IEC • PREPES | Pós-Graduação Lato Sensu

Twitter Facebook
Boletim Com Você
Boletim Eletrônico
Número 50 | 05/06/2012 a 07/08/2012

Voluntariado digital: uma nova forma de ser voluntário

O mundo agitado do século XXI nos oferece excelentes soluções tecnológicas, mas em contrapartida nos vemos submersos na correria do dia a dia das grandes metrópoles. Pensando nisso, o Hospital da Baleia criou a Rede de Voluntariado Digital Amigos do Baleia, que consiste em uma rede social exclusiva para reunir pessoas comprometidas com a causa social e que buscam contribuir para a transformação da sociedade. A ideia é aproximar da rotina do Hospital quem quer ser voluntário, mas não tem tempo de ir à instituição, com a facilidade de ajudar com um clique. 

No mundo, 1 bilhão de pessoas atuam como voluntárias. No Brasil, 25% da população declara que faz ou fez serviço voluntário, sendo que 53% dos voluntários são do sexo feminino, 43% pertencem à  classe C, 67% trabalham em período integral e 53% usam redes sociais.

Para se tornar um voluntário digital do Hospital da Baleia, o interessado deve acessar o site www.amigosdobaleia.org.br e realizar um cadastro, que pode ser feito por meio de uma integração entre o Facebook e o Twitter. Ao entrar na rede social ele poderá criar metas de arrecadação em cada campanha aberta pelo Baleia. Conforme as necessidades do Hospital – aquisição de equipamentos, materiais médicos e outros investimentos para melhoria do atendimento aos pacientes - são criadas campanhas digitais. A primeira campanha já está no ar! Com ela, o Hospital pretende arrecadar recursos para proporcionar maior conforto aos pacientes em tratamento quimioterápico.

Uma sessão de quimioterapia pode durar várias horas, dependendo do tipo de câncer e das condições físicas do paciente.  Humanizar esse atendimento é importante para o Baleia, que realiza, anualmente, mais de 25 mil procedimentos quimioterápicos, inclusive em crianças. Segundo o médico oncologista Victor Hugo Lisboa Rodrigues, “para o paciente que está realizando quimioterapia é fundamental espaço adequado para garantir um bom tratamento. Além do desconforto oriundo de todo o procedimento, o paciente sofre quando está muito tempo sobre uma superfície irregular. Por isso, é necessária uma poltrona específica, já que cada sessão quimioterápica pode durar de 30 minutos a 8 horas”.

Na rede social os voluntários e os doadores também podem optar pela doação mensal. Para doar, a pessoa não necessariamente precisa se cadastrar na rede e se tornar um voluntário digital, basta acessar a página de doação e fazer a opção de valor e campanha. O papel do voluntário digital é divulgar, mobilizar e disseminar as campanhas para que o Hospital consiga bater as metas estabelecidas.

Cada amigo do Baleia é recompensado por sua atuação com graduações e Dádivas. “A cada bimestre o Baleia irá realizar uma cerimônia de entrega do certificado Amigo do Baleia para aqueles que atingirem as metas. Também será uma oportunidade para prestação de contas, pois as pessoas poderão ver in loco o investimento delas no Hospital”, explica a coordenadora de Marketing e Leis de Incentivo, Hosana Santi.

E você, o que tem feito em favor da vida? Mostre para seus amigos que é possível fazer serviço voluntário de onde estiver! Seja um voluntário digital, participe! Acesse o site www.amigosdobaleia.org.br.


Inovações do projeto:

Voluntariado Digital;
Inovação na Captação de Recursos pelas Redes Sociais;
Medalhas de Reconhecimento Virtual;
Primeira instituição filantrópica a utilizar uma rede social para captação de recursos.

01/06/2012

Para sugerir pautas, indicar eventos, divulgar oportunidades de trabalho ou enviar seus comentários, entre em contato conosco:
imprensaiec@pucminas.br ou ligue para (31) 3269 3263