PUC CULT BEM-ESTAR LADO B EM DIA COM RH GERAIS GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? MEMÓRIA VIVA GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Benefícios da natação

No calor do verão, atividades físicas na água são uma ótima opção para se refrescar. A natação é uma delas, mas seus benefícios vão muito além do lazer. Segundo a professora da modalidade no Complexo Esportivo da PUC Minas e instrutora da academia, Daiana Stephanie Resende da Costa, o esporte pode ser considerado um dos exercícios mais completos. “Os movimentos corporais de braços e pernas, associados ao trabalho respiratório na água, quando realizados regularmente, proporcionam melhora do condicionamento físico geral, fortalecimento e tônus muscular, diminui o estresse e a ansiedade, aumenta a autoestima e ajuda no controle de peso, por ser uma atividade de alto gasto energético. É uma prática divertida e desafiadora, que desperta a sensação de prazer e bem-estar”, afirma Daiana.

Esses benefícios já são sentidos por Ângela Maria Barbosa Santiago, secretária da diretoria do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais (Iceg), que praticou natação no Complexo Esportivo da PUC Minas de setembro a novembro, e que irá retornar à atividade física em fevereiro. “Me sinto mais animada, saudável e com o corpo melhor. Já faço musculação e corrida, e a natação contribui muito também nessas outras atividades”, conta a funcionária, que está aprendendo a nadar pela primeira vez na Universidade.

Ângela revela que agora está começando a se livrar do medo da água e ter mais coragem, mas que precisará de mais tempo para ter mais confiança. “Nunca passei por perigo por não saber nadar porque sou muito precavida, mas acredito que com mais três meses já terei superado. Sempre tive vontade de aprender para desfrutar melhor as viagens e os passeios que têm água, como praia e piscina, e também como forma de sobrevivência”, alega, dizendo que pretende continuar fazendo natação mesmo após aprender a nadar por considerar um exercício muito prazeroso.

Apesar de ser uma prática que não gera impactos nas articulações, a professora reforça que, como em qualquer outra atividade física, é necessário passar por uma avaliação física e de saúde antes de iniciá-la. “Caso não tenha nenhuma restrição, deve-se procurar por locais onde você possa ser acompanhado por profissionais qualificados que irão te instruir quanto ao nível e intensidade dos estímulos a fim de prevenir lesões e desgastes emocionais, bem como gerar adaptações gradativas para uma boa evolução do seu treino”, diz a professora.

Porém, para obter todos os benefícios da prática, é preciso que ela seja realizada com regularidade. “Com frequência semanal entre duas a cinco vezes por semana, tanto a natação praticada por lazer quanto como esporte geram inúmeros benefícios. A diferença entre elas está diretamente relacionada ao objetivo de cada participante. Podemos considerar que a intensidade e o volume do treino pensado para um atleta de natação deva ser maior do que um praticante por lazer, entretanto, em um mesmo dia de treinamento em ambos os casos, podem ser trabalhados intensidades e estímulos variados, que também levarão ao aumento ou redução da duração do estímulo a fim de atingir o objetivo individual dos praticantes”, ressalta Daiana.

A professora reforça a importância dos alongamentos antes de se iniciar a atividade. “Eles proporcionam maior amplitude dos movimentos, diminui tensões musculares geradas por questões emocionais, desenvolvem a consciência corporal, ativa a circulação sanguínea local, diminui a tensão nas articulações geradas pelo encurtamento de determinadas musculaturas, como também melhora a postura e gera a sensação de relaxamento”, lembra.

Caia na água:

Aulas de natação no Complexo Esportivo
Local: Campus Coração Eucarístico.
Quem pode se inscrever: funcionários, professores, alunos e comunidade externa. A idade mínima é sete anos.
Onde se inscrever: recepção da academia, no terceiro andar do Complexo Esportivo.
Valor da inscrição: R$ 250, válido por três meses, que pode ser parcelado em três vezes, mais a avaliação física no valor de R$ 56. Após o término dos três meses, o praticante da atividade pode renovar sua matrícula, mediante o pagamento de nova taxa.
Horário das aulas (duas vezes por semana):
- Terça, quarta, quinta e sexta-feira: 6h40 às 7h25
- Terça e quinta-feira: 18h15 às 19h
- Quarta e sexta-feira: 19h15 às 20h

Outras informações: 3319-4045.

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos