graduação em Gerenciamento de Projetos tem contribuído na sua carreira profissional? Como você pretende utilizar os conhecimentos dessa área?

Terminei minha pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pela PUC Minas, no  São Gabriel, em março de 2011. Em abril daquele ano, assumi a recém-criada Gerência de Empreendimentos do Aeroporto de Confins, que foi escolhida como projeto piloto na Infraero na implantação das boas práticas PMI de Gerenciamento de Projetos. Desde então, tenho a oportunidade de vivenciar, no dia-a-dia das obras, as técnicas e metodologias abordadas em meu curso de pós-graduação.

- Quais são os seus planos profissionais daqui para frente?


No curto prazo, minha  meta é concluir os empreendimentos e obras que se encontram sob a responsabilidade de minha equipe, aprimorando minhas habilidades e conhecimentos gerenciais na condução de projetos/empreendimentos de grande porte.

- Você poderia dar dicas para profissionais que, assim como você, querem se destacar no mercado de trabalho.

Não existe sucesso sem dedicação. Procure identificar suas carências e buscar os meios para se aperfeiçoar cada vez mais. Uma excelente dica, que um dia recebi e que procuro sempre seguir, é: observar quais as qualidades e habilidades que possuem os profissionais que se destacam e procurar incorporar tais qualidades em nosso dia-a-dia e, principalmente, exercer sempre a autocrítica profissional e pessoal, procurando sempre se corrigir e melhorar a cada dia, a cada novo trabalho. Sugiro jamais ter como lema “eu nasci assim, vou morrer assim”, mudar sempre na direção daquilo que o mercado de trabalho valoriza.

- Na nossa reportagem de capa falamos sobre período sabático. Em algum momento da sua carreira, você já pensou em fazer um período sabático? Por que pensou nisso? Se fosse fazê-lo a que atividades se dedicaria?


Creio que todos, em algum momento de nossas vidas, sentimos necessidade de dar uma guinada em nossa carreira, buscar novos desafios ou mesmo para dar um tempo de presente a nós mesmos. Para mim, um período sabático de seis meses seria o suficiente, ocasião em que iria aproveitar para fazer cursos de pintura, buscando adquirir conhecimentos e melhorar a técnica para praticar a pintura de quadros em tinta a óleo, que é um de meus hobbys favoritos desde a infância, mas que nunca tive tempo disponível o suficiente para me aprimorar.


04/12/2013

Para sugerir pautas, indicar eventos, divulgar oportunidades de trabalho ou enviar seus comentários, entre em contato conosco:
imprensaiec@pucminas.br ou ligue para (31) 3269 3263