IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 83 | 02/03/2016 a 01/04/2016

Destaque

Mulheres Empreendedoras

“Estamos vivendo um momento que talvez seja considerado o marco de um movimento de mulheres e mães empreendedoras no futuro. Hoje, no Brasil, cerca de 45% dos pequenos negócios são administrados por mulheres e elas querem mais. A cada dia, cerca de 40 novas mulheres passam a integrar a rede Mulher Empreendedora que hoje já conta com mais de 55 mil envolvidas”.*

Para o coordenador dos cursos de pós-graduação na área de gestão da PUC Minas, José Albino, os fatores responsáveis por esse crescimento da presença feminina à frente de empreendimentos estão relacionados ao maior tempo dedicado aos estudos, que consequentemente proporcionam maior capacidade intelectual e analítica. “Existem alguns estudos que mostram que empresas que têm mulheres na alta administração saem das crises muito melhores do que antes desse período. A mulher mobiliza e valoriza mais os funcionários para buscarem melhores resultados para a empresa”, defende.

Na área digital as mulheres também saem na frente. Segundo o professor Albino, o digital é uma área do marketing que depende demais de analise. As pessoas estão constantemente mudando de plataforma e a questão não é apenas gerar conteúdo, tem que ser interessante e saber quando e como disponibiliza-lo, pois os clientes estão usando muito mais os seus smartphones do que seus desktops. 

O professor acredita que apesar de existirem muito mais homens empreendedores, esse gap está diminuindo cada vez mais. Para tanto, a necessidade de constante aperfeiçoamento é peça chave nesse cenário. “Todo conhecimento é perecível e as mudanças, principalmente no marketing digital, estão acontecendo muito rápido. A Universidade proporciona ao profissional um grande salto em qualquer caminho que deseja seguir na carreira”. 

Iniciativa e pró-atividade são características fundamentais de quem quer mergulhar de cabeça no mundo dos negócios. “O empreendedorismo hoje é atitude. Independente se você quer ter empresa, se você é um profissional autônomo você tem que correr atrás dos seus clientes e dos resultados”, destaca Albino.

(Fonte: http://abr.ai/1omWbWz )*

Dicas de leitura:

12 livros para ser um empreendedor excepcional em 2016
4 desafios das mulheres empreendedoras

Você conhece a Rede Mulher Empreendedora? Saiba mais: www.redemulherempreendedora.com.br

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824