IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 86 | 02/06/2016 a 02/08/2016

Em dia com o Mercado

Conheça a história da ex-aluna da pós-graduação em Processos Criativos em Palavra e Imagem, Agatha de Castro Almeida, de 26 anos. Ela é jornalista, produtora, escritora e poetisa, mas prefere o termo poeta para se intitular.

- Conte um pouco da sua trajetória profissional, fazendo um breve histórico da sua carreira e da sua atuação no mercado de trabalho.

Escrevo desde criança, mas foi em 2016 que finalmente decidi publicar um livro. Cresci no interior de Minas, na cidade de Passos, onde passei a maior parte da infância e pré-adolescência. Conclui o Ensino Médio na América do Norte, em London, uma cidade da província canadense de Ontário e, logo, retornei ao Brasil onde me formei em Jornalismo pela PUC Minas.
Minha graduação me permitiu trabalhar nos mais diferentes lugares. Comecei meu primeiro estágio em Curitiba em um programa de chamado GIRO do canal 4, na RBTV. Já tive passagens pelo IFMG, pela Rede Minas, já acompanhei gravações do programa Estrelas, da Rede Globo. Já trabalhei também para o governo Federal no centro aberto de mídia do governo federal durante a Copa do Mundo, em duas empresas de engenharia com comunicação e marketing e o último lugar que eu trabalhei foi na TV Horizonte da Rede Catedral da Arquidiocese de BH.

 - Como o investimento no curso de pós-graduação em Processos Criativos em Palavra e Imagem contribuiu na sua carreira profissional? Como você utiliza os conhecimentos dessa área?

Em 2013, cursei a pós-graduação em Processos Criativos em Palavra e Imagem, no IEC PUC Minas, e foi então organizei minha escrita em um primeiro livro; "tresnoitados". Desde então não parei de escrever. No mês passado lancei minha primeira publicação com auxílio de uma editora mineira, intitulada Amordaça, um livro de poemas e minicontos. A recepção tem sido absolutamente positiva. Acredito que a pós em Processos Criativos me forneceu conhecimentos explícitos e tácitos suficientes para enriquecer meu processos de criação tanto na escrita quanto na produção audiovisual. Entender o processo tem se mostrado fundamental na hora da criação. Hoje estou investindo mais e mais no meu próprio negócio e não tenho a menor dúvida de que tanto o desejo quanto a decisão foram assegurados na confiança e no conhecimento que a pós-graduação me proporcionou. Meu projeto é uma empresa/escola, a AMPLIAS Academia de Empoderamento. Estou começando com duas sócias. Lá oferecemos cursos, aulas, consultorias, coaching e palestras voltadas para o empoderamento do indivíduo em três áreas principais: mente, corpo e coração.

Comecei também  esse ano, um MBA em Comunicação e Marketing  também na PUC. Estava procurando um curso de me proporcionasse noções melhores de marketing in outbound, gestão e negócio. Nada melhor que um Master in Business (MBA) que unisse comunicação e marketing, então escolhi o MBA em Comunicação e Marketing da PUC, quando soube que o professor Albino o coordenador tive certeza.

 - Quais são os seus planos profissionais daqui para frente?
Hoje estou investindo mais e mais no meu próprio negócio e não tenho a menor dúvida de que tanto o desejo quanto a decisão foram assegurados na confiança e no conhecimento que a pós-graduação me proporcionou.

 - Você poderia dar dicas para profissionais que, assim como você, querem se destacar no mercado de trabalho?
Pessoalmente acredito que qualquer profissional de qualquer área deve investir tanto em bons cursos e formações quanto em desenvolvimento pessoal para ser de fato um 'profissional' naquilo que faz. Para quem quer saber sobre o processo de publicação eu sugiro que converse com quem já publicou e que aposte na qualidade do próprio trabalho!

 

 


 

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824