IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 82 | 03/02/2016 a 03/03/2016

Acontece na PUC

04.02 - Palestra de apresentação da especialização em Arte Contemporânea tem participação especial

Mais perguntas que respostas rondam a arte contemporânea. A artista e curadora Fabíola Moulin traz sua experiência em palestra aberta ao público nesta 5ª feira, dia 4, 19h30, que ocorrerá no Prédio do PIC Cidade, Rua Cláudio Manoel, 1185, sala 1203. O evento fará parte da palestra de apresentação da especialização em Arte Contemporânea da PUC Minas, coordenado pelas professoras Zahira Souki e Fabiana Abaurre. 

A ativação de espaços culturais e de ações culturais forma uma agenda repleta de arte em Belo Horizonte. Mas nem sempre a arte é compreensível; e aí talvez resida seu mistério. Discussões e interrogações sobre as artes visuais expostas nos dias atuais são recorrentes. E se não há consenso entre os especialistas, para o público que acompanha as exposições dos museus e espaços culturais muitas perguntas parecem sem resposta.

Para trazer um pouco de esclarecimento sobre os rumos da contemporaneidade, a artista visual, curadora e gestora cultural Fabíola Moulin faz a palestra “O artista/ propositor/ pesquisador/ curador – interseções contemporâneas”. O conteúdo evidencia que a atuação agora é múltipla: abrem-se perspectivas aos trabalhos que têm que forçar fronteiras para reinventar espaços, assim como cabe aos artistas atuarem de forma complexa: desde à ideia à sua realização. E ela sabe do que fala, em uma longa experiência como artista e também como curadora.

Fabíola Moulin é gerente de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado. Mestre em Arquitetura pela USP, formada em Belas Artes e especialista em História da Arte, ela tem uma trajetória de constante atuação com a arte. Foi diretora de Difusão Museológica na Superintendência de Museus da SEC-MG  e trabalhou no Museu de Arte da Pampulha por três anos. Seus estudos envolvem a discussão dos campos fronteiriços da arte, da arquitetura, e da expografia.  Há, cada vez mais, um diálogo potente que cria um programa expositivo a partir da edificação, ela atesta. E, em época de desmaterialização da arte, pode ser interessante trazer este debate aparentemente paradoxal. 

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824