IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 86 | 02/06/2016 a 02/08/2016

Destaque

Programa de Trainee: como se destacar ?

Formei. E agora? A dúvida de muitos profissionais ao sair da faculdade sobre qual caminho seguir na carreira é muito comum, principalmente diante de um cenário de crise e incertezas como o que estamos vivendo. Nesta perspectiva, os programas de Trainee podem ser uma boa alternativa para ingressar com o pé direito no mercado de trabalho.

Com uma média de um ano e meio de programa, a maioria dos trainees admite que a pessoa tenha até dois anos de formado, alguns mais tempo, o que abre espaço até para profissionais com mais tempo de formação. Agora, se você deseja fazer parte desse seleto grupo de profissionais, saiba que terá que enfrentar uma verdadeira maratona antes de conseguir a tão sonhada vaga. Provas on-line, testes de idiomas, entrevistas com recrutadores e gestores, dinâmicas de grupo, montagem de cases. Tudo isso para selecionar o melhor profissional para fazer parte de um time de sucesso.

Para falar um pouco sobre esse processo, conversamos com a doutora em Administração Raquel Furtado, professora da PUC Minas e Coach Pessoal e Executiva.

1)      Por que os processos de seleção de trainee geralmente são longos e requerem participação do candidato em várias atividades distintas?

Raquel: O objetivo dos processos de trainee é ajudar as empresas a contratar e treinar seus futuros gestores. Para que esta meta seja alcançada, é preciso fazer um processo seletivo cuidadoso, avaliando o candidato em seus conhecimentos, habilidades e atitudes. Cada etapa avalia um determinado conjunto de competências. As primeiras provas costumam testar conhecimentos técnicos, conhecimentos gerais, português, inglês. Em seguida, são realizadas dinâmicas de grupo, para avaliar a capacidade do jovem de trabalhar em equipe, lidar com pressão, liderar, entregar resultados no prazo. Estudos de caso em grupo, que também são utilizados nesta fase, agregam mais ainda, porque permitem que as empresas também avaliem a capacidade de resolver problemas e conhecimentos técnicos. Nas entrevistas intermediárias e finais, as empresas buscam conhecer melhor os candidatos, seus valores e objetivos pessoais, para verificar se são compatíveis com os valores e cultura da empresa. Também é possível perceber o nível de maturidade do jovem, o desejo real de trabalhar na empresa que é diferente de estar apenas buscando um bom emprego e seus pontos fortes.

2)      Poderia enumerar alguns pontos que considera importante para o profissional se preparar para esse tipo de processo.

Raquel: A pessoa que deseja participar de processos de seleção de trainees deve ter em mente que os processos são muito concorridos e objetivam escolher realmente os melhores profissionais. Não dá para se preparar da noite para o dia. Os interessados devem investir em seu autoconhecimento, avaliar se é este futuro que desejam realmente, buscar conhecer as empresas, seus valores e culturas para escolher quais têm a ver com seu perfil. Do ponto de vista prático, é fundamental ser uma pessoa bem informada sobre o que acontece no Brasil e no mundo, na sua área de formação profissional, no setor e na empresa em questão. Inglês costuma ser fundamental e as experiências internacionais também são muito valorizadas, mas recomendo não esquecer o português, que está derrubando muita gente. Caso o candidato verifique que tem algumas características pessoais que podem atrapalhá-lo como dificuldade de ouvir ou outros, trabalhar em equipe ou colocar sua opinião, vale a pena investir antes em um processo de coaching.

3)      Já dentro do programa, quais dicas você daria para o profissional aproveitar muito o programa para o crescimento e amadurecimento profissional?

Raquel: Cuidado com a arrogância! Muitos jovens entram em um programa de trainee e já começam a se sentir os CEOs da empresa e isso acaba fazendo com que haja desligamentos antes mesmo do término do programa. As dicas para amadurecer como pessoa e profissional e garantir o crescimento na empresa é ter clareza de seus objetivos, estar aberto para aprender com os outros, buscar ajuda sempre que precisar e compartilhar o conhecimento e as experiências que tiver. O mundo hoje é de quem é colaborativo.

Dicas de leitura:
Como ser o escolhido para um programa de traine
Tudo que você precisa saber para ser aprovado em um programa de trainee
O que 9 empresas cobiçadas esperam de um trainee 

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824