POR DENTRO DA PUC PERSPECTIVA EM DIA COM RH MEMÓRIA VIVA GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? TÚNEL DO TEMPO GERAIS GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Fortalecendo a imunidade

Com muitas recomendações para evitar o contágio do coronavírus, além de lavar as mãos, evitar aglomerações e usar máscara, especialistas destacam a importância de reforçar a imunidade. De acordo com a professora do Curso de Nutrição Yani Glaucia Gomide Mizubuti, a imunidade é um sistema eficaz de defesa formado por órgãos, tecidos e células que, em conjunto, agem quando nosso organismo é exposto a vírus, bactérias e outras doenças. Mas, é importante observar, que uma alimentação adequada não é capaz de resolver, sozinha, os problemas de baixa imunidade.

Em contrapartida, uma dieta balanceada ajuda o organismo a se manter preparado. “É importante frisar que não há super alimentos ou super nutrientes que possam aumentar a imunidade. No entanto, a inclusão na dieta de alimentos ricos em vitaminas e minerais, além de outras substâncias bioativas, consumidas de forma habitual, podem condicionar uma resposta imunológica mais eficiente”, diz a professora.

Alimentos como ovo, frango, limão, laranja, cenoura, tomate, brócolis, azeite de oliva, além de ingestão adequada de líquidos, podem ajudar o sistema imunológico a ficar pronto para enfrentar doenças. “A adoção de hábitos saudáveis como prática de atividade física regular e boas noites de sono são bons aliados no fortalecimento do sistema imunológico, assim como a exposição ao sol por aproximadamente 20 minutos diários”, recomenda Yani.

Embora muitos alimentos possam ser benéficos, a professora ainda ressalta que alguns devem ser evitados, como fast food, alimentos industrializados, comidas congeladas, sal em excesso, açúcar refinado, frituras, enlatados e carnes processadas. “Dê preferência aos alimentos in natura, o que requer planejamento para compras e preparo. Ao dar preferência aos alimentos frescos, é interessante optar por aqueles que são menos perecíveis e de alto valor nutricional. A tradicional combinação do arroz com feijão pode e deve ser mantida e, se possível, o arroz integral, pelo maior valor nutricional em relação ao arroz branco”, diz a professora.

Yani ainda destaca que uma boa forma de aumentar o consumo de vitaminas e minerais é preparando sucos de vegetais que podem ser combinados com frutas, sopas e caldos. “É importante manter uma rotina de horários para evitar o consumo alimentar excessivo. Aproveite para fazer as refeições em família, fazendo do momento da alimentação um ambiente prazeroso.”

A secretária da Pró-reitoria da Unidade Barreiro, Ana Maria de Araújo Moreira Ladeira, conta que começou a dieta depois de uma consulta na Clínica de Nutrição da Unidade, alguns dias antes de começar a quarentena. Mesmo com a dificuldade de fiscalizar, medir e manter os horários certos para o consumo dos alimentos, sentiu a diferença ao manter o hábito saudável. “Estou com mais disposição e bom humor. Minha pele está mais hidratada, sinto bem-estar, além de estar mais disciplinada, mais leve e ainda mais segura”, comenta a funcionária.


De acordo com Ana Maria, cuidar da saúde é o motivo para manter a disciplina da dieta. Principalmente no momento delicado pelo qual o mundo está passando. Porém, não está sendo fácil. “Às vezes, ocorre uma certa angústia de não saber como vai ser o futuro. Estamos trabalhando em home office, sabemos que podemos só abrir uma porta, bem ao lado, que dá acesso direto à cozinha. É pura tentação”, diz Ana.

Apesar de já ter desistido da dieta em um primeiro momento, Ana Maria conta que voltou a ficar mais focada ao acompanhar seu pai por alguns dias no hospital, quando a nutricionista responsável orientou uma dieta para fortalecer a imunidade. “Percebi que era fácil de executarmos no dia a dia para toda a família nesse período de confinamento”, conta a funcionária.

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos