IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 87 | 06/08/2016 a 01/09/2016

Destaque

Inteligência de Mercado é uma realidade na sua empresa?

Em tempos de alta competitividade entre as empresas e mudanças cada vez mais velozes no mercado, para se destacar é fundamental antecipar tendências e detectar oportunidades para melhorar a experiência de seus clientes com o negócio. Diante desse cenário, a Inteligência de Mercado surge como uma verdadeira aliada para as empresas, cruzando dados e transformando-os em informação valiosa para a tomada de decisões.
 
Mas afinal, o que é Inteligência de Mercado? Para falar sobre o tema conversamos com o professor do IEC, Dr. Frederico Mafra, que também é sócio-diretor da EmpresariALL Soluções em Gestão & Educação Corporativa. “É um processo empresarial para entender o ambiente do negócio e ajudar na tomada de decisão. É um processo de apoio que as empresas podem ter para entender o que está acontecendo no seu contexto de negócio. E essa informação servir para ajudar nas decisões do próprio negócio”, define Mafra.
 
O atual contexto de dinamismo favorece o uso da Inteligência de Mercado. “Hoje as empresas precisam acompanhar essas mudanças mais sistematicamente no seu dia a dia. Antigamente você realizava uma pesquisa uma vez por ano, algo muito pontual, para entender as mudanças. Só que essas estão acontecendo quase que diariamente; então torna-se necessário ter um processo que acompanhe isso ao mesmo tempo em que elas ocorrem. Os gestores precisam sempre estar munidos de informação atualizada”, analisa o professor.
 
E se a minha empresa não tem uma equipe assim, qual o perfil deve ter essa equipe? “O melhor perfil para se trabalhar Inteligência de Mercado é que ela possua conhecimento interdisciplinar, com profissionais responsáveis pela coleta e outros pela analise e tradução desses dados. Os profissionais mais indicados para trabalhar nessa atividade são da área de: tecnologia, marketing, administradores, economistas e outras que tenham capacidade de interpretar dados. É importante ressaltar que essa equipe é responsável exclusivamente por fornecer as informações para que os gestores tomem decisões mais estratégicas”, argumentou o professor.
 
 
Leia mais:
 - Adolfo; CAMALIONTE, Edilberto (orgs.). Inteligência de Mercado - Conceitos, Ferramentas e Aplicações. São Paulo: Sain Paul, 2011.
-  MARÓSTICA, Eduardo (org.). Inteligência de Mercado. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
- Inteligência de mercado: tem oportunidade aí para PMEs - https://endeavor.org.br/inteligencia-de-mercado/
 
Para quem quer aprofundar na área a PUC Minas está com inscrições abertas para o Master em Inteligência de Mercado. Confira: http://bit.ly/29BQFw

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