IEC • PREPES | Pós-Graduação Lato Sensu

Twitter Facebook
Boletim Com Você
Boletim Eletrônico
Número 70 | 09/09/2014 a 06/10/2014

01.10 -A invenção da arte realista como meio de expressão

Paul Cèzanne
(1839, Aix-em-Provence, França -1906, Aix-em-Provence, França)
 
O nascimento da pintura moderna.
A alma moderna e suas reconsiderações do real.
 
Este genial pintor francês, ao se dedicar mais à estruturação compositiva do que à representação realista do ambiente atmosférico luminoso dos impressionistas, subordinou todos os elementos da paisagem à unidade da pintura, criando ordenações de uma nova forma de representação artística que iria encantar os jovens artistas da nova geração. A partir do uso subjetivo da cor e sua revolucionária concepção "arquitetônica" de pintura (conforme suas próprias palavras) Cézanne se tornou o pai da pintura moderna, abrindo as portas ao Fovismo e ao Cubismo, os dois primeiros movimentos modernos do século XX.
Usando a cor para definir volumes de um modo rico e pouco ligado à representação lógica e introduzindo distorções formais e alterações da perspectiva em benefício da composição, Paul Cézanne se tornou o mais incompreendido dos impressionistas, mas o mais venerado artista das vanguardas que iriam nascer após sua morte.
 
Local:
AMORAN – Associação dos Moradores do Bairro Anchieta Rua Itapema, 162 – Anchieta - Belo Horizonte – MG
Valor:
R$80,00 a palestra avulsa
Informações e inscrições:
Cássia Duarte - rduarte.bhz@terra.com.br –Cel: (31) 93624609

01/10/2014

Para sugerir pautas, indicar eventos, divulgar oportunidades de trabalho ou enviar seus comentários, entre em contato conosco:
imprensaiec@pucminas.br ou ligue para (31) 3269 3263