IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 76 | 04/05/2015 a 01/06/2015

Acontece na PUC

Até 30.05 - São Gabriel: exposição sobre Padre Antônio Vieira

A Biblioteca da Unidade São Gabriel expõe, até 30 de maio, trechos retirados das obras Sermões e Cartas, do Padre Antônio Vieira, considerado um dos maiores escritores da língua portuguesa.

Sabedoria, lutador, amor pelo Brasil, pregador da liberdade constituem pontos centrais de Padre Antônio Vieira, batizado por Fernando Pessoa de o "imperador da língua portuguesa".

Conheça um pouco mais sobre Padre Antônio Vieira:

Antônio Vieira nasceu em Lisboa, mas viveu grande parte de sua vida no Brasil – nos estados da Bahia, Pará e Maranhão. Tornou-se jesuíta na cidade de São Salvador. Logo depois, tornou-se Conselheiro do rei D. João IV, de Portugal, e ainda foi diplomata, político, e, sobretudo, pregador, além de ser um dos maiores escritores da língua portuguesa. Padre Antônio Vieira foi autor de mais de 200 sermões e 700 cartas, atribuindo à literatura sacra obras significativas como o Sermão da Sexagenária. Orador sacro, missionário, foi incansável defensor dos cristãos novos contra a Inquisição e dos povos indígenas contra a escravidão. Vieira morreu na cidade de São Salvador, em 1697.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824